Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b001020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/25/00 13:42:10
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

20/OUT/2000

BONDE TRANSPORTOU 25 MIL PESSOAS EM UM MÊS

A cada partida, palmas, sorrisos, acenos. A emoção toma conta, tanto de quem segue nesta viagem rumo ao passado, como de quem permanece na Praça Mauá, com o olhar congelado, vendo o velho bonde, agora renovado de volta, sumir na curva da Rua do Comércio. Sempre como se fosse a primeira vez. Nem parece, que na próxima segunda-feira, dia 23, faz um mês que ele voltou a circular pelas ruas do Centro da Cidade.

Segundo a Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), desde a sua inauguração, cerca de 25 mil pessoas já foram transportadas pelo percurso de 1700 metros, que começa na Praça Mauá, passa pelas ruas General Câmara e do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, ruas Augusto Severo e Cidade de Toledo, voltando ao ponto inicial.

Além do público em geral, várias entidades formaram grupos e agendaram passeios na Setur. Entre os que já percorreram a linha estão: funcionários do Banco do Brasil, corretores de café, alunos do Senac de São Paulo, do Centro de Convivência Santa Rita, da EMEF Demóstenes Brito, professores de História do Guarujá, integrantes do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista e da União de Associações e Departamento de Aposentados da Baixada Santista, além de crianças atendidas pela Cruzada das Senhoras Católicas, Centro Espírita 30 de Julho, Círculo Amigo do Menor Patrulheiro e Pró-Viver.

Marinheiros de primeira viagem - O corretor de imóveis de São Paulo, Antônio Simões, veio a Santos para pagar o imposto do imóvel que tem na Cidade e aproveitou para fazer o seu primeiro passeio no bonde, e relembrar, assim, da época em que andava no veículo, na Capital. "Eu era pequeno, quando vim de Portugal para o Brasil, e os trilhos já tomavam conta das ruas. Estar de novo sentado aqui é uma emoção difícil de explicar e até de controlar", confessa, cheio de saudades.

Sentada na beira do banco, para apreciar melhor a paisagem, a dona de casa Dalila Matos também aguardava ansiosa o toque do sino, que daria início a sua primeira viagem, depois de quase 30 anos. "Não costumo vir muito ao Centro, mas dessa vez eu disse pra mim mesma: o bonde não me escapa. Estou tão feliz de matar a saudade. Ah! Eu só andava de bonde, quando era jovem. Namorei muito em bonde", confessa, com um sorriso emocionado, lembrando da inocência daquela época.

Tarifa - Para curtir a atração, bastam apenas R$ 0,50. O bonde funciona de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19 horas e aos sábados domingos e feriados das 10h30 às 17 horas. Passageiros com menos de cinco anos e acima de 65 ficam isentos da cobrança. Crianças menores de 12 anos só podem andar no bonde acompanhados de um responsável.

História - Quem quiser conhecer um pouco mais da história do transporte realizado por bondes, pode visitar a Exposição Museu do Bonde, montada no  saguão da nova sede da Diretoria de Turismo, na Rua José Ricardo, 40, no Centro.

São cerca de 50 peças, entre talões de bilhetes, picotador, quepe com plaqueta usada pelo fiscal, apito e várias ferramentas utilizadas na manutenção do bonde.

O visitante ainda poderá ver as fotos e informações instaladas nos 20 painéis, montados pela Fundação Arquivo e memória de Santos. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.