Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed116r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/27/03 16:11:14
Edição 116 - JAN/2003 

Santos

Mercado Municipal, revitalizado e competitivo

Renata Viana

Restauração do prédio incluiu a modernização estrutural e o acabamento

Visando atrair o público que acessa as barcas da Bacia do Mercado, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Santos, por meio do seu Departamento de Obras (Deob), revitalizou o prédio do Mercado Municipal. A entrega da obra faz parte das inúmeras inaugurações e eventos comemorativos do aniversário da cidade, que completou 457 anos no dia 26/1/2003.


Mercado no período de obras: reforma e criação de novos espaços
Foto: Marcelo Martins/Secom-Prefeitura Municipal de Santos

Segundo o secretário de Obras, Antônio Carlos Silva Gonçalves, a intenção é tornar o Mercado mais interessante às pessoas que passam diariamente pelo local e mais competitivo em relação à concorrência. "Nos últimos 20 anos, as pessoas pararam de freqüentá-lo porque os supermercados começaram a oferecer os mesmos produtos com condições diferenciadas", comparou. Apesar dos preços semelhantes, a limpeza e o conforto oferecidos pelos supermercados, como estacionamento e ar condicionado, fizeram com que o Mercado levasse desvantagem na disputa.

A restauração do prédio, que englobou serviços estruturais e de acabamento, exigiu da Prefeitura investimentos de R$ 1 milhão. Uma das novidades trazidas pela reforma do prédio é o mezanino, que já existia e foi reconstituído. No local, foram instalados 26 boxes que comercializarão produtos de artesanato. Nas laterais do andar de baixo, ficam 20 boxes que antes ocupavam também a área central do Mercado. "Aproveitamos este espaço para fazer uma lanchonete, um quiosque de café e um espaço para apresentações culturais".

Além disso, foi instalado sistema de combate a incêndio e as luminárias foram substituídas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas. Cada box tem agora seu próprio relógio de luz para que a cobrança seja efetuada separadamente. Os espaços contam também com pontos de água e esgoto individualizados. Todos os boxes foram revestidos com cerâmica 10X10. Já a fachada recebeu pintura texturizada na cor amarelo claro - a mesma cor que utilizada no Teatro Coliseu.


Mercado no período de obras: reforma e criação de novos espaços
Foto: Marcelo Martins/Secom-Prefeitura Municipal de Santos

Apesar de estar inserida no Alegra Centro, projeto aprovado recentemente pela Câmara Municipal para a recuperação da região central da cidade, a restauração do prédio do Mercado terá conseqüências diferentes dos demais locais a serem revitalizados. Conforme esclareceu o secretário, as modificações no Centro trarão de volta o público voltado para o turismo e serviços. "Já o Mercado, por estar afastado da região central, se prepara para receber o público de consumo", detalhou. Partindo dessa idéia, a Prefeitura pretende ainda construir um restaurante popular no prédio localizado atrás do Mercado. A estimativa é trazer cerca de 2 mil pessoas por dia ao estabelecimento e estimular os proprietários de outros imóveis a recuperá-los também.

Durante o período da reforma, os comerciantes estabelecidos no Mercado fizeram cursos de aperfeiçoamento no Sebrae para aprimorar a qualidade do atendimento. "Muitos deles sofreram a degradação da região e estão desmotivados", disse, acrescentando que a Secretaria trabalhará nesta linha a partir de agora. Grande parte dos trabalhadores pretende investir em suas barracas para melhor atender seus clientes. "Se eles reciclarem seus hábitos de higiene, por exemplo, conseguirão resultados bastante positivos", acredita o secretário.