Metrópole - Via Expressa
Sul
Investimentos
na sinalização de trânsito
Trata-se da maior obra viária
em andamento na região, feita com recursos próprios da Prefeitura
Com a
entrega da primeira etapa da Via Expressa Sul – entre os bairros Aviação
e Ocian –, a Prefeitura de Praia Grande adotou uma série de alterações
no sistema viário do Município, como a mão única
de direção das Avenidas Marginais Roberto de Almeida Vinhas
e Ministro Marcos Freire, exigindo investimentos na sinalização
de trânsito. Na primeira etapa da obra, houve a duplicação
de 5 quilômetros de pistas, com implantação de passagens
subterrâneas, alças de acesso e ciclovias, além de
um moderno tratamento paisagístico.
A obra viária está
sendo executada com recursos próprios e remodela o antigo Acesso
291. Os trabalhos são realizados pela Termaq, que elaborou e executou
todos os projetos da obra, desde a infra-estrutura, através de parceria
com alguns dos melhores fornecedores do mercado (leia
também o Jornal Perspectiva nº 117).
A Prodesan, Progresso e Desenvolvimento
de Santos, por exemplo, forneceu a massa asfástica. Já a
Pamaco, artefatos de concreto, participou com o fornecimento das guias
da ciclovia, blocos da passarela e tubos de concreto para a drenagem pluvial.
A Junseal, sistemas de vedação, forneceu 15.000 metros de
fita auto-adesiva em plástico celular, utilizada para a vedação
de telhados, coberturas metálicas ou policarbonato, em pontos de
ônibus, passarelas cobertas, etc. A Junseal também fabrica
os compriband, que são utilizados nas juntas de dilatação
de pontes, viadutos, prédios etc.
Vários
tipos de sinalização facilitam e orientam motoristas e pedestres
Foto: Jairo
Marques/Imprensa/Prefeitura Municipal de Praia Grande
Na área de sinalização
horizontal, de solo, foram instalados 3.500 tachas de vidro e 50 tachões
braços na Via Expressa e marginais. Além disso, foram gastos
6.681 m² de tinta de demarcação viária para,
entre outros serviços, serem implantadas 29 faixas de pedestres.
Na sinalização semafórica
foram instalados 4 equipamentos do tipo convencional (verde, amarelo e
vermelho) e também 4 semáforos para ciclistas, nas avenidas
marginais (dois de cada lado), nos cruzamentos com as Ruas Leila Maria
Monteiro e Milton Daniels (passagens localizadas nos Bairros Tupi e Quietude,
respectivamente).
A sinalização vertical
também tem um importante papel como elemento de orientação
do motorista. Sendo assim foram instaladas cerca de 300 placas de regulamentação,
advertência e orientação, sendo que para isso utilizaram-se
colunas, braços projetados e postinhos de aço galvanizado.
Com estes e outros serviços que estão sendo implantados em
diversas vias de Praia Grande, a atual Administração vem
fazendo a sua parte para que o Município tenha um trânsito
disciplinado e seguro.
Parceria - Entre os fornecedores
da obra, nas passagens subterrâneas foram utilizadas bombas de drenagem
fornecidas pela WMC Bombas. Já a Stela forneceu o apoio das vigas
dos viadutos. Foram 196 amortecedores, fabricados em neoprene, que absorvem
o impacto e vibrações do tráfego de veículos
e evitam trincas e rachaduras.
A Gerdau forneceu cerca de 230 toneladas
de aço nervurado, usado na armadura de todas as estruturas da obra,
nos ramos de acessos, viadutos e pontilhões. Já a OM Litorânea
forneceu tubos galvanizados, utilizados na confecção dos
guarda-corpos dos pontilhões de passagem de pedestres. Outra parceria
na obra é a Latina Construtora e Pavimentadora. A Grandel forneceu
fios e cabos elétricos.
A primeira etapa da Via Expressa
Sul tem 5 km de extensão, entre os Bairros Ocian e Aviação.
Neste trecho foram construídas oito passagens subterrâneas
para veículos e pedestres, uma passagem exclusiva para pedestres,
oito alças de acesso, ciclovias nas duas marginais, além
dos serviços de urbanização e iluminação
nas marginais. Das oito passagens de veículos, três são
de mão dupla e cinco de mão única de direção.
Neste trecho, as avenidas marginais já tem mão única
de direção. |