Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b030718.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/23/04 18:41:23
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

18/JUL/2003

TÉCNICO DA CET-SANTOS VAI A BELÉM LEVAR SUBSÍDIOS DE BONDES ELÉTRICOS

Fernando Carneiro conheceu detalhes do bonde santista
Foto: CET/PMS

O conhecimento e a experiência dos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) na restauração e implementação de bondes elétricos continuam sendo modelo para muitos municípios do País, principalmente de capitais brasileiras. Desta vez, a prefeitura de Belém, no Pará, convidou o engenheiro eletricista da CET, Marcos Rogério G. Nascimento, para ir àquela Capital com o objetivo de orientar um projeto de reativação de bondes, semelhante ao de Santos.

O técnico santista, um dos responsáveis pela construção dos circuitos elétricos dos dois bondes restaurados em Santos, embarca amanhã (20), devendo permanecer em Belém de segunda (21) até quinta-feira. Todas as despesas relativas a passagens e hospedagem correrão por conta da Prefeitura de Belém.

Fernando Carneiro conheceu detalhes do bonde santista
Foto: CET/PMS

O primeiro contato com esse município foi feito no dia 1º deste mês, quando esteve em vista a Santos o diretor-presidente da Companhia de Transportes de Belém (CTBEL), Fernando Carneiro. Ele veio conhecer a linha do centro histórico da Cidade por onde circulam os dois exemplares de bondes e mais um reboque, integralmente restaurados nas oficinas da CET. Recebido na Companhia por diretores e técnicos, o dirigente conheceu detalhes sobre os investimentos, dificuldades, alterações viárias e a tecnologia empírica adotada na recuperação dos veículos. Entusiasmou-se mais ainda com o projeto da Prefeitura de Santos quando fez um passeio de 10 minutos no bonde aberto.

Carneiro explicou, durante a visita, que o centro histórico de Belém será revitalizado e que a Capital nortista já teve serviço de bondes. "Precisamos de parâmetros para a reimplantação de veículos elétricos em Belém e a experiência de Santos é notável". Outras cidades, como Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), também vieram conhecer o projeto santista, além de inúmeras consultas formalizadas por escrito.

Cleide Quintas