Construção
Complexo integra
transporte
Empreendimento representa investimento
de R$ 5 milhões
A Translitoral,
concessionária de transporte coletivo em Guarujá, está
construindo um amplo complexo no Município, que integra os terminais
de passageiros de ônibus e de balsas entre Santos e Guarujá,
dotado de estrutura para serviços, lazer e alimentação.
O empreendimento representa investimento de R$ 5 milhões e está
localizado numa das principais entradas de Guarujá, junto ao sistema
ferry-boat que atravessa o Canal do Estuário. Com área
construída de 8.487,25 m², em dois pavimentos de frente para
o canal, o complexo oferecerá mais conforto para as 30.000 pessoas
que circulam diariamente na travessia.
Arquitetura
inspirada nas ondas do mar Foto: Luiz
Carlos Ferraz
A Tecsa Construtora é a responsável
pela construção e o gerenciamento da obra. Com sede em Guarujá,
a empresa é dirigida pelo engenheiro Adilson Luiz de Jesus e atua
no mercado há 13 anos, na construção de residências
de elevado padrão, edifícios e obras de infra-estrutura,
atendendo Baixada Santista, Grande São Paulo e Capital. "É
um privilégio ser responsável por esta obra. Estudamos muito
para que o empreendimento apresentasse um design e uma arquitetura arrojados",
afirmou Adilson, informando que a arquiteta Doroti Riotto projetou e pesquisou
obras em outros Estados e no exterior para a concepção do
complexo.
O proprietário da Tecsa destacou
que foram contratados projetistas e pessoal técnico com o objetivo
de desenvolver em Guarujá uma obra de nível internacional,
com o mesmo padrão de qualidade aplicado em outro complexo construído
pela empresa, também para a Translitoral: o Terminal Rodoviário
Urbano Municipal e Intermunicipal Nelly Peyres Sobral, em Vicente de Carvalho,
entregue em janeiro de 2003.
As fundações foram
executadas em estacas pré-fabricadas de concreto protendido, fabricadas
e cravadas pela Benaton Fundações S/A. Foram cravados 13.000
metros de estacas, nas bitolas de 20 cm, 23 cm e 28 cm. Em virtude das
péssimas características de suporte superficial do subsolo
local, as estacas foram cravadas a uma profundidade em torno de 40 metros,
aonde se verifica a existência de solo com capacidade de suporte
compatível com a sensibilidade estrutural da edificação.
No piso
térreo, boulevard e lojas Imagem: reprodução
A arquitetura do complexo foi inspirada
nas ondas do mar. Os pilares que sustentam a estrutura metálica,
com vão livre de 40 metros, lembram os mastros de navios. As telhas
metálicas da cobertura são intercaladas com telhas translúcidas,
trazendo luminosidade para seu interior, além da função
termoacústica. O ponto mais alto do vão equivale a um edifício
de seis andares.
As esquadrias de alumínio
são da Atlântica, que na Baixada Santista e Litoral é
representada pela 7 Sete, empresa de Manoel Souto, que presta assessoria
técnica e representações. No pavimento térreo
está sendo implantado um boulevard com jardins, bancos e quiosques
que avançam para o mar. No pavimento superior haverá espaço
para módulos comerciais e área para eventos. Todos os acessos
do complexo são dotados de rampas e corrimões, facilitando
a circulação de pessoas portadoras de necessidades especiais. |