Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000927.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/28/00 12:23:06
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS (capa e página A) - 27/SET/2000

Cresce o índice de partos normais no Silvério Fontes

Bonde Turístico já transportou mais de 2 .500 pessoas
Prefeitura conclui instalação de luminárias na faixa da areia

Ano XII - quarta-feira, 27 de setembro de 2000 - nº 2.819

Turismo
Bonde transporta mais de 2.500 pessoas em 3 dias
Mais de 2.500 pessoas já foram transportadas pelo Bonde Turístico implantado pela Prefeitura, desde sábado (dia da inauguração) até ontem. A estimativa é dos diretores da CET sobre o bondinho que, ontem à tarde fez, oficialmente, o percurso no Centro da Cidade, sob a admiração de centenas de pessoas.

Um grupo de 52 alunos, na faixa de 11 a 13 anos da Emef Mário Almeida de Alcântara, teve a honra de passear no bonde, que saiu da Praça Mauá transitando por algumas das principais vias do Centro Histórico. Também um grupo de adultos, em especial pessoas idosas e saudosistas, se postava na fila da Estação Buck Jones (Praça Mauá) para reviver grandes emoções.

Para alguns foi a expectativa de andar pela primeira vez em um bonde; para outros, uma espécie de volta ao passado para reviver a fase áurea desse tipo de transporte que marcou uma época romântica em que o Porto e o café formavam um binômio significativo na economia da Cidade e o Centro Histórico tinha um glamour especial.

As estudantes Natália Cardoso e Aryane Aparecida França, ambas com 12 anos, mostravam alegria e emoção. “É muito divertido, algo diferente que eu nem imaginava”, disse Natália. Já Aryane contou que sua mãe chegou a falar do bonde, “mas só andando para sentir a emoção. É muito legal”.

A professora de História, Maria Regina Pianelli, também estava emocionada. “Amei. Voltei ao passado e me lembrei dos tempos de criança quando andava de bonde”. A arquiteta Jane Machado acompanhada da filha Luciana Rivera, 19 anos, elogiou retorno do bondinho. “ Acho que é um resgate da nossa história, uma nostalgia saudável, por isso, fiz questão de trazer minha filha”. Já Luciana, que andou de bonde pela primeira vez, enaltecia a iniciativa. “É tudo muito lindo. É uma experiência ótima e importante para resgatar uma época romântica e fortalecer o turismo na área central”.

TRAJETO - O bondinho, restaurado nas oficinas da CET, sai da Praça Mauá, passando pelas vias General Câmara, Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Estação do Valongo, José Ricardo, Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, Augusto Severo e Cidade de Toledo. Em razão das grandes filas que têm se formado, o bonde está fazendo percurso de forma expressa sem parar nos locais. Mas em breve vai parar nos principais pontos turísticos e contará com guia.

Os pontos de parada são: Parada Inglesinha (Valongo), Parada Casa Rosa (Bolsa do Café), Parada Barão (Barão do Rio Branco), Parada Buck Jones (Praça Mauá) e Parada Paulista (Praça Rui Barbosa). Ele funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 15 horas, para agendamento de grupos escolares, grupos fechados ou para eventos, filmagens etc.

Das 15 às 19 horas, funciona como linha convencional. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 12 horas, há o City Tour, com acompanhamento de guia de turismo, cuja passagem custa R$ 3,00, e, das 12 às 17 horas, funciona como linha convencional, a R$ 0,50.

(...Esportes...)

Ano XII - quarta-feira, 27 de setembro de 2000 - nº 2.819


Esta é uma reprodução da versão eletrônica do Diário Oficial de Santos.