Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b110923.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/08/12 12:18:54
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

A TRIBUNA, 23/SETEMBRO/2011 (página A-4)


Viagens, hoje, serão feitas das 11 às 17 horas; desde 2000, registram-se mais de 1 milhão de passageiros

Foto: Alberto Marques, em 11/1/2011, publicada com a matéria

Nos 11 anos do bonde, ande de graça

Da Redação

Quem nunca passeou de bonde pelo Centro de Santos ou já o fez, mas quer repetir a dose, pode fazer isso hoje. De graça.

O passeio gratuito é a forma de comemorar o Dia do Bonde e o 11º aniversário da Linha Turística do Centro Histórico. A linha funciona das 11 às 17 horas, com partidas da Praça Mauá, no Centro.

Também hoje, a prefeitura vai firmar um convênio para criar o Bonde do Café e apresentar o projeto do Museu do Bonde. A programação ocorre a partir das 16 horas, no Armazém 12-A, no Valongo, ao lado da Estação Ferroviária.

O Bonde com Café, uma parceria com o Museu do Café, consiste em adaptar um modelo italiano, criando-se, dentro dele, uma cafeteria. A previsão é que a novidade já esteja circulando no próximo verão.

O Museu do Bonde funcionará no Armazém 12-A. O local será reformado para ganhar trilhos e guardar todo o acervo dos bondes, de veículos a objetos. O espaço servirá, ainda, como oficina de manutenção, aberta aos visitantes, e sediará um projeto social para jovens. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a empresa Noble.

História – Em 23 de setembro de 2000, o sistema de bondes, cuja atividade fora encerrada em 1971, voltou a funcionar.

Inicialmente, só um bonde circulava pelo Centro. Assim ocorreu até 2009, quando o trajeto foi triplicado e se incorporaram mais carros à linha.