Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed146l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/17/05 23:12:43
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 146 - Nov/2005
Arquitetura

VI Bienal discute Viver na Cidade

A VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo acontece até 11 de dezembro de 2005 no Pavilhão de Exposições, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O evento tem como tema "Viver na Cidade – Arquitetura, Realidade – Utopia", e propõe o debate e a reflexão da arte de morar nas cidades e seus conflitos, não apenas pelos arquitetos e urbanistas, mas por diferentes segmentos da sociedade.


Parque da Lagoa: lazer para a população de Carapicuíba e Barueri
Foto: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo participa da Bienal com os seus últimos grandes projetos, com destaque para o Parque da Lagoa, assinado pelas arquitetas Maria Cecília Barbieri Gorski e Patricia Akinaga, que amplia as opções de lazer para a população de Carapicuíba e Barueri. Em fase de licitação, as obras estão previstas para começar em 2006. 

Entre outras edificações, o projeto prevê um pavilhão japonês, com área de estar, articulado a um pátio com jardim oriental e um bosque de cerejeiras ornamentais. Também inclui um centro comunitário, cujas salas se organizam em torno de um pátio coberto e um pavilhão de eventos, com áreas para exposições e palestras.

O projeto do Parque da Lagoa contempla ainda um auditório ao ar livre, viveiros cobertos e descobertos, seis quadras poliesportivas, um campo de futebol oficial e pista de skate e respectivas arquibancadas e bancos; dois núcleos de playground, com circuitos variados de brinquedos. Terá cerca de mil metros lineares de pistas de caminhada e 1.200 metros lineares de ciclovias. Ao longo das pistas de caminhada instalação de estações de ginástica com equipamentos para alongamento e flexões.

Nos bosques, bancos e áreas para piqueniques com quiosques, e núcleo de apoio com sanitários, chuveirão, bancadas e pias. A área de estacionamento prevê espaço para 350 veículos de passeio e 21 ônibus.
 


Staples Center, nos EUA: dotar as regiões centrais das metrópoles de áreas verdes e de lazer. Nas imagens, projeto simula a instalação de equipamentos em viela, em bairro de Los Angeles
Foto: Divulgação

 

Outro projeto interessante é o Staples Center, em fase de implantação em Los Angeles, Califórnia, nos EUA, que visa dotar as regiões centrais das metrópoles de áreas verdes e de lazer. De autoria da arquiteta brasileira Patrícia Akinaga, em parceria com escritório de arquitetura paisagística Mia Lehrer + Associates, o projeto é focado nos espaços livres ao redor do ginásio de esportes Staples Center, do Los Angeles Lakers.

O estudo envolveu um inventário de projetos para os espaços livres dentro da área de 1,6 km de raio, com o Staples como centro. Levantou-se a necessidade de parques, espaços livres e oportunidades para atividades ligadas à recreação dentro da área densamente urbanizada, composta pelos bairros de Pico Union, Westlake e South Park, entre outros, que abriga cerca de 420 mil pessoas, servidas por escassos locais de lazer. A média de hectares de parque por 1.000 residentes é de menos de 0,18 hectare, enquanto a recomendação da Associação Nacional Americana de Parques e Recreação é de 4 hectares.

O trabalho também englobou a documentação de fontes de investimentos adicionais e avaliações do mercado imobiliário, estimando o custo de aquisição de propriedades dentro da área, em sintonia com a infra-estrutura existente. Após a análise do material coletado, foi elaborada uma série de opções e protótipos para o investimento proposto, como melhorias nas estruturas existentes ou a criação de novos espaços livres, como pocket parks, pequenos, médios e grandes parques.