Construção
Via Expressa
Sul: mais uma etapa
Investimento em infra-estrutura
projeta uma nova revolução na Cidade
A terceira
etapa da Via Expressa Sul, que compreende trecho de 3,2 quilômetros
entre os Bairros Boqueirão e Aviação, em Praia Grande,
foi entregue pela Prefeitura, como destaque do programa do 39º aniversário
de emancipação político-administrativa, comemorado
no dia 19/1/2006. O trecho representou investimento de R$ 28 milhões,
dos quais 90% oriundos dos cofres municipais, e compreendeu a duplicação
do leito carroçável, drenagem, implantação
passagens de nível para pedestres e veículos, ciclovia e
paisagismo.
Prefeitura
preocupou-se em preservar as árvores existentes ao longo do trecho:
pista dupla... Foto: Sandra
Netto
A obra foi executada pela Termaq
Construção Civil. No total, a Via Expressa Sul terá
10 quilômetros de extensão, ligando o Boqueirão até
a Curva do "S". Ela representa a integração entre os bairros
da Cidade das chamadas Primeira e Segunda Zonas Residenciais (bairros situados
entre a pista e a Praia) com a Terceira Zona (bairros entre a pista e a
Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, conhecida como Pedro Taques). Com
a construção das passagens de nível a cidade está
unida, proporcionando reflexos positivos no mercado imobiliário.
No trecho há três passagens
exclusivas para pedestres: na Rua Quito, entre as Ruas Filipinas e Guatemala
e na Avenida São Paulo. Para veículos e pedestres também
são três, na altura das Ruas Sorocaba, Honduras e Avenida
Júlio de Mesquita. O destaque, contudo, é a passagem na altura
da Avenida Guilhermina, a maior de todas já construídas,
com 30 metros de extensão e 4,5 metros de altura, permitindo a passagem
de ônibus e caminhões. No local, a Termaq utilizou guindastes
da Ideal para içar as lajes.
Cada pista tem 2,20 metros de largura.
Foram colocados mais de 14.000 metros de guias, 5.000 metros de passeio,
19.000 metros quadrados de asfalto e paisagismo, com a utilização
de 10.000 metros quadrados de gramas (trecho entre o canal e a ciclovia).
Outro equipamento que compõe
o sistema viário é a ciclovia, com 20 quilômetros de
extensão. Cerca de 13 quilômetros já foram concluídos
e os demais estão em fase final. O projeto prevê a ciclovia,
com sinalização adequada e paisagismo, ao longo das duas
avenidas marginais, em 10 quilômetros de cada lado.
A Prefeitura preocupou-se em preservar
as árvores existentes ao longo do trecho, que foram plantadas na
construção da antiga pista, há mais de 30 anos, conhecida
como Acesso 291 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega – o trecho que
compreende a cabeceira da Ponte do Mar Pequeno até a Curva do "S".
"Das 270 árvores, apenas 30 foram retiradas e replantadas na mesma
área", informou o secretário de Obras Públicas (Seop),
Luiz Fernando Lopes. "Além do replantio, a área ganhou novas
mudas e grama".
...ciclovia
e integração dos bairros de Praia Grande Foto: Sandra
Netto
"Nova revolução"
O complexo viário da curva
do "S" até a ponte do Mar Pequeno é denominado Xixová
e recebeu as primeiras intervenções da Prefeitura a partir
de 1993. Com a construção da Via Expressa Sul, o complexo
consumiu cerca de R$ 75 milhões desde 93, dos quais apenas R$ 10
milhões vieram do Estado, por meio do Departamento de Apoio e Desenvolvimento
às Estâncias (Dade). Tudo começou no primeiro mandato
do prefeito Alberto Mourão, de 93 a 96, quando ele conseguiu que
a administração do Acesso 291 fosse transferida do DER para
a Prefeitura, o que melhorou a sua manutenção e reduziu o
número de acidentes.
A modernização do antigo
Acesso 291 – além da construção de 21 passagens sob
a pista, ciclovia, alças de acesso e duplicação –,
implicou na retirada das lombadas e trevos, o que facilita a fluidez do
trânsito. "A Via Expressa Sul é a uma iniciativa concreta
de uma Prefeitura da Região Metropolitana, com vultuoso investimento
próprio, para se adequar à realidade da duplicação
da Imigrantes", disse Mourão, ao frisar que a obra representa uma
nova revolução em Praia Grande, como a ocorrida no primeiro
mandato: "A interferência que estamos fazendo no Acesso 291 já
provocou um aumento de 1.000% no número de estabelecimentos comerciais
ao longo dos seus dois corredores marginais".
Viaduto:
trânsito fluído, sem cruzamentos Foto: Sandra
Netto
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