Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b020129.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/29/04 17:37:26
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS (página 3) - 29/JAN/2002

TURISMO
Bonde Camarão começa a funcionar no Centro Histórico

Veículo foi recuperado por funcionários da CET e voltou a circular no aniversário da Cidade

Pouco depois das 13 horas do último sábado, ao som da Banda Marcial Municipal e com uma grande queima de fogos, o bonde camarão chegou à Praça Mauá, no Centro. Seguindo o bonde aberto, que trazia personagens históricos - Pelé, Plínio Marcos, Brás Cubas e José Bonifácio, entre outros - que projetaram o nome de Santos para todo o Mundo, o camarão foi logo cercado pela população, que o recebeu com muitos aplausos. No interior do único modelo fechado em operação no País, os funcionários que participaram da restauração do bonde, que levou um ano para ser concluída, também desembarcaram na praça.

Antes da volta inaugural - pelo mesmo trajeto do bonde aberto, que circula desde setembro de 2000 - que contou com a presença de inúmeras autoridades da Cidade, o frei José Alamiro Andrade Silva pediu a todos que estendessem as mãos em direção ao bonde, "para dar forças" de que as bênçãos divinas recaíssem sobre o veículo, e se estendessem para todo o sistema de transporte municipal, "do qual é um símbolo".

Depois do passeio inicial, o bonde foi aberto ao público, que pôde dar o passeio de graça no sábado e domingo. Nos dois dias, os bondes camarão e aberto (mais o reboque) transportaram 2.244 passageiros. Para o padeiro Osmar Martins, morador do Centro, o mergulho no passado que o bonde traz é especial. "Aprovado, mais um bonde aprovado", enfatizou.

Já no meio da tarde, após concluir seus compromissos na Cidade, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também deu uma volta no bonde aberto e parabenizou a Prefeitura pela idéia. "Excelente idéia a da recuperação dos dois bondes", disse.

Quem foi ao Centro, no sábado e domingo, também pôde ver a exposição Bonde, realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Arquivo e Memória de Santos. Formada por 20 painéis com figuras plotadas, coloridas e em preto-e-branco, a exposição ajudou a compor o cenário da entrega do novo bonde, retratando vários modelos desse veículo que circularam no Município até 1971.

Bonde camarão: o único modelo fechado em operação no País
Foto: Antônio Vargas, publicada com a matéria

"Excelente idéia a da recuperação dos dois bondes" - Geraldo Alckmin