Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed141l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/05 23:07:05
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 141 - Jun/2005
Construção

Conjunto da CDHU ganha prêmio

Sistemas medem consumo de água, gás e energia elétrica por apartamento

A Associação Brasileira de Companhias de Habitação Popular e Órgãos Assemelhados (ABC) concedeu o prêmio Selo de Mérito 2004 à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) pela construção de 524 apartamentos num conjunto habitacional da Moóca, na Zona Leste da capital paulista. 

Utilizando tecnologias de ponta, desenvolvidas pelo Programa de Qualidade em Habitação (Qualihab) da CDHU em parceria com técnicos da Eletropaulo, o empreendimento é dotado de sistemas de medição individual, por apartamento, do consumo de água, gás e energia elétrica. As medições são realizadas on line e à distância (por meio de conectores eletrônicos) e possibilitam economia de 30% nos gastos dos condôminos com água e 8% com energia elétrica.


Edifícios possuem o sistema de comunicações Power Line Comunication
Foto: Clovis Deangelo

Outro diferencial é que os edifícios contam com um sistema de comunicações inédito no País, o chamado Power Line Comunication (PLC). Pelo PLC, os mutuários da CDHU terão acesso à Internet, rede de telefonia e de TV a cabo a partir de qualquer tomada do apartamento. O sistema vai baratear o custo de acesso a provedores e possibilitará a inclusão digital dos mutuários – boa parte deles com renda familiar mensal entre um e três salários mínimos. O PLC também gera a redução de 35% nos custos de implantação dos sistemas elétricos, pois como os sinais digitais trafegam pelas tomadas simples, há menor necessidade de uso de cabos.

O "Selo de Mérito", que é concedido anualmente, foi instituído pela ABC para estimular e divulgar ações relacionadas à produção de habitação popular, à pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produção. O prêmio reconhece pessoas ou entidades que contribuem para o aperfeiçoamento e melhoria da qualidade do ambiente construído para a população de baixa renda – em especial, atendida pelas Cohabs e órgãos assemelhados.