Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed126h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/17/03 23:38:46
Edição 126 - Nov/Dez/2003

Cidadania

Diocese de Santos comemora 80 anos 

Dando início às comemorações dos 80 anos de criação da Diocese de Santos, foi realizada no dia 23/11/2003 a Festa de Cristo Rei, com grande concentração de fiéis na Catedral de Santos. Os festejos se prolongam até novembro de 2004 e têm seu ponto culminante no dia 5 de julho, data do aniversário da Diocese. 

O programa completo foi apresentado pelo bispo diocesano D. Jacyr Francisco Braido, durante café da manhã com jornalistas, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Aparecida. O evento contou com a presença do bispo emérito D. David Picão e padres do governo da diocese. Na oportunidade, D. David detalhou a Campanha da Fraternidade 2004, que tem como tema Fraternidade e Água e lema Água, fonte de vida.


D. Jacyr anunciou programa
Foto: Luiz Carlos Ferraz


Câmara inaugura exposições do Ciclo Natalino 

Presépios, guirlandas e objetos de decorações alusivas ao Natal estão no Ciclo Natalino da Câmara de Guarujá, cuja primeira etapa pôde ser vista até o dia 15/12/2003, das 9 às 17hs. Apae e os projetos da Secretaria de Ação Social e Cidadania - Centro de Convivência Vila Rã, Toca das Artes, Projeto Reviver e Habitar Brasil integram a exposição do Espaço Cultural Vereador Alberto Marques, na Rua Quintino Bocaiúva, 183, no Centro. 

A Apae apresentou trabalhos realizados pelos seus 186 alunos durante as aulas de artes, culinária, reciclagem e trabalhos manuais, enquanto a Toca das Artes e Reviver mostraram trabalhos artesanais com temas natalinos confeccionados por mulheres de vários bairros carentes de Guarujá. Os projetos Habitar Brasil e o Centro de Convivência Reviver participaram pela primeira vez da iniciativa. A segunda etapa do Ciclo Natalino acontece de 17 de dezembro a 6/1/2004.


Prefeito empossa membros do Conselho 

O Conselho Municipal da Condição Feminina, criado em Cubatão pela Lei 1986/86, somente agora tem sua primeira composição. São 21 mulheres (seis representantes de órgãos públicos, nomeadas pelo prefeito, e 15 da sociedade civil e de associações), empossadas pelo prefeito Clermont Silveira Castor como membros titulares, numa solenidade descontraída realizada em 11/2003, no gabinete do prefeito. As 21 conselheiras suplentes também receberam o termo de posse.

O Conselho é um órgão de controle social que tem por objetivo divulgar, fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação em vigor, relacionada aos direitos da mulher. Acompanhar a elaboração e a execução de programas da administração municipal relacionadas à mulher é outra função do Conselho. Compete ao Conselho informar e atuar nos órgãos competentes em questões de discriminação e violência contra a mulher.