Atenas-2004
Maratona de
obras
Falta fazer um terço
dos serviços e tetos são o maior problema
Carlos Pimentel Mendes (*)
Menos
de cinco meses antes do início das Olimpíadas de 2004, na
terra em que ocorreu a primeira Maratona, os gregos precisam correr para
vencer o desafio de entregar a tempo as obras dos estádios e outras
instalações olímpicas. Pelo menos um terço
das obras planejadas ainda estão por fazer, e o principal problema
consiste na cobertura dos locais de competição, para abrigar
das intempéries os participantes e espectadores.
Como se já não bastasse
essa dor de cabeça toda, os gregos continuam introduzindo mudanças
nos projetos, não apenas em detalhes para atender a requisitos de
segurança reforçada, como nas próprias superestruturas,
como quando decidiram criar uma cobertura translúcida para
o complexo aquático de Oaka, por exigência de redes internacionais
de televisão e da entidade internacional controladora dos esportes
aquáticos.
Complexo
de esportes olímpicos de Atenas: em obras em novembro de 2003 Foto: site
oficial Athens-2004
As autoridades olímpicas gregas
vêm mantendo silêncio olímpico sobre o assunto, mas
no próprio site oficial as fotos mostram instalações
bastante incompletas, causando dúvidas inclusive sobre se serão
feitos todos os testes estruturais necessários para a segurança
das obras.
Centro
aquático olímpico: em obras em janeiro de 2004 Foto: site
oficial Athens-2004
Um evento-teste, por exemplo,
está marcado para o dia 15/5/2004, nas instalações
de Oaka, a 18 quilômetros da capital grega, onde a mais atrasada
das obras, o teto sobre o estádio olímpico, está prometida
apenas para 20/7/2004, poucos dias antes do início dos jogos (a
pesada estrutura começa a ser colocada no local em 18/4/2004, num
processo que demora - só ele - mais de 15 dias)...
Centro
de esportes náuticos olimpicos Agios Kosmas: em obras em janeiro
de 2004 Foto: site
oficial Athens-2004
As obras estão a cargo do
arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que assinou os mais importantes
projetos arquitetônicos para as Olimpíadas de Barcelona em
1992. Ele chegou a enviar carta aos organizadores dos jogos Atenas-2004
garantindo que tudo estará pronto a tempo, mas o próprio
presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge,
comentou que as coberturas nos locais das competições eram
supérfluas, e que os gregos deveriam concentrar suas energias apenas
nas obras consideradas essenciais.
Centro
equestre olímpico Markopoulo: em obras em julho de 2003 Foto: site
oficial Athens-2004
A imprensa vem sendo barrada nos
canteiros de obras, e os jornalistas que de alguma forma tiveram acesso
ao local do velódromo, por exemplo, descobriram que a pista nem
existe ainda, faltando cerca de 160 dias para o início das competições.
O ministro da Cultura, Pani Palli-Petralia, inspecionou as instalações
do complexo Oaka no dia 17 de março e disse aos repórteres:
"Estamos em uma fase crítica, qualquer atraso deve ser decisivo.
Doses extras de determinação e vontade são requeridas
de todos os lados envolvidos". O ministro informou não ter assinado
ainda os contratos para as coberturas do complexo natatório e do
velódromo, preferindo antes "sentir" o processamento das demais
obras...
Centro
olímpico Galatsi: em obras em novembro de 2003 Foto: site
oficial Athens-2004
A urgência quanto ao término
das obras não é apenas por causa das estruturas em si, mas
porque só então pode ser montada toda a infra-estrutura de
paisagismo, telecomunicações/imprensa, segurança e
apoio aos atletas e participantes. Mas, o ministro da Cultura disse ainda
aos jornalistas que já estão sendo desenvolvidos planos alternativos,
para o caso de ocorrerem novos atrasos nas obras.
Centro
de esportes náuticos olímpicos Schinias: em obras em janeiro
de 2004 Foto: site
oficial Athens-2004
Arquiteto – Santiago Calatrava
quer deixar sua marca na paisagem ateniense, dentro do propósito
de combinar avanços tecnológicos com princípios estéticos
para alcançar o espírito olímpico, integrando os históricos
jogos com a moderna capital grega. Ele pretende fundir em suas obras a
identidade da Atenas contemporânea com a dos milenares jogos olímpicos.
Arquiteto, artista e engenheiro,
Santiago Calatrava nasceu em 28 de julho de 1951 em Valência, na
Espanha. Estudou em seu país, bem como em Paris e na Suíça.
Retornando a Valência, envolveu-se na Escuela Tecnica Superior de
Arquitectura. Atraído pelo rigor matemático de diversas grandes
obras da arquitetura histórica, e sentindo que seus estudos em Valência
não lhe davam uma direção clara quanto ao caminho
a trilhar, ele fez pós-graduação em Engenharia Civil
em Zurique, onde também se casou.
Complexo
olímpico Ano Liossia: em obras em janeiro de 2004 Foto: site
oficial Athens-2004
Completando os estudos em 1979, permaneceu
como assistente no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, começando
a desenvolver pequenos projetos, participando também de competições
entre arquitetos. Em 1983, venceu a disputa pela criação
e construção da estação ferroviária
Stadelhofen em Zurique. Em 1984, criou e construiu a ponte Bach de Roda,
comissionado pelos Jogos Olímpicos de Barcelona, começando
a ganhar sólida reputação internacional. Em 1989,
estabeleceu em Paris o segundo escritório de sua firma, quando trabalhava
na estação do aeroporto de Lyon, terminada em 1994, e em
1991 instalou um terceiro escritório em Valência, onde realizava
importante intervenção urbana e amplo complexo cultural,
a Cidade de Artes e Ciências.
Biografia
de Santiago Calatrava, na página Web oficial do arquiteto e engenheiro Reprodução:
site
oficial
Na mesma década, criou um
centro comercial em Toronto, a estação da ferrovia Oriente
em Lisboa (comissionado para a Expo-98), além de vencer em 1991
a competição de arquitetos para completar a catedral de São
João o Divino na cidade de New York (um projeto que ainda não
foi realizado).
Projeto
final da cobertura do velódromo para os jogos Atenas-2004, por Santiago
Calatrava
Entre seus principais projetos estão
o aeroporto Sondica em Bilbao (2000), a ponte da Europa em Orléans
(França, 2000), a expansão do museu de arte de Milwaukee
(2001). Estão em fase de realização a ponte Blackhall
Place em Dublin (Irlanda), a casa da Ópera de Tenerife, nas Ilhas
Canárias, a ponte Petach Tikvah em Tel Aviv (Israel), Quatro Ponte
Sul Canal Grande em Veneza (Itália), ponte Turtle Bay em Reddding
(Califórnia), a casa de ópera de Valência e o complexo
de esportes olímpicos de Atenas.
(*) Carlos
Pimentel Mendes é editor do jornal eletrônico Novo
Milênio
Teatro
de Herodeion, na capital grega Foto: site
oficial Athens-2004
Colunas
de Zeus Olímpico, no centro de Atenas Foto: site
oficial Athens-2004
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