A Societá Italiana di Trasporti Marittimi Raggio & Co. foi fundada em 1882, em Gênova (Itália), com capital inicial de 5 milhões de
liras italianas, tendo como objetivo principal assegurar um serviço de carga e passageiros da Itália para a América do Sul. Dentre os navios com os quais a Raggio & Co. iniciou a operar, figurava um
cujas características conferiam à empresa inegável prestígio. Era o Sirio. Construído na Inglaterra, nos estaleiros Robert Napier & Sons, em Glasgow, foi lançado ao mar em 26 de março de 1883. Um belo navio para a época.
O Sirio deslocava 4.141 toneladas de arqueação bruta, medindo 115,81 metros de comprimento entre perpendiculares e 21,83 metros de boca (largura) moldada; tinha três mastros traquete, grande e mezena e duas
altas chaminés, entre o traquete e o grande. O aparelho propulsor consistia de um motor Compound a vapor, três cilindros e um hélice, que dava-lhe a velocidade de 13 nós.
As acomodações para passageiros dividiam-se em três categorias: 80 passageiros de primeira classe, 40 de segunda classe e 1.200 passageiros de classe emigrante, com uma inovação: as mesas do refeitório eram de
tamanho menor, pois até então, na classe steerage, os emigrantes ceavam em longas mesas de madeira e enfileirados.
A 19 de junho de 1883, saiu de Glasgow, após finalizada a construção, e tomou o rumo de Gênova, de onde partiu a 15 de julho do mesmo ano, em viagem inaugural à América do Sul, com escalas no Brasil e Argentina,
por conta da Raggio.
O sucesso da armadora Raggio & Co. incentivou a concorrência e o subseqüente acordo de serviço conjunto com a empresa Rocco Piagio & Co. Estava lançado o patamar inicial que daria, um ano
mais tarde, a criação da Navigazione Generale Italiana Flotte Riuniti (NGI).
Após petição dos acionistas à Real Marinha Italiana (que na época administrava as empresas da marinha mercante), aprovação da Corte e decreto assinado pelo Rei Umberto I, da Itália, foi constituída a NGI, para as
cores da qual o Sirio realizou, em 21 de julho de 1884, viagem na Rota de Ouro e Prata. |