Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b010924.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/01 14:53:34
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

24/SET/2001

GRANDE FESTA MARCA O 1º ANIVERSÁRIO DO BONDE TURÍSTICO 

Centenas de pessoas compareceram, no último domingo, à Praça Mauá, onde uma grande festa foi organizada, pela Prefeitura, para comemorar o primeiro aniversário do Bonde Turístico. Foram necessárias 19 viagens para que os 1.341 passageiros pudessem passear pelo Centro Histórico, no trajeto de 1.700 metros dos trilhos que, desde 23 de setembro do ano passado, levam cerca de 400 pessoas, por dia, às ruas e praças por onde o desenvolvimento da cidade foi iniciado.

"Eu trouxe 11 crianças da Casa da Criança para conhecer o bonde e elas adoraram. É muito bom poder reviver o passado e compartilhar essa experiência com os mais jovens", afirmou Sirlene Gato Gomes, moradora do Embaré.

Passeando pela segunda vez no Bonde Turístico, Maria do Socorro Silva Andrade, moradora do Jardim Santa Maria, lembra-se do percurso do bonde 39, que ia até o Macuco e da linha 1, que circulava pela Zona Noroeste, dos quais se utilizou bastante. "Bons tempos!".

Os passageiros foram recebidos pelos instrutores, entre os quais José Soares Fontes, que  faz parte do projeto Vovô Sabe Tudo. "É um prazer estar fazendo parte de um programa que atrai não só santistas, mas também turistas alemães, italianos, espanhóis e mexicanos", lembra o ex-motorneiro.

Ampliação - Durante o percurso, os passageiros, que viajaram gratuitamente, foram informados sobre o projeto de ampliação do trajeto em mais 1.450 metros, que deverá se estender até o Outeiro de Santa Catarina. Hoje, o percurso é de 1.700 metros, seguindo pelas vias: Praça Mauá (ponto inicial), Gal. Câmara, Praça Rui Barbosa, R. do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, R. Tuyuti, Pça. Barão do Rio Branco, R. Augusto Severo, Cidade de Toledo, Pça. Mauá.

Com a ampliação, da Praça Barão do Rio Branco, os bondes seguirão pela Praça da República, R. Visconde do Rio Branco (passando pelo Outeiro Sta. Catarina), R. Constituição, General Câmara, Augusto Severo, Cidade de Toledo, Praça Mauá. O percurso total é de 3.150 metros.

No momento, a companhia de engenharia de Tráfego está trabalhando na recuperação de um bonde fechado chamado de Camarão, que deverá entrar em circulação em dezembro. O atual percurso do bonde, monitorado por guia, tem a duração de 15 minutos e é iniciado na Estação Buck Jones, na Praça Mauá. O veículo circula de terça-feira a domingo das 11 às 17 horas e a passagem custa R$ 0,50.

Atrações divertiram adultos e crianças - Os adultos e crianças que compareceram domingo à Praça Mauá puderam, além de passear de bonde, participar de diversas atividades programadas pela Prefeitura, por intermédio das secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Guarda Municipal.

A exposição de carros antigos, promovida pelo Clube de Automóveis Antigos de Santos, atraiu a atenção dos visitantes. Entre as raridades estavam um Ford Bigode de 1929; um Oldsmobile, Chevrolet de 1963; um Chevrolet Newport, 1967 e um Ford 1930, que operava os serviços de bonde da Companhia City e que recentemente foi recuperado pela CET. O Espaço de Leitura e as brincadeiras dos palhaços e malabaristas fizeram a alegria da criançada, que se divertiu com balões de gás distribuídos na saída do bonde.

A programação incluiu ainda muita dança e apresentações musicais proporcionadas pelos grupos: Cia Varieté, Escola Livre de Dança, Nação de Rua Jr, Bruninho Craveiro, Ballerine Home e Academia Kênia Sabino, além do Dança Acrobática Inter/Semes, Sandra Romão Ballet, Corpo de Baile Roseli Ballet, Dança de Rua do Brasil e performances teatrais, encenadas por alunos da Secult. A Banda do 2º BC também marcou presença, encantando o público com a execução de canções clássicas e populares.

O evento contou com a presença dos secretários de Cultura, Carlos Pinto, e de Turismo, Eduardo Conde Bandeira, e de Márcio Lara, que domingo (23/9) ainda estava na presidência da CET.