Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b010727.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/01 14:55:26
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

27/JUL/2001

RESTAURAÇÃO DO BONDE CAMARÃO

Até o final do ano, a CET espera entregar ao público o bonde camarão totalmente restaurado. Ele circulará fazendo o mesmo trajeto do bondinho com reboque que circula no Centro Histórico. Há um projeto para estender o percurso até o Outeiro de Santa Catarina, passando em frente às igrejas da Ordem Terceira e Adoração Perpétua de Nossa Senhora do Carmo, Alfândega, Praça da República, Monumento de Brás Cubas.

O bondinho camarão está sendo restaurado pelos funcionários da CET desde janeiro de 2001, há mais ou menos seis meses. Antes disso, o veículo estava na creche municipal Candinha Ribeiro de Mendonça que fica junto à sede da Companhia. Nos dois últimos meses, a reforma tomou um impulso maior.

A recuperação está sendo feita seguindo o lay-out original do bonde, por fotos e mesmo pela observação do veículo: examinando atentamente os técnicos descobrem detalhes originais. "Cada furo, cada marca na madeira indica que ali algum componente estava instalado", diz o engenheiro Rogério. Foi assim que se descobriu a configuração interna, a localização dos bancos.

O bondinho possui eixo simples (truck de 4 rodas). O motor vem do Rio de Janeiro. Foi feita uma permuta com a CTC – Companhia de Transportes Coletivos, empresa do Rio de Janeiro. Ele já está sendo recuperado. Os motores auxiliares estão sendo orçados pela Companhia para serem comprados. Algumas peças estão sendo recuperadas e outras são inteiramente confeccionadas na CET.

As partes de marcenaria, funilaria, elétrica e mecânica estão  sendo recuperadas na CET. Só algumas peças que exigem mão de obra especializada são recuperadas fora da Companhia, como por exemplo, o motor, que será restaurado por um firma especializada.  O sistema de freio será confeccionado copiando o do bonde aberto do Centro Histórico. Na segunda-feira, dia de manutenção do bondinho do Centro Histórico, os funcionários da CET desmontam e retiram a peça a ser copiada, trazem correndo até as oficinas CET, copiam, fazem o molde da referida peça e voltam ao abrigo do bondinho para remontá-la, pois o veículo deve estar pronto para circular no dia seguinte.

A estrutura é toda da última reforma de 1970 e está em excelentes condições. Todo o madeiramento original vai ser aproveitado. Até a parte interna do teto. A parte externa do teto foi feita de fibra de vidro e recoberto por uma tinta impermeabilizante para evitar infiltrações. Os bancos serão todos novos, seguindo o modelo do único banco que sobrou. As janelas já estão todas prontas. Foram feitas uma a uma, manualmente. Os vidros e os cabos elétricos já foram comprados e estão nas nossas oficinas. Uma das válvulas de porta foi encontrada na sucata e vai ser reaproveitada. A parte externa será nova.
As rodas foram fabricadas nos anos 30. São de fabricação inglesa.

A CET confeccionou várias peças possibilitando uma grande economia; peças de ferro fundido, do freio, o considerável. Foram recuperados: os banquinhos do motorneiro, a buzina, pantógrafo.

O engenheiro Rogério diz que o bonde é todo adaptado. "É como montar um quebra-cabeça. São muitos detalhes, muitas pecinhas. É como construir um novo bonde. Eu gostaria de valorizar o trabalho do nosso pessoal".

Esse bonde foi reformado pela última vez em 1970, poucos meses antes da retirada dos bondes do transporte público de Santos, em 1971. Acredita-se que, naquela época, ele tenha circulado por apenas seis meses. Alguns componentes estavam lacrados, mostrando que eram novos. O diretor responsável pela obra é Eduardo Di Gregorio.