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Edição 148 - Jan/2006
Construção

Via Expressa Sul: mais uma etapa

Investimento em infra-estrutura projeta uma nova revolução na Cidade

A terceira etapa da Via Expressa Sul, que compreende trecho de 3,2 quilômetros entre os Bairros Boqueirão e Aviação, em Praia Grande, foi entregue pela Prefeitura, como destaque do programa do 39º aniversário de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 19/1/2006. O trecho representou investimento de R$ 28 milhões, dos quais 90% oriundos dos cofres municipais, e compreendeu a duplicação do leito carroçável, drenagem, implantação passagens de nível para pedestres e veículos, ciclovia e paisagismo.


Prefeitura preocupou-se em preservar as árvores existentes ao longo do trecho: pista dupla...
Foto: Sandra Netto

A obra foi executada pela Termaq Construção Civil. No total, a Via Expressa Sul terá 10 quilômetros de extensão, ligando o Boqueirão até a Curva do "S". Ela representa a integração entre os bairros da Cidade das chamadas Primeira e Segunda Zonas Residenciais (bairros situados entre a pista e a Praia) com a Terceira Zona (bairros entre a pista e a Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, conhecida como Pedro Taques). Com a construção das passagens de nível a cidade está unida, proporcionando reflexos positivos no mercado imobiliário.

No trecho há três passagens exclusivas para pedestres: na Rua Quito, entre as Ruas Filipinas e Guatemala e na Avenida São Paulo. Para veículos e pedestres também são três, na altura das Ruas Sorocaba, Honduras e Avenida Júlio de Mesquita. O destaque, contudo, é a passagem na altura da Avenida Guilhermina, a maior de todas já construídas, com 30 metros de extensão e 4,5 metros de altura, permitindo a passagem de ônibus e caminhões. No local, a Termaq utilizou guindastes da Ideal para içar as lajes.

Cada pista tem 2,20 metros de largura. Foram colocados mais de 14.000 metros de guias, 5.000 metros de passeio, 19.000 metros quadrados de asfalto e paisagismo, com a utilização de 10.000 metros quadrados de gramas (trecho entre o canal e a ciclovia). 

Outro equipamento que compõe o sistema viário é a ciclovia, com 20 quilômetros de extensão. Cerca de 13 quilômetros já foram concluídos e os demais estão em fase final. O projeto prevê a ciclovia, com sinalização adequada e paisagismo, ao longo das duas avenidas marginais, em 10 quilômetros de cada lado.

A Prefeitura preocupou-se em preservar as árvores existentes ao longo do trecho, que foram plantadas na construção da antiga pista, há mais de 30 anos, conhecida como Acesso 291 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega – o trecho que compreende a cabeceira da Ponte do Mar Pequeno até a Curva do "S". "Das 270 árvores, apenas 30 foram retiradas e replantadas na mesma área", informou o secretário de Obras Públicas (Seop), Luiz Fernando Lopes. "Além do replantio, a área ganhou novas mudas e grama".


...ciclovia e integração dos bairros de Praia Grande 
Foto: Sandra Netto


"Nova revolução"

O complexo viário da curva do "S" até a ponte do Mar Pequeno é denominado Xixová e recebeu as primeiras intervenções da Prefeitura a partir de 1993. Com a construção da Via Expressa Sul, o complexo consumiu cerca de R$ 75 milhões desde 93, dos quais apenas R$ 10 milhões vieram do Estado, por meio do Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias (Dade). Tudo começou no primeiro mandato do prefeito Alberto Mourão, de 93 a 96, quando ele conseguiu que a administração do Acesso 291 fosse transferida do DER para a Prefeitura, o que melhorou a sua manutenção e reduziu o número de acidentes.

A modernização do antigo Acesso 291 – além da construção de 21 passagens sob a pista, ciclovia, alças de acesso e duplicação –, implicou na retirada das lombadas e trevos, o que facilita a fluidez do trânsito. "A Via Expressa Sul é a uma iniciativa concreta de uma Prefeitura da Região Metropolitana, com vultuoso investimento próprio, para se adequar à realidade da duplicação da Imigrantes", disse Mourão, ao frisar que a obra representa uma nova revolução em Praia Grande, como a ocorrida no primeiro mandato: "A interferência que estamos fazendo no Acesso 291 já provocou um aumento de 1.000% no número de estabelecimentos comerciais ao longo dos seus dois corredores marginais".
 



Viaduto: trânsito fluído, sem cruzamentos
Foto: Sandra Netto