Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b110507.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/26/11 23:15:44
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

A TRIBUNA, 7/MAIO/2011 (páginas A-1 e A-4)


A alegria de participar de passeio agradável pela história da Cidade é uma das marcas da linha turística

Foto: Walter Mello, publicada com a matéria

Bonde turístico comemora hoje um milhão de sorrisos

Cortejo pelo Centro Histórico com 6 veículos é uma das atrações de programação festiva

Da Redação

A marca de 1 milhão de passageiros na linha de bonde turístico será comemorada, hoje no Centro Histórico. A programação festiva será iniciada às 9h45 com apresentações da Banda Santista de Repertório e do Grupo de Choro Toledo e Regional, no palco montado na Praça Mauá. Hoje, os passeios serão realizados das 11 às 17 horas, gratuitamente.

O ponto alto da festa acontece às 11 horas, com a saída do cortejo com seis bondes da Praça Mauá. Levando autoridades, integrantes do Programa Vovô Sabe Tudo e populares, os veículos seguirão para o Valongo e Outeiro de Santa Catarina, retornando ao ponto de partida. Participarão do desfile bondes português, italiano, reboque e os bondes camarão e o 38. Este último está voltando à Cidade após uma temporada de dez anos em São Paulo. Todos os veículos foram decorados especialmente [para] o evento.

O cortejo terá à frente o modelo Ford 29, que, na época de operação dos carros elétricos, entre 1909 e 1971, fiscalizava os veículos. Em breve, a frota será reforçada por um bonde da década 20 e fechado, que veio da cidade de Votorantim, no interior, para ser restaurado e integrar a linha turística.

Meio de transporte desativado em 1971, o bonde voltou [a] fazer parte da paisagem santista em setembro de 2000, quando o modelo escocês passou a circular no centro Histórico em linha turística de 1,7 km. Em 2009, o trajeto foi ampliado, chegando aos atuais 5 km que percorrem 40 pontos históricos e culturais da área central.

ATRAÇÕES

Além dos passeios gratuitos de bonde, a programação festiva inclui apresentações musicais no palco montado em frente ao Paço

 

Recordes – Desde a criação da linha turística, o bonde tornou-se sucesso na mídia, sendo divulgado em publicações e produções audiovisuais nacionais e internacionais, incluindo novelas e minisséries. A aprovação do público e o crescimento da linha, em veículos e trajeto, transformou-o na marca turística de Santos.

No ano passado, o passeio bateu três recordes, realizando 48 viagens e recebendo 1.661 passageiros em dois dias. Há até uma data, estabelecida pela Lei Municipal 2.551/2008, em homenagem ao bonde – 23 de setembro – quando voltou a circular na Cidade.

A linha turística de bonde funciona de terça a domingo, das 11 às 17 horas. A passagem custa R$ 5,00, com gratuidade para menores de 5 anos; guias de turismo, desde que a trabalho; viagens agendadas por entidades filantrópicas e escolas públicas do ensino fundamental de Santos; centros de convivência da Secretaria de Assistência Social (Seas) e grupos de treinamento e reciclagem profissional promovidos pela Secretaria de Turismo de Santos (Setur).

Maiores de 60 anos, estudantes (com documento de identificação escolar) e grupos de entidades assistenciais (devidamente certificadas) têm 50% de desconto.

SANTOS – 1 milhão de passageiros nos bondes. É festa!

Foto: Walter Mello, publicada com a matéria, na primeira página