Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b060819.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/13/06 10:56:31
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

A TRIBUNA, DE SANTOS - 19/AGO/2006


Nos próximos meses, percurso será estendido e passará por 32 pontos históricos do Centro
Foto: Marcelo Justo, em 14 de julho de 2006, publicada com a matéria

TURISMO
Linha do bonde chegará ao Gonzaga dentro de 2 anos

Intenção é ligar a região hoteleira à área histórica de Santos, no Centro

Leopoldo Figueiredo
De Los Angeles

A linha de bonde turística de Santos deverá ser ampliada até o Gonzaga nos próximos dois anos, anunciou o prefeito João Paulo Tavares Papa, ao chegar a Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA), na última quinta-feira. Papa já está em negociações com as autoridades da cidade norte-americana de São Francisco para obter a doação de um de seus tradicionais bondes, que será usado no futuro trajeto.

Além de fazer os contatos iniciais para a cessão do veículo, o prefeito viajou aos EUA para participar da missão comercial aos portos de Los Angeles, Long Beach e Houston, que integra a programação do Santos Export 2006 - Fórum Nacional para a Expansão do Porto de Santos, promovida por A Tribuna e a Una Marketing de Eventos.

Até o término de sua gestão (em 2008), Papa pretende implantar uma linha de bonde entre as praças Independência (Gonzaga) e Mauá (Centro), ligando as regiões hoteleira e histórica do Município, respectivamente.

"Este é um projeto inadiável. O bonde é o símbolo da Cidade, já é o nosso melhor RP (Relações Públicas). Mas falta algo, que é essa ligação dos hotéis até o Centro. Imagine que um turista poderá pegar o bonde assim que sair do seu hotel e chegar ao Centro passeando. Será um grande impulso ao nosso turismo", afirmou. 

Comodidade

"Imagine que um turista poderá pegar o bonde assim que sair do seu hotel e chegar ao Centro passeando"

João Paulo Tavares Papa
Prefeito de Santos

Ana Costa - Os estudos para a expansão serão iniciados após o término da ampliação da linha pelo Centro. Atualmente, o veículo percorre somente a região entre o Valongo e o Centro. Na etapa a ser concluída nos próximos meses, ele irá até o Outeiro de Santa Catarina, o Coliseu, a Catedral e o ponto de embarque do bonde funicular do Monte Serrat, passando por 32 pontos históricos.

Para ir até o Gonzaga, o bonde fará o trajeto dos atuais trólebus, percorrendo toda a Avenida Ana Costa. O percurso será uma das atrações do passeio. "Para chegarmos até os hotéis, vamos percorrer nossa principal avenida, que já conta com sua própria rede de cabeamento elétrico (usada por esses ônibus)", explicou Papa.

Ainda não estão definidos os custos desse projeto. Para obter novos veículos para a expansão da linha, o prefeito está em negociações com cidades dos Estados Unidos. Nas últimas segunda e terça-feira, ele se encontrou com a direção da Companhia de Trânsito de São Francisco e do Consulado do Brasil naquele município para tratar da doação de um de seus bondes.

Para oficializar a cessão, os representantes de São Francisco entregaram ao prefeito a minuta de um acordo, que será analisado por técnicos da Prefeitura de Santos nos próximos dias.

Streetcar - Conhecida mundialmente por seus bondes, São Francisco utiliza esses carros tanto para o transporte público como turístico. Há dois tipos de veículos. Os mais famosos são os cablecar (carros a cabo, em inglês), que ligam a região central da cidade à sua zona portuária. Eles têm esse nome por serem puxados por cabos subterrâneos (não há motor).

O segundo tipo são os streetcar (carros de rua), unidades motorizadas que servem os principais bairros do município. É este modelo que despertou o interesse da Prefeitura.

Atualmente, como Santos, São Francisco planeja ampliar sua linha de bondes. Para tanto, busca doações desses carros com outras cidades dos Estados Unidos. Nas ruas, já circulam veículos de Chicago, Filadélfia e Saint Louis.