Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed112l.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/01/02 12:47:52
Edição 112 - SET/2002 

Estrutura

Rapidez e desperdício zero

Em países como a Inglaterra, índice de construções em aço já chega a 70%

Modernas técnicas e tecnologias construtivas serão apresentadas no II Congresso Internacional da Construção Metálica Cicom, entre os dias 11 e 13/11/2002, no Frei Caneca Shopping Center & Convention Center, em São Paulo. 

Estarão presentes especialistas do Brasil, Estados Unidos e Europa, que abordarão o incremento do mercado de estruturas metálicas em todo o mundo, além de apresentar estudos de cases bem sucedidos e debater as vantagens das construções, apresentando sistemas inovadores, estruturas mistas de aço e concreto, fabricação e montagem de estruturas metálicas, os números do mercado. 

O esqueleto de aço
A rapidez na execução das estruturas e o desperdício próximo a zero são algumas das vantagens do aço. No mundo inteiro, estádios, museus, ginásios, pontes, passarelas, residências e outras edificações já utilizam as estruturas metálicas e, em países como a Inglaterra, o percentual de construções em aço já chega a 70%. Nos Estados Unidos e Japão, ele é em torno de 50%.

As casas de aço apresentam grande resistência, segurança e durabilidade. Práticas e versáteis, permitem grande flexibilidade de layout e variedade de formas, atendendo as exigências da moderna Arquitetura. Além disso, o aço é reciclável e dispensa o uso de madeira, diminuindo o impacto sobre o meio-ambiente. De acordo com dados recentes do IBS, o Brasil fabrica 26,7 milhões de toneladas de aço bruto. 

São comercializadas 10,6 milhões de toneladas de aço plano e 7,3 milhões de aço longo por ano. Hoje, o Brasil tem plena capacidade para atender à demanda da construção civil; o consumo que aumentou 68% em seis anos, com média de 11% ao ano.

A realização do II Cicom é conjunta da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME), do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) e do The Steel Construction Institute (SCI), da Inglaterra. A edição de 2002 tem o patrocínio de sólidas empresas do setor, como a Açominas, Cosipa, CSN, CST, Gedau, Usiminas e &M Tubes, e o apoio especial da Associação Brasileira da Construção Metálica, Abcem, e do Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB. Paralelamente, será realizada a V Feira de Produtos e Tecnologias Aplicados à Construção em Estruturas Metálicas Fast Building Show 2002. A expectativa é que a feira seja visitada por mais de 2.000 profissionais que atuam na área.

Em Cotia/SP, a seqüência da construção de uma casa com estrutura metálica
Em Cotia/SP, a seqüência da construção de uma casa com estrutura metálica
Em Cotia/SP, a seqüência da construção de uma casa com estrutura metálica