Metrópole
Prefeitura
entrega Estação Ferroviária do Valongo
A restauração
da Estação Ferroviária do Valongo, no Centro Histórico,
será entregue pela Prefeitura como um dos destaques no programa
dos 458 anos de fundação da Vila de Santos, comemorado no
dia 26/1/2004. O prédio, recuperado numa parceria entre os governos
Municipal e Estadual, abrigará a sede da Secretaria Municipal de
Turismo, o Museu dos Transportes e um restaurante, contando ainda com espaço
para exposições e atividades culturais.
Cobertura
de policarbonato entre os dois prédios, mostrando,
ao fundo, as torres revestidas em cobre Foto: Luiz
Carlos Ferraz
A recuperação de dois
prédios do complexo ferroviário custou R$ 1,4 milhão,
com projeto da Secretaria de Planejamento e gerenciamento da Secretaria
de Obras e Serviços Públicos. Para o titular da Seosp, engenheiro
Antonio Carlos Silva Gonçalves, a restauração da Estação
significa um forte impulso na consolidação do Turismo no
Centro Histórico da cidade.
Os serviços foram executados
pela Fazer Construção e Engenharia Ltda., vencedora de licitação,
especializada nesse tipo de trabalho. Segundo o engenheiro da empresa,
Fabiano Monegaglia Polloni, além de desenvolver produtos utilizados
na restauração, como o ladrilho de granilite hidráulico
do piso térreo, a Fazer contratou alguns dos melhores fornecedores
de materiais do mercado. Entre eles, a Amaral Vidros, de São Paulo,
que foi responsável por todo o fornecimento e instalação
dos vidros, cristais e espelhos.
Mosaico
feito pelo arquiteto Franco Polloni Foto: Luiz
Carlos Ferraz
O engenheiro Fabiano salientou que
a dedicação da empresa foi especial pelo fato de o diretor
da Fazer e seu pai, o arquiteto Franco Polloni, ter atuado na reforma da
Estação em 1965, quanto era empregado da ferrovia. É
de sua autoria, inclusive, um colossal mosaico que retrata a roda, e que
foi cuidadosamente transferido de lugar. São muitos os detalhes
que revelam a competência da restauração. Os dois prédios,
unidos numa das reformas, por exemplo, foram novamente separados e anexados
apenas por uma passarela, com uma moderna cobertura de policarbonato. A
separação, contudo, exigiu a reconstrução da
fachada dos fundos, com colocação de janelões e detalhes
de seu contorno.
Além disso, o telhado foi
inteiramente recuperado, com a troca do madeiramento, e as quatro torres
já apresentam suas características originais com a cobertura
em cobre, que destacam ainda mais o relógio no alto da velha estação.
No piso superior, foram recuperados os vidros e trocado o piso, mantendo
as características originais. Foram realizados também serviços
de modernização das redes elétrica e hidráulica
e implementadas as instalações contra-incêndio. |