Engenharia |
The
World começa a navegar |
Carlos Pimentel Mendes (*)
Esqueça
tudo o que leu ou ouviu sobre condomínios fechados, residence
flats, resorts e hotéis de luxo. Comece a pensar em viajar
com sua casa - e não estou me referindo aos traillers nas
estradas. Viajar por mar, em um luxuoso prédio-navio, do qual você
é um dos condôminos, e com todas as comodidades de um transatlântico.
Lógico, você deverá dispor de uma módica quantia
(US$ 2,25 milhões a US$ 7,5 milhões) para comprar um dos
110 luxuosos apartamentos disponíveis (e não espere refresco
no rateio das despesas condominiais!)...
No dia 29/3/2002, começa na
Noruega a viagem inaugural do The World, primeiro navio-resort
residencial do gênero, que além das 110 residências
inclui 88 suítes para convidados. Segundo os armadores ResidenSea
Ltd., a embarcação combina o conforto e a privacidade de
uma residência com o ambiente luxuoso de um resort exclusivo. A previsão
dos construtores é que seja habitado por casais e pessoas sós,
executivos principais de corporações, seus parceiros, parentes
e amigos, calculando-se que 40% dos residentes sejam norte-americanos e
os demais da Europa e outros lugares.
Os renomados arquitetos navais Petter
Yran e Bjorn Storbraaten desenvolveram o visual inovador do The World.
Eles ganharam sua reputação combinando linhas elegantes com
interiores espaçosos e instalações com o máximo
de modernidade, na concepção dos mais luxuosos navios do
mundo, incluindo Sea Goddess I e Sea Goddess II; o Silver
Cloud e o Silver Wind; Seabourn Pride e Seabourn Spirit;
a série Renaissance e o Royal Viking Queen (rebatizado
como Seabourn Legend). Entre as características de seu trabalho
estão também as cores leves, os amplos espaços públicos
abertos e a atenção meticulosa aos detalhes, criando navios
marcados por beleza, qualidade e performance, segundo informa a organização
ResidenSea.
Situado a cerca de 40 km a noroeste
de Trondheim, o estaleiro norueguês FMV tem outras 68 encomendas
de embarcações e se especializou em navios tecnologicamente
sofisticados, como porta-conteineres, roll-on-roll-off (ro-ro)
e ferries turísticos, seguindo a tradição dos
estaleiros noruegueses de qualidade construtiva e cumprimento de prazos.
Instalações – São
cinco os modelos de apartamentos residenciais, com decoração
desenvolvida exclusivamente para esse navio pelos renomados criadores Nina
Campbell, J.P. Molyneux, Luciano Di Pilla e pela dupla de arquitetos Yran
e Storbraaten. Todos os "imóveis" (conforme a definição
legal brasileira, mesmo que se movam sobre a água) são totalmente
mobiliados e dispõem de todos os confortos de uma
casa, incluindo cozinha completa, lavadoras/secadoras, terraço privado,
e os mais finos acessórios, modernos equipamentos de som e vídeo,
acesso à Internet e fax. Os dormitórios incluem suíte
com banheiro. Alguns dos apartamentos de 2 e 3 quartos (totalizando 102,8
a 301,2 m²) podem ser alugados quando seus donos não estiverem
residindo neles. O aluguel é de no mínimo cinco dias, a US$
2.100 por apartamento/dia, incluindo acomodações, taxas portuárias
e outras despesas.
Residentes e convidados contam com
ampla vida noturna, incluindo cassino, música ao vivo, danceteria,
bares etc. Há biblioteca, videoteca e CDteca, diversos jornais,
cine-teatro e auditório com cursos e seminários constantes
sobre diversos temas (História, Astronomia, Culinária, Artes,
Dança etc.). Para os esportistas, um clube de golfe, simuladores
de esportes com os mais modernos equipamentos, quadra oficial de tênis,
duas piscinas, um SPA, saunas etc. (incluindo treinadores pessoais). O
navio tem serviços médicos de alta qualidade, com médico
e enfermeira 24 horas ao dia, aparelho de radiografia e facilidades operativas,
incluindo heliponto para emergências. Sofisticados sistemas de segurança
abrangem todo o navio, que conta com equipe de prontidão permanente
e instalações de segurança em cada quarto.
Computadores e equipamentos de telecomunicação
de última geração, informação contínua
sobre a economia mundial, a possibilidade de converter um dos quartos da
residência em escritório pessoal garantem a dirigentes de
empresas as condições de acompanharem seus negócios,
ao mesmo tempo em que visitam suas filiais ao redor do mundo.
Moeda – Uma antiga moeda viking
ofertada por um dos futuros passageiros foi arremessada no dia 18/9/2000
sobre o casco do navio, em uma das tradicionais cerimônias-chave
realizadas durante as obras do casco - iniciadas seis meses antes e completadas
com o lançamento ao mar em 18/2/2001 - quando fez uma viagem de
757 milhas náuticas até o estaleiro Bruces (em Landskrona,
Suécia), onde foi completado em 12/3/2002.
Em
15/3/2002, o presidente e diretor executivo da ResidenSea Ltd., Frédy
Dellis, anunciou que em 28/3 os primeiros moradores poderiam ocupar suas
novas casas a bordo do navio, no porto norueguês de Oslo. O navio
deve partir no dia seguinte em viagem inaugural para Amsterdam, e durante
abril estão previstas escalas em Hamburgo e Londres, em Portugal,
na Ilha da Madeira, nas Ilhas Canárias e na Espanha, para receber
os demais moradores.
O ciclo de viagens de 2002 começa
em 2 de maio, com o percurso de Lisboa a Veneza,
quando os primeiros hóspedes (passageiros não residentes)
serão admitidos a bordo. Está prevista uma viagem de circunavegação
da Terra. O itinerário está sendo organizado de forma a que
o navio esteja presente em eventos como o Festival de Cinema de Cannes,
o British Open na Escócia e o Grande Prêmio de F1 de Mônaco.
Ficha:
|
Nome do
navio: |
The
World |
Armador: |
ResidenSea |
Tonelagem: |
43 mil
toneladas brutas |
Comprimento: |
644 pés
(196,35 metros) |
Largura: |
97,8 pés
(29,8 metros) |
Calado: |
22 pés
(6,7 metros) |
Conveses: |
12 |
Velocidade
máxima: |
18.5 nós |
Passageiros: |
656 pessoas
(residentes e convidados) |
Tripulantes: |
320 pessoas |
Bandeira: |
Bahamas |
Entidade
classificadora: |
Det Norske
Veritas |
Classificação: |
DNV + 1A1
Navio de Passageiros EO, ICE-1C COMF-V (CRN) 1 W1 Clean |
Gerente
construtor: |
Bergshav
Management AS, Grimstad, Noruega |
Estaleiro
construtor: |
Fosen Mek
Verksteder A/S (FMV), em Rissa, Noruega |
Início
da construção: |
17/3/2000 |
Lançamento
ao mar: |
28/2/2001 |
Obra completada: |
12/3/2002 |
Primeira
viagem: |
29/3/2002 |
Página
Web: |
http://www.residensea.com/ |
(*) Carlos Pimentel
Mendes é jornalista, editor do jornal eletrônico
Novo
Milênio. |