Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed143i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/08/05 15:21:47
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 143 - Ago/2005
Negócios

Rodeio em Barretos comemora 50 anos

As principais disputas são nas modalidades Cutiano e Montaria em Touro

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no interior de São Paulo, a 424 quilômetros da Capital, acontece de 11 a 28 de agosto de 2005, no Parque do Peão. Localizado no km 428 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, o parque ocupa uma área de 1,3 milhão de metros quadrados e é dotado de uma arena projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em forma de ferradura, com capacidade para 35 mil pessoas sentadas. O estacionamento ocupa terreno de 120 mil metros quadrados, com vagas para 14 mil carros. Durante todo o período haverá programação de shows, com exceção dos dias 15, 16 e 17. A organização estima que na versão do Jubileu de Ouro a festa receberá cerca de 1 milhão de pessoas, embalada no sucesso da novela América.


Desfile de tropeiros na abertura: um dos pontos altos do evento
Foto: Cornélio Junior

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos teve início em 1955, com a fundação do Clube Os Independentes. A primeira edição foi realizada pelo clube no ano seguinte, durante dois dias, embaixo de uma de lona de circo. Nos últimos 50 anos, o evento cresceu e tornou-se referência no calendário mundial de peões.

Em Barretos, as principais disputas envolvem as modalidades Cutiano e Montaria em Touro. Na Cutiano, o atleta deve ficar sobre o cavalo por oito segundos, a contar da saída do brete. Sem apoio, o competidor tem que resistir aos pulos do animal com apenas o uso de uma das duas cordas, segurada com uma das mãos, amarradas à peiteira do cavalo. Em 2004, o campeão foi Eder Fiori, de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. 


Expectativa dos organizadores é receber 1 milhão de pessoas nos 15 dias de festa
Foto: Cornélio Junior

Já a Montaria em Touro, introduzida em 1979, é grande atração nas arenas do mundo. É obrigatório o uso de luva de couro na mão que segura a corda e colete de segurança, com opcional de capacete. O atleta só pode usar uma das mãos para manter-se em cima do animal, durante os oito segundos exigidos pelo regulamento, e se encostar a mão erguida em qualquer parte do corpo ou do animal, a nota será zero. Em 2004, o campeão foi Fabiano Vieira, de Pérola, no Paraná.

Os ingressos são vendidos para todo o Brasil pelo telefone (11) 2191.6900, com preços que variam de R$ 7,00 a R$ 64,00, já com a taxa de conveniência por ingresso. A taxa de entrega é cobrada de acordo com a localidade solicitada. A comercialização, impressão de ingressos e controle de acesso do evento é feita pela Dimep/GPS, que também opera no Carnaval de São Paulo e é responsável pelo controle de acesso e confecção de ingressos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 e o controle de acesso do São Paulo Fashion Week.


Rodeio foi popularizado pela novela América
Foto: Cornélio Junior


Touro Bandido é uma das atrações

O touro Bandido, da tropa de Paulo Emílio, será uma das atrações em Barretos. Popularizado em América, Bandido é famoso desde o Mundial Toyota, realizado em outubro de 2001, em Jaguariúna, no Interior do Estado de São Paulo, quando pertencia ao tropeiro Neto Oger. 

Na ocasião, o peão Neyliowan Tomazeli, de Poloni, no interior paulista, foi sorteado para montá-lo. Aberta a porteira, antes dos 8 segundos, Neyliowan foi parar na areia e depois arremessado a quase seis metros de altura. Em razão do acidente ficou durante nove meses sem montar.


O touro Bandido é uma das atrações
Foto: Cornélio Junior