Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000816.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:02:48
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

16/AGO/2000

MOTORISTAS DA CET VÃO CONDUZIR O BONDE TURÍSTICO 

Pedro Paulo de Jesus tem 44 anos e muitos anos de experiência na condução de veículos automotores. É motorista da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), onde entrou por concurso em janeiro de 99, e há meses dirige o ônibus do cine-trânsito do Programa de Educação para o Trânsito. Foi motorista de ônibus da Companhia Santista de Transportes Coletivos (CSTC), quando a empresa ainda operava o transporte coletivo, e conduziu grandes carretas com cargas perigosas pelas estradas, só para citar algumas das suas atividades como profissional do volante.

Ricardo de Souza Dias, de 32 anos, é motorista concursado da CET há mais de cinco anos, e com exceção das motos e dos guinchos, dirige qualquer um dos veículos da frota da empresa: caminhão munck, plataforma, ônibus, kombi etc. Ao longo de oito anos dirigiu por quase todo o Brasil como motorista de uma fábrica de artesanato.

Mas o que eles vão fazer, a partir de setembro, jamais imaginaram que fariam um dia, conforme seus próprios testemunhos: ambos serão os motorneiros do bonde turístico que irá circular pelo centro histórico de Santos.

Pedro Paulo e Ricardo foram selecionados entre os mais de 40 motoristas da CET para conduzir o veículo elétrico, "uma escolha bastante difícil porque todos reúnem condições para executar essa tarefa", explica Maria Aparecida Rodrigues, chefe da Unidade de Serviços Gerais. Eles embarcam hoje (16/8) para o Rio de Janeiro, "onde farão treinamento de uma semana na Companhia de Transportes Coletivos (CTC), empresa que opera os bondes de Santa Tereza", explicou o diretor técnico-operacional Eduardo Di Gregorio. Na volta, os testes serão feitos no bonde de 1920 que foi restaurado nas oficinas da CET.

Emoção - Talvez por nunca terem viajado num bonde, a emoção e a expectativa são o que conta agora para Ricardo e Pedro Paulo, que trajarão uniformes idênticos aos da época dos bondes. "É um desafio e uma grande responsabilidade, estou muito feliz pela nova experiência, e ansioso para começar", confessou Pedro Paulo. Ricardo se disse "honrado" e quer executar um bom trabalho com o público que vai utilizar o bonde. No Rio de Janeiro, eles serão treinados pelo técnico da CTC Paulo Roberto Simonaci. Com uma tarifa simbólica, o bonde vai funcionar de terça a sexta-feira, das 10 às 12 horas, e das 13 às 15 horas por agendamento, circulando normalmente das 15 às 19 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o elétrico fará um city tour pelo centro histórico, e das 12 às 17 horas, trafega normalmente.