Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed154o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/27/06 10:35:52
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 154 - SET/2006

Prevenção de doenças caradiovasculares

8 milhões de mulheres morrem por ano vítimas de doenças do coração

Embora as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte de mulheres no mundo, elas não dão a devida atenção aos fatores de risco que causam estas doenças, como o colesterol elevado. Esse é o resultado de uma pesquisa feita com 900 mulheres de nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Venezuela.

A pesquisa foi realizada pelo laboratório Merck Sharp & Dohme e apurou que 87% das mulheres entrevistadas desconheciam os próprios níveis de colesterol e 40% nunca haviam feito esse tipo de exame. Entre as mulheres com mais de 50 anos, a taxa de desconhecimento foi de 70%. Os dados são considerados alarmantes, pois, em países em desenvolvimento, 50% das mortes de mulheres acima de 50 anos são causadas por doenças cardiovasculares.

Entre as 100 mulheres brasileiras que participaram da pesquisa, 53% apontaram o câncer em primeiro lugar como doença prioritária em termos de prevenção, seguido pelas doenças sexualmente transmissíveis (18%), hipertensão e osteoporose (11%), obesidade (6%) e, por último, o colesterol (2%). A maioria das brasileiras (68%) também desconhece seus níveis de colesterol. Apesar de 96% das entrevistadas já ter colhido sangue para avaliação do colesterol, na faixa entre 35 a 49 anos o índice de desinformação sobe para 78%.

Segundo dados da Global Heart Federation, a Federação Global do Coração, cerca de 8 milhões de mulheres morrem por ano no mundo em conseqüência de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral. Este número é quase oito vezes mais elevado do que o de mortes por câncer de mama – uma das principais preocupações femininas com a saúde – e seis vezes maior que o de mortes causadas pelo HIV/AIDS.

A orientação do American Heart Association é de que todos os adultos acima dos 20 anos devem realizar testes de medição de colesterol (total, bom ou HDL e ruim ou LDL) e triglicérides uma vez a cada cinco anos. Os resultados da pesquisa revelam, contudo, que ela não é cumprida.



Médico José João Lopes: tratamento com laser combate varizes
Foto: divulgação

Pernas exigem carinho

A ocorrência de varizes é um problema constante na vida de muitas mulheres, mas graças às novas tecnologias desenvolvidas no campo da estética, é possível eliminá-las com tratamentos a laser. O médico angiologista José João Lopes, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular, utiliza o laser em tratamentos e cirurgia de varizes, com técnicas especialmente indicadas para o verão, que proporcionam resultados rápidos e positivos.

Endovascular é uma cirurgia minimamente invasiva, realizada em Day Hospital (internação de um dia), com 98% de eficácia. Uma agulha equipada com fibra óptica é introduzida na veia, facilitando a visualização do cirurgião. O laser é disparado, desidratando e secando as varizes. Assim, naturalmente, o organismo absorve a veia. Com sangramento e cicatrizes mínimas ou ausentes, a cirurgia endovascular é esteticamente mais bonita, inclusive o aparecimento de hematomas é reduzido.

A Crioescleroterapia é um método que utiliza os esclerosantes da escleroterapia normal, com o diferencial de um equipamento que diminui a temperatura do produto injetado para 40 graus abaixo de zero. 

A Escleroterapia consiste na injeção de medicamentos diretamente no interior das varizes, por meio de microagulhas. Com o decorrer do tratamento há uma diminuição progressiva do calibre e conseqüentemente, o vaso se fecha. É indicada a avaliação completa da circulação da perna para determinar qual é o melhor tratamento e se não há contra-indicações.


Linha Seda Verão Intenso: embalagem diferenciada
Foto: divulgação

Verão com arte

Levando arte às prateleiras, a Unilever lançou a 6ª edição da linha Seda Verão Intenso, para atender às necessidades dos cabelos na estação. Os produtos ganharam embalagens diferenciadas e estampas assinadas pelo artista plástico uruguaio Carlos Paez Vilaró, que fez uma releitura dos ícones do Verão.

A linha oferece proteção máxima para todos os tipos de cabelos e é composta por quatro produtos: shampoo, que remove os resíduos da praia e piscina, deixando o cabelo sedoso e com brilho; condicionador, que hidrata e protege, facilitando o desembaraçar dos fios; creme para pentear, proteção extra antes e durante a exposição ao sol; e creme de tratamento, que repara os fios danificados deixando-os mais fortes.



"Bamboo Massage": técnica utiliza bambus aquecidos
Foto: divulgação

Massagem com bambu

Conhecido pelo tratamento à base do chocolate contra o estresse e o mau-humor, o Vitalita Spa, do Serrano Resort Convenções & Spa, em Gramado, no Rio Grande do Sul, oferece a massagem com bambu. Originária da França, a "Bamboo Massage" relaxa e estimula glândulas e gânglios, promove a drenagem linfática, auxiliando no tratamento para redução da celulite.

A técnica utiliza bambus previamente aquecidos para aumentar a sensação de relax, funcionando como um prolongador dos dedos, possibilitando ao terapeuta alcançar todas as regiões do corpo. As manobras da massagem ajudam também na remodelagem da silhueta.