Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b991001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:01:58
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

01/OUT/1999

CET E  CTC  DO  RIO DE  JANEIRO FAZEM ACORDO DE COOPERAÇÃO

A revitalização do centro histórico de Santos começou a se concretizar hoje, no Paço Municipal, durante um encontro entre o prefeito Beto Mansur, o presidente da CET e representantes da Companhia de Transportes Coletivos (CTC) do Rio de Janeiro, que vieram fazer uma visita técnica a Santos.

O gerente daquela empresa, engº. Bernardo Stille Neto, responsável pela exploração das linhas do bonde de Santa Teresa, tradicional bairro do Rio de Janeiro, colocou-se à disposição para contribuir com a experiência bem sucedida da capital carioca, num acordo de cooperação técnica que poderá ser formalizado em breve. O trabalho estará todo voltado à restauração dos exemplares de bondes ainda existentes em Santos, que vão operar a linha turística no Centro da Cidade, conforme projeto do prefeito Beto Mansur.

"É uma parceria importante, com informações sobre as instalações elétricas e mecânicas essenciais ao desenvolvimento de projetos", ponderou o prefeito em seu gabinete, onde recebeu os visitantes. Ele salientou dois aspectos fundamentais para a revitalização do Centro de Santos. "Primeiro, a criação de um circuito fechado para o bonde, incentivando os empresários a investirem em bares, restaurantes e num comércio forte. Segundo, trazer as pessoas para o Centro, em especial nos finais de semana, com a realização de shows musicais, unindo lazer, cultura e história".

A princípio, o circuito do bonde teria um percurso de 1.300 metros, saindo da Praça Barão do Rio Branco, passando pela Ruas General Câmara, Comércio, José Ricardo, Tuiuti, Augusto Severo, e retornando ao ponto de partida.

Para a execução do projeto, a CET está avaliando a possibilidade do aproveitamento de alguns trilhos remanescentes da época de operação dos bondes em Santos. "Uma parte está deteriorada, e talvez tenhamos que adquirir outros", disse Papa. No tocante ao intercâmbio, Papa ressaltou que a Fundação Arquivo e Memória de Santos poderá ajudar a CTC do Rio de Janeiro em projetos de recuperação de documentos, fotos e plantas, já que a instituição santista possui uma equipe especializada para isso.

Durante o encontro de hoje, Bernardo Stille, que estava acompanhado dos assessores técnicos, João Carlos Lopes e José Alício dos Santos, exibiu uma fita de vídeo sobre a utilização de bondes em Paris e Lisboa. Em seguida, o grupo acompanhou o prefeito e diretores da CET a alguns pontos do percurso a ser implantado em Santos. Stille levou para o Rio a minuta do convênio para estudos junto à diretoria da empresa carioca.

ENGENHEIRO DA CTC DO RIO ELOGIA ESTRUTURA DA CET

Bernardo Stille veio a Santos, por intermédio de um convite formulado pelo diretor Técnico-Operacional da CET, Eduardo Di Gregorio, que na semana passada esteve durante dois dias no Rio de Janeiro para conhecer o projeto dos bondes de Santa Teresa. Em Santos, Stille fez uma visita à sede da CET para conhecer a empresa e as condições dos dois bondes, que estão sendo restaurados. O engenheiro gostou do que viu. "A empresa tem uma boa estrutura e os bondes oferecem todas as condições para recuperar suas características originais", avaliou.

Ele contou que, com a implantação da linha turística, Santos e Rio de Janeiro serão as duas únicas cidades na América Latina que terão bondes. Ressaltou que a revitalização desse tipo de transporte tem sido uma tônica nas cidades de porte médio da Europa, por ser original, barato, não poluente.

Stille explicou que no Rio, com a revitalização do sistema de bonde Santa Teresa/Lapa, o bairro ganhou fama internacional e aumentou seu potencial turístico, já que possui uma topografia sinuosa e características tradicionais. "Lá operamos com 11 bondes numa percurso de 10 quilômetros, que serve como meio de transporte de massa. Nos finais de semana, algumas linhas servem os pontos turísticos, com grande receptividade”. Ele contou que também são realizados passeios com as crianças e o pessoal da Terceira Idade, além de shows musicais e teatrais nos bondes.

O sucesso dos bondes tem sido tão intenso, que a prefeitura do Rio ampliou em mais três quilômetros os percursos, perfazendo um total de 13 km. "Nosso objetivo é retirar os ônibus do bairro e operar o transporte coletivo apenas com bondes, frisou Stille, concluindo que as linhas são bastante rentáveis.