Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000630.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:03:36
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

30/JUN/2000 e 04/JUL/2000

PROSSEGUEM AS INSCRIÇÕES PARA O 'VOVÔ SABE TUDO"

Continuam abertas as inscrições para o Programa "Vovô Sabe Tudo", das 9 às 17 horas, na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que fica na Av. Rangel Pestana, 126, Vila Mathias. O objetivo é aproveitar a experiência dos antigos motorneiros e condutores adquirida ao longo dos anos, para atuarem como instrutores no novo Bonde Turístico, que circulará pelo Centro Histórico da Cidade, em meados de agosto.

O período de inscrições se estenderá até o dia 7 de julho, e para participar é necessário que o interessado seja maior de 60 anos, resida em Santos e tenha renda de até cinco salários mínimos. E também um comprovante de residência (conta de luz, telefone, aluguel), recibo de pagamento do INSS e um documento de identidade.

O projeto prevê uma ajuda de custo de um salário mínimo mensal, e é mantido pela Seção de Atenção à Pessoa Idosa, da Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania (Seac), em parceria com a CET e a Secretaria de Esportes e Turismo (Setur).

Reconhecimento internacional - Considerado um dos melhores e mais criativos projetos brasileiros de atendimento à pessoa idosa, o Projeto Vovô Sabe Tudo, implantado pelo prefeito Beto Mansur em março de 1998, tem atingido seus principais objetivos e acaba de ser reconhecido como um dos melhores do mundo, ficando com a 318ª colocação no Prêmio Internacional de Dubai Sobre Melhores Práticas para Melhorar as Condições de Vida/2000, após ter concorrido com outros 1.200 projetos, apresentados por 120 países.

O grande mérito do Projeto Vovô Sabe Tudo tem sido possibilitar a valorização de homens e mulheres com mais de 60 anos, tornando-os produtivos e capazes de passar os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma vida para crianças e adolescentes carentes, por meio de oficinas.

Abrangência - Mais do que isso, o Vovô Sabe Tudo se caracteriza por ser fundamental ao trabalho de interação de gerações, favorecendo a troca de informações e experiências entre os mais velhos e os mais jovens. Só para se ter uma idéia da importância do projeto, vale ressaltar que, desde sua implantação, houve um aumento de mais de 60% no atendimento proporcionado a crianças, adolescentes e idosos em todo o Município.

Em março de 1998, os 16 vovôs inscritos atendiam cerca de 362 meninos e meninas, a maioria na faixa etária de 7 a 14 anos, freqüentadores dos centros de convivência mantidos pela Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania (Seac). Esse número cresceu bastante, sendo que atualmente 31 vovôs atendem 1.811 pessoas, sendo 1.615 crianças e adolescentes. Por isso, hoje o trabalho dos vovôs é disputado não só pelos equipamentos ligados à Seac, ao qual o projeto está vinculado, mas também por todas as outras secretarias e até organizações não-governamentais da Cidade.

Seis esportistas veteranos participam como voluntários e 25 idosos participam como instrutores em oficinas implantadas em várias áreas (bordado da Ilha da Madeira, tricô, jardinagem, ikebana, pintura em tecido, crochê, vagonite, tapeçaria, confecção de bolsas, ponto-de-cruz, contadores de história, brinquedos em papelão, bonecas em tecido e outros).

Motorneiros - Uma novidade no projeto é a abertura de vagas para os idosos que atuaram nos bondes santistas como motorneiros e condutores, em uma parceria da Seac com a CET. A iniciativa foi motivada pela implantação da linha para o bonde turístico.
 
A idéia de incluir os vovôs foi do prefeito Beto Mansur, que sugeriu aproveitar os conhecimentos dos antigos profissionais e selecionar alguns para atuar como instrutores no interior do veículo, que deve começar a circular no centro histórico de Santos em meados de agosto.

"A rica experiência que essas pessoas adquiriram ao longo de tantos anos de trabalho, além das informações que possuem a respeito da história de Santos e do transporte elétrico sobre trilhos, poderá ser transmitida durante o itinerário que o bonde fará pelo Centro", ressaltou o prefeito.