Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed115a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/24/02 20:22:03
Edição 115 - DEZ/2002 

Editorial

Em defesa da vida

Luiz Carlos Ferraz

Última edição do ano, sempre a preocupação de abordar um assunto do momento, não poderia me furtar a desejar boas festas e votos de um próspero 2003 a todos os nossos leitores e parceiros, conquanto o foco que considero relevante neste momento, a vida, deva merecer as derradeiras reflexões. 

Notáveis são os avanços em todos os campos das ciências, humanas e exatas, muitos dos quais mero resgate de antigos ensinamentos, mas que apontam para a crescente e possível longevidade do ser humano. Não considero exagero afirmar que logo teremos uma expectativa de vida de 100 anos, em face da melhor qualidade de vida nos centros urbanos, aliás, tema que tem sido uma prioridade constante nas administrações sérias, caso das cidades da Baixada Santista, em especial Santos, campeã nesta área. As conquistas, no entanto, só estão acontecendo e continuarão a se ampliar com muito esforço, dedicação e o efetivo envolvimento das comunidades. 

Assim, ao mesmo em que é fundamental batalhar pela produção e distribuição de alimentos saudáveis – pois, afinal, somos o que comemos! –, exigindo a responsabilidade social das empresas do setor, deve ser perseguida a disseminação de produtos nocivos à saúde, sejam as drogas clássicas, já incluídas no rol das penalmente proibidas, sejam aquelas que, pelo poder financeiro de seus patrocinadores, estão em toda esquina, como o cigarro e o álcool. 

Entendemos que é a partir de tais drogas que a pessoa chega às mais pesadas, o que significa dizer que o cerco deve ser fechado contra o cigarro e o álcool. O Estado há de criar obstáculos para a aquisição de tais produtos, estabelecendo sanções aos infratores, seja fabricante, distribuidor ou consumidor, proibindo o seu consumo em locais públicos, ao mesmo tempo em que deverá investir em programas de recuperação. Os que quiserem se matar lentamente, ou seja, beber e fumar à vontade, alegando um pseudo consumo-social, que o faça dentro de sua casa, sem prejudicar os que defendem a vida.

Feliz Natal, Próspero 2003!

Recebemos, agradecemos e retribuímos votos de Boas Festas e Próspero 2003 a Mundial Artes Gráficas, Rosa Maria Moura Neves e Família, Fame, Riema, Corplus, Abigraf, Sindigraf, ABTG, Abraform, Brazilian Securities, Ornare, M. Lopes Contabilidade, Acesso Assessoria de Comunicação, Dr. Maristela Vieira Danelon, Lucky Assessoria de Comunicação, Antonio Cassimiro, Isabel Vasconcellos, Ivo Chicuta, Denise de Camargo Ghiu, Eduardo Brasil, Paulo Ferraz e Família, Zaclis Falconi Projetos, Fábio Figueiredo, Jonille Vidal, Mônica Simões Comunicação, Dra. Elaine Pereira Biazzuz Rodrigues, DML/Atitude Assessoria em Comunicação, Clarice Pereira, Rose Matuck, Porta-Voz Comunicação, Binho, Lula Terras, Passarelli Zonis, Nicolau Amaral Comunicação, LVBA, Tereza Quinderé, Arnaldo Jardim, Maysa Alves, Construtora Engeplus, Vita Derm, Graph Work, New Imagem Assessoria de Comunicação, Depieri Valenti Comunicação, Valentina Meyer Consultoria e Comunicação, Vera Moreira, Dr. Luiz Fernando Vieira Danelon, ABIH Nacional, L-Art Comunicação Visual, Gráfica Mazzeo, Assecom Assessoria em Comunicação, ABC Imagem, Aescon-Santos, Câmara Municipal de Guarujá, HeadEnd Media, Serasa, Revista do Explorador, Silvano Tarantelli, Vetroidea, ADS, Du Pont, Correios Rangel Pestana, Construtora Villela & Martins, Acesso, Secovi-SP, CM Comandos Lineares, Conpral.