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Edição 106 - MAR/2002 
Engenharia
The World começa a navegar

Carlos Pimentel Mendes (*)

Página oficial da ResidenSeaEsqueça tudo o que leu ou ouviu sobre condomínios fechados, residence flats, resorts e hotéis de luxo. Comece a pensar em viajar com sua casa - e não estou me referindo aos traillers nas estradas. Viajar por mar, em um luxuoso prédio-navio, do qual você é um dos condôminos, e com todas as comodidades de um transatlântico. Lógico, você deverá dispor de uma módica quantia (US$ 2,25 milhões a US$ 7,5 milhões) para comprar um dos 110 luxuosos apartamentos disponíveis (e não espere refresco no rateio das despesas condominiais!)...

No dia 29/3/2002, começa na Noruega a viagem inaugural do The World, primeiro navio-resort residencial do gênero, que além das 110 residências inclui 88 suítes para convidados. Segundo os armadores ResidenSea Ltd., a embarcação combina o conforto e a privacidade de uma residência com o ambiente luxuoso de um resort exclusivo. A previsão dos construtores é que seja habitado por casais e pessoas sós, executivos principais de corporações, seus parceiros, parentes e amigos, calculando-se que 40% dos residentes sejam norte-americanos e os demais da Europa e outros lugares.

Uma das piscinas a bordo do navio
Os renomados arquitetos navais Petter Yran e Bjorn Storbraaten desenvolveram o visual inovador do The World. Eles ganharam sua reputação combinando linhas elegantes com interiores espaçosos e instalações com o máximo de modernidade, na concepção dos mais luxuosos navios do mundo, incluindo Sea Goddess I e Sea Goddess II; o Silver Cloud e o Silver Wind; Seabourn Pride e Seabourn Spirit; a série Renaissance e o Royal Viking Queen (rebatizado como Seabourn Legend). Entre as características de seu trabalho estão também as cores leves, os amplos espaços públicos abertos e a atenção meticulosa aos detalhes, criando navios marcados por beleza, qualidade e performance, segundo informa a organização ResidenSea.

Situado a cerca de 40 km a noroeste de Trondheim, o estaleiro norueguês FMV tem outras 68 encomendas de embarcações e se especializou em navios tecnologicamente sofisticados, como porta-conteineres, roll-on-roll-off (ro-ro) e ferries turísticos, seguindo a tradição dos estaleiros noruegueses de qualidade construtiva e cumprimento de prazos.

Planta da residência plano E Penthouse, apresentado pelos construtores do navio
Instalações – São cinco os modelos de apartamentos residenciais, com decoração desenvolvida exclusivamente para esse navio pelos renomados criadores Nina Campbell, J.P. Molyneux, Luciano Di Pilla e pela dupla de arquitetos Yran e Storbraaten. Todos os "imóveis" (conforme a definição legal brasileira, mesmo que se movam sobre a água) são totalmente mobiliados e dispõem de todos os confortos de House of Graff, um dos ambientes a bordo do naviouma casa, incluindo cozinha completa, lavadoras/secadoras, terraço privado, e os mais finos acessórios, modernos equipamentos de som e vídeo, acesso à Internet e fax. Os dormitórios incluem suíte com banheiro. Alguns dos apartamentos de 2 e 3 quartos (totalizando 102,8 a 301,2 m²) podem ser alugados quando seus donos não estiverem residindo neles. O aluguel é de no mínimo cinco dias, a US$ 2.100 por apartamento/dia, incluindo acomodações, taxas portuárias e outras despesas.

Residentes e convidados contam com ampla vida noturna, incluindo cassino, música ao vivo, danceteria, bares etc. Há biblioteca, videoteca e CDteca, diversos jornais, cine-teatro e auditório com cursos e seminários constantes sobre diversos temas (História, Astronomia, Culinária, Artes, Dança etc.). Para os esportistas, um clube de golfe, simuladores de esportes com os mais modernos equipamentos, quadra oficial de tênis, duas piscinas, um SPA, saunas etc. (incluindo treinadores pessoais). O navio tem serviços médicos de alta qualidade, com médico e enfermeira 24 horas ao dia, aparelho de radiografia e facilidades operativas, incluindo heliponto para emergências. Sofisticados sistemas de segurança abrangem todo o navio, que conta com equipe de prontidão permanente e instalações de segurança em cada quarto.

Computadores e equipamentos de telecomunicação de última geração, informação contínua sobre a economia mundial, a possibilidade de converter um dos quartos da residência em escritório pessoal garantem a dirigentes de empresas as condições de acompanharem seus negócios, ao mesmo tempo em que visitam suas filiais ao redor do mundo.

Centro de ginástica do navio O estúdio, ambiente para leituras a bordo
Moeda – Uma antiga moeda viking ofertada por um dos futuros passageiros foi arremessada no dia 18/9/2000 sobre o casco do navio, em uma das tradicionais cerimônias-chave realizadas durante as obras do casco - iniciadas seis meses antes e completadas com o lançamento ao mar em 18/2/2001 - quando fez uma viagem de 757 milhas náuticas até o estaleiro Bruces (em Landskrona, Suécia), onde foi completado em 12/3/2002.

Imagem referente ao plano de viagens, no site oficial do navioEm 15/3/2002, o presidente e diretor executivo da ResidenSea Ltd., Frédy Dellis, anunciou que em 28/3 os primeiros moradores poderiam ocupar suas novas casas a bordo do navio, no porto norueguês de Oslo. O navio deve partir no dia seguinte em viagem inaugural para Amsterdam, e durante abril estão previstas escalas em Hamburgo e Londres, em Portugal, na Ilha da Madeira, nas Ilhas Canárias e na Espanha, para receber os demais moradores. 

O ciclo de viagens de 2002 começa em 2 de maio, com o percurso de Lisboa a Imagem referente ao plano de viagens, no site oficial do navioVeneza, quando os primeiros hóspedes (passageiros não residentes) serão admitidos a bordo. Está prevista uma viagem de circunavegação da Terra. O itinerário está sendo organizado de forma a que o navio esteja presente em eventos como o Festival de Cinema de Cannes, o British Open na Escócia e o Grande Prêmio de F1 de Mônaco. 
 

Ficha:
Estágio das obras do navio, em 9/12/2000
Nome do navio: The World
Armador: ResidenSea
Tonelagem: 43 mil toneladas brutas
Comprimento: 644 pés (196,35 metros)
Largura: 97,8 pés (29,8 metros)
Calado: 22 pés (6,7 metros)
Conveses: 12
Velocidade máxima: 18.5 nós
Passageiros: 656 pessoas (residentes e convidados)
Tripulantes: 320 pessoas
Bandeira: Bahamas
Entidade classificadora: Det Norske Veritas
Classificação: DNV + 1A1 Navio de Passageiros EO, ICE-1C COMF-V (CRN) 1 W1 Clean
Gerente construtor: Bergshav Management AS, Grimstad, Noruega
Estaleiro construtor: Fosen Mek Verksteder A/S (FMV), em Rissa, Noruega
Início da construção: 17/3/2000
Lançamento ao mar: 28/2/2001
Obra completada: 12/3/2002
Primeira viagem: 29/3/2002
Página Web: http://www.residensea.com/
Página Web da Engel Volkers sobre o navio 'The World'
(*) Carlos Pimentel Mendes é jornalista, editor do jornal eletrônico Novo Milênio.