Inverno das dores
A estação traz o frio e uma série de "ais" pelo corpo
Os problemas respiratórios não são os únicos a prejudicar o corpo com as seqüelas do frio. Uma série de distúrbios articulares, lesões na coluna e males ósseos costuma aparecer nesta época do ano, exigindo cuidados e atenção com os sinais que o corpo apresenta. O fisioterapeuta da Triathon Academia, Cristiano Castellani, enumera as ocorrências mais comuns no Inverno: contraturas musculares, distensões, estiramentos, lesões articulares em geral, entre outros distúrbios. "Os músculos estão mais contraídos e rígidos para evitar a perda de calor, aumentando o risco de lesões", alerta Castellani.
Kiyoshi
Nagaoka: aplicação do ANMA Foto: Divulgação
A situação se agrava para os que não praticam exercícios físicos regularmente. A dica do fisioterapeuta, principalmente para as pessoas que trabalham sentadas, é fazer periodicamente alongamento nas pernas, nos braços e movimentar o corpo como o tronco e o pescoço. "O aquecimento dos músculos é importante porque o frio, além das dores, é capaz de desconcentrar o profissional que se preocupa mais em reclamar da temperatura, além de sentir seus pés e mãos gelados", conta Castellani.
Segundo o massoterapeuta Kiyoshi Nagaoka, nesta época do ano os distúrbios mais comuns são os males da coluna, do nervo ciático e as dores nos ossos. "Os executivos, por exemplo, costumam ter muitas dores na região do trapézio (músculos localizados nas costas), por causa da tensão do dia-a-dia no trabalho e pelas horas passadas na frente do computador. O frio costuma intensificar muito as dores pelo corpo", explica, ao indicar o tratamento preventivo com massagens combinadas como o Shiatsu, o ANMA e a Quiropraxia.
Quiropratia: tratamento preventivo contra as dores da estação Foto: divulgação
Cuidados com os pés
Os pés, que suportam todo o peso do corpo, precisam receber cuidados especiais nos meses mais frios do ano. Nesta época, os pés geralmente são abrigados em sapatos fechados e, por conta do esforço a que são submetidos, ficam mais suscetíveis às patologias. A moda feminina dos saltos altos e bicos finos contribui para agravar os problemas de calos e unhas encravadas. Cuidar dos pés não é apenas um ato de beleza, mas de preocupação com a saúde e o bem estar físico.
A esteticista Jerry Magalhães, do Ísis Fashion Hair, enumera cuidados importantes para que os pés fiquem saudáveis e bonitos: Mantenha uma boa higiene nos pés; Lave-os diariamente com água fria e sabonete neutro suave; Enxugue
cuidadosamente entre os dedos; Troque diariamente suas meias; Alterne o uso de sandálias e calçados fechados; Durante a prática de esportes utilize os tênis adequados a cada modalidade; Aplique, pelo menos uma vez ao dia, um creme hidratante; Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os em local aberto e ventilado; Cuide dos pés e das mãos. |