Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed110d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/03/02 23:15:37
Edição 110 - JUL/2002 

Cidadania

Audiência pública discute Alegra Centro

Prefeitura executa obras de reurbanização nas Ruas do Comércio e XV de Novembro

Caminhando para comemorar em novembro o primeiro aniversário de sua tramitação na Câmara de Santos, o projeto Alegra Centro, de autoria do prefeito Beto Mansur, será alvo de audiência pública, no dia 19 de agosto, convocada pelo presidente do Legislativo, José Antonio Marques Almeida, o Jama (PPS). O evento acontece às 15 horas, no plenário Ulysses Guimarães, na Rua XV de Novembro, 109, no Centro Histórico.

A matéria já foi aprovada pelas Comissões Permanentes e espera-se que seja pautada ainda este ano para discussão e votação em plenário. O objetivo do Alegra Centro é o desenvolvimento e a revitalização do Centro Histórico de Santos, envolvendo Porto e Bairros do Centro, Valongo e Vila Nova (veja o mapa), na qual a Municipalidade oferece incentivos fiscais aos empresários que ocuparem os imóveis na região para implantar suas atividades.

As vantagens fiscais são sete: isenção de IPTU, isenção de ISS da obra, isenção de ITBI no caso de compra de imóvel, isenção de Taxa de Licença por 5 anos, isenção de ISS (limite de R$ 30 mil/ano) por 5 anos, venda do Potencial Construtivo e, no caso de patrocínio, isenção de 50% de IPTU ou ISS, de terceiros.

Após a aprovação pelo Legislativo, o funcionamento do Alegra Centro exigirá inúmeras ações, como a criação do escritório técnico. Caberá a este escritório a gestão do projeto, incluindo a análise dos projetos de investimentos e intervenções, a articulação com os demais órgãos públicos ou privados e sociedade civil, objetivando ações destinadas à revitalização da região.

Como apoio logístico e contrapartida aos investimentos da iniciativa privada no Centro Histórico, a Prefeitura está executando obras de reurbanização nas Ruas do Comércio e XV de Novembro. Elas deveriam ser entregues em junho, mas a falta de planejamento da CPFL, na importação dos novos transformadores de luz, comprometeu o cronograma inicial. Os melhoramentos consistem na troca do calçamento e da rede elétrica e foi executada pela Terracom, no trecho da Rua do Comércio, e pela Construtécnica, na Rua XV de Novembro, em conjunto com a CPFL e Telefônica.

A rede elétrica aérea foi substituída por tubulação embutida, e os transformadores de luz, quando chegarem, serão instalados em caixas de concreto subterrâneas. Nas calçadas, foi adotado o padrão de mosaico português nas cores branco, preto e vermelho, e nas ruas, paralelepípedo. Também foram implantados 40 postes de ferro fundido, retomando detalhes da arquitetura da época republicana.

Atividades nos imóveis localizados em áreas demarcadas terão incentivos fiscais

Folclore agita Guarujá em agosto

Dois eventos enfocando o folclore acontecem em 8/2002 em Guarujá. De 1º a 31, é realizado o 30ª Festival de Folclore e Artesanato, organizado pela entidade presidida pela baronesa Esther Sant’Anna de Almeida Karwinsky. Já nos dias 10 a 18, a Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato (Abrasoffa), realiza o 16º Festival Internacional de Folclore do Brasil – “Brasil Fest In Folk”. Os eventos contam com apoio da Prefeitura e, segundo o prefeito Maurici Mariano, vão movimentar o turismo na cidade, oferecendo lazer e cultura aos moradores e turistas. No período haverá atrações para todas as idades, mostrando o folclore de várias partes do mundo.

O 16º Festival irá reunir grupos nacionais, internacionais e de expressão local, envolvendo apresentações de escoteiros, estudantes, deficientes físicos, idosos, capoeiristas, entre outros. As exibições de danças e rituais típicos acontecerão em horários variados em cinco pontos estratégicos da Cidade: na Rua Mário Ribeiro, em frente ao Boliche Center; Estação das Barcas de Vicente de Carvalho; em frente ao Acqua Mundo; Praça dos Expedicionários e Abílio dos Santos Branco, além do Teatro Procópio Ferreira. Segundo o secretário de Turismo e Cultura, Heitor Gonzalez, o Festival está entre os 10 maiores do mundo no gênero.

Exibição em 2001: evento para todas as idades

Foro privilegiado gera recurso

O PT apresentará até 9/8/2002 recurso contra o PL nº 6.295/02, aprovado em 25/6/2002, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O projeto estabelece foro privilegiado para autoridades no exercício de função ou mandato e ex-ocupantes de cargos públicos, como presidentes, ministros, governadores, senadores, deputados, prefeitos e magistrados. 

A proposta, apresentada pelo deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), foi votada no apagar das luzes dos trabalhos legislativos. E, além disso, o relator do projeto na CCJ, deputado André Benassi (PSDB-SP), estendeu o privilégio para casos de processos por improbidade administrativa. Se aprovado, beneficiará, entre outros, o juiz Lalau, os ex-senadores Luiz Estevão e Jader Barbalho e o próprio presidente Fernando Henrique, que responde a mais de 180 processos na Justiça.