Dr. Luiz Carlos Ferraz
CHEQUES
– Nenhum estabelecimento comercial é obrigado a aceitar cheque,
mas, se aceitar, não pode fazer nenhum tipo de restrição.
A advertência é de Wagner Luiz Mendes, chefe do Centro de
Informação, Defesa e Orientação do Consumidor,
Cidoc, de Santos. Se houver algum tipo de restrição ao cheque,
pelo fato de a conta corrente ser nova, por exemplo, o cliente deve denunciar
o fato, podendo registrar boletim de ocorrência em Distrito Policial.
O Cidoc funciona na Rua Bahia, 138, Gonzaga, telefone (0**13) 3284.6519.
IPVA sobre
barcos e aeronaves
Por Juliana
Coimbra Ferraz
Proprietários
de embarcações e aeronaves estão comemorando o recente
acórdão do Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), referente
ao julgamento do recurso extraordinário de nº 134509-8, que
pleiteou a declaração de não incidência do Imposto
sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para barcos.
A maioria dos ministros entendeu que tal imposto, instituído pelos
Estados, só pode incidir sobre a propriedade de veículos
terrestres. Agora, para que se impeça a cobrança do IPVA
sobre embarcações e aeronaves, é necessário
o ajuizamento de ação individual, para que se discuta em
juízo cada caso. |
PROCON
– O Procon de Guarujá realizou em setembro 623 atendimentos, a maioria
dos quais relacionado com a área de serviços: foram 243 consultas
sobre telefonia fixa e móvel (ligações não
reconhecidas pelo usuário), bem como fornecimento de água
e energia elétrica (cobranças alternadas e lançamentos
de alto consumo). No setor de produtos, 151 queixas, relacionadas ao não
cumprimento de prazo de entrega, bem como defeito ou entrega de modelo
diferente do escolhido. Na área financeira, 99 reclamações
sobre cobranças de taxas de cartão de crédito, entre
outros. O Procon funciona na Rua Montenegro, 555, esquina com Rua Benjamim
Constant, telefone (0**13) 3383.2177.
TRÂNSITO
- Alvo de críticas generalizadas, a Companhia de Engenharia de Tráfego
(CET) de Santos possui um Serviço de Atendimento ao Cidadão
(SAC), pelos telefones 0800.555102 e 3233.3236, ou na Avenida Rangel Pestana,
126, na Vila Mathias, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às
16h30. O SAC oferece aos maiores de 65 anos uma carteira especial para
ser usada no transporte coletivo municipal, que substitui a apresentação
de outro documento de identificação, e facilita a identificação
por parte do motorista. A esse público, desde que cadastrado na
CET, é concedido um desconto de 50% na compra de passagens para
os ônibus seletivos.
POLUIÇÃO
SONORA - Paulo Xavier F.S. Teixeira escreve para reclamar do barulho
proveniente do “Coqueiro’s Bar”, no Boqueirão, que utiliza equipamentos
de som em volume incompatível durante a madrugada, impedindo o sono
da população local. Alega omissão da Prefeitura e
das Polícias de Praia Grande. Mais eficaz será socorrer-se
ao Judiciário, o que poderá ser feito por meio do Juizado
Especial Cível local, para que o proprietário do estabelecimento
comercial seja obrigado a não utilizar seus equipamentos nas condições
denunciadas. A ação judicial deverá conter pedido
de tutela antecipada, podendo o magistrado julgar, com base em perícia
da Cetesb, que é a empresa estadual que fiscaliza os vários
tipos de poluição do meio ambiente, proferindo sentença
de obrigação, sob pena de multa diária, com base no
artigo 287 do Código de Processo Civil.
Cartas para esta coluna: Jornal
Perspectiva, Consumidor & Cidadania, Avenida Senador Pinheiro Machado,
22, cj. 22, Vila Mathias, Santos/SP, CEP 11075-000, ou por correio
eletrônico. |