Nelson Antonio Carrera (*)
Colaborador
Terminada a Primeira Guerra Mundial, um grupo de negociantes norte-americanos de Nova Orleans (Louisiana) decidiu que era o momento certo
de iniciar um serviço direto, ligando os portos de Nova Orleans e do Brasil, numa tentativa de levar à costa Leste sul-americana os produtos do Vale do Rio Mississipi, trazendo, na viagem de retorno aos Estados
Unidos, dentre outros artigos brasileiros, o café.
O grupo compunha-se dos seguintes figurantes: Thomas F. Cunningham, envolvido com terminais de armazenagem; M. J. Sanders, que era o primeiro gerente da Federal Barge Lines; R.S. Hecht, presidente do Hibernia Bank;
Theodore Brent, gerente de tráfego da Federal Barge Lines; e George G. Westfeldt, um corretor de café de Nova Orleans.
Juntos, eles formaram a Mississippi Shipping Company, em Nova Orleans, mais conhecida internacionalmente como Delta Lines, Inc., a qual começava com um capital inicial de US$ 50 mil, sob a
presidência de M. J. Sanders.
A empresa abriu suas portas no dia 1º de maio de 1919 e, acatando sugestão de Theodore Brent, o nome comercial da empresa passava a ser Delta Lines.
O primeiro navio da Delta Lines foi o Bound Brook, o qual, após operações de embarque de carga norte-americana nos portos de Nova Orleans e Pensacola, saiu deste último em 12 de agosto de 1919, com 4.100
toneladas de carga destinadas aos portos do Rio de Janeiro e de Santos.
A primeira saída de navio da Delta dos Estados Unidos com passageiros foi realizada pelo Delta Norte, que partiu de Nova Orleans em 1931, conduzindo a bordo 28 passageiros. Foi o primeiro de uma série de
quatro navios idênticos, de pequeno porte.
O Delorleans foi construído nos EUA em 1940 e sobreviveu até 1971
Foto: reprodução, publicada com a matéria
Trio - Em 1940, antes, portanto, da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, um novo trio de navios de carga e passageiros entrou em serviço, com capacidade para 63 turistas e 12.800 toneladas
métricas de carga. O primeiro deles chamou-se Delorleans.
Encomendado aos estaleiros Bethlehem Shipbuilding na cidade de Sparrows Point, no estado de Maryland, seu casco recebeu o nº 4.338 e a quilha foi batida em 8 de maio de
1939.
Lançado ao mar em 17 de fevereiro de 1940, foi entregue à Delta Lines em 23 de agosto de 1940, iniciando logo a seguir seu serviço de passageiros e carga de Nova Orleans ao Brasil, estendendo-se a viagem até
Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Com o ataque japonês à base de Pearl Harbour, os Estados Unidos imediatamente entraram em guerra e o governo norte-americano requisitou todos os navios mercantes para
tarefas militares diversas, a mais comum o transporte de tropas.
Um grande número de navios mercantes norte-americanos foi afundado durante os anos que se seguiram até 1945. O Delorleans, porém, teve a sorte de sobreviver ao conflito.
Em 1946, terminadas suas tarefas militares, foi restituído à Delta Lines, a qual, considerando seu estado de conservação e a intenção do governo norte-americano de ficar com o navio, acabou por vendê-lo ao governo,
que o converteu em navio-escola para oficiais da marinha mercante dos Estados Unidos. Ele ficou baseado na Califórnia até 1971.
(*) Nelson Antonio Carrera, de Santos, é pesquisador de assuntos marítimos e navais |