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Edição 127 - Jan/2004

Metrópole

Prefeitura entrega Estação Ferroviária do Valongo

A restauração da Estação Ferroviária do Valongo, no Centro Histórico, será entregue pela Prefeitura como um dos destaques no programa dos 458 anos de fundação da Vila de Santos, comemorado no dia 26/1/2004. O prédio, recuperado numa parceria entre os governos Municipal e Estadual, abrigará a sede da Secretaria Municipal de Turismo, o Museu dos Transportes e um restaurante, contando ainda com espaço para exposições e atividades culturais.


Cobertura de policarbonato entre os dois prédios, 
mostrando, ao fundo, as torres revestidas em cobre
Foto: Luiz Carlos Ferraz

A recuperação de dois prédios do complexo ferroviário custou R$ 1,4 milhão, com projeto da Secretaria de Planejamento e gerenciamento da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Para o titular da Seosp, engenheiro Antonio Carlos Silva Gonçalves, a restauração da Estação significa um forte impulso na consolidação do Turismo no Centro Histórico da cidade.

Os serviços foram executados pela Fazer Construção e Engenharia Ltda., vencedora de licitação, especializada nesse tipo de trabalho. Segundo o engenheiro da empresa, Fabiano Monegaglia Polloni, além de desenvolver produtos utilizados na restauração, como o ladrilho de granilite hidráulico do piso térreo, a Fazer contratou alguns dos melhores fornecedores de materiais do mercado. Entre eles, a Amaral Vidros, de São Paulo, que foi responsável por todo o fornecimento e instalação dos vidros, cristais e espelhos.


Mosaico feito pelo arquiteto Franco Polloni
Foto: Luiz Carlos Ferraz

O engenheiro Fabiano salientou que a dedicação da empresa foi especial pelo fato de o diretor da Fazer e seu pai, o arquiteto Franco Polloni, ter atuado na reforma da Estação em 1965, quanto era empregado da ferrovia. É de sua autoria, inclusive, um colossal mosaico que retrata a roda, e que foi cuidadosamente transferido de lugar. São muitos os detalhes que revelam a competência da restauração. Os dois prédios, unidos numa das reformas, por exemplo, foram novamente separados e anexados apenas por uma passarela, com uma moderna cobertura de policarbonato. A separação, contudo, exigiu a reconstrução da fachada dos fundos, com colocação de janelões e detalhes de seu contorno.

Além disso, o telhado foi inteiramente recuperado, com a troca do madeiramento, e as quatro torres já apresentam suas características originais com a cobertura em cobre, que destacam ainda mais o relógio no alto da velha estação. No piso superior, foram recuperados os vidros e trocado o piso, mantendo as características originais. Foram realizados também serviços de modernização das redes elétrica e hidráulica e implementadas as instalações contra-incêndio.