Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed104f.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/25/02 13:34:57
Edição 104 - JAN/2002 

Praia Grande

Programa comemora a emancipação

O município emancipou-se de São Vicente em 19 de janeiro de 1967

Praia Grande completou 35 anos de emancipação político-administrativa, comemorando uma nova era de desenvolvimento. O programa festivo se estendeu durante uma semana e mostrou que a Cidade está se estruturando, com inaugurações e entregas de obras em diversas áreas sociais. O ponto alto do programa foi a entrega da nova agência do INSS, uma antiga aspiração da comunidade.

A semana de comemorações começou com a entrega das obras de pavimentação de 19 ruas no bairro Sítio do Campo, somando 5.600 metros lineares de asfalto com guias, sarjetas e rede de drenagem. No dia 15, foi reinaugurada a Escolinha de Esportes Radicais da Cidade Ocian. Dia 16, o prefeito Alberto Mourão assinou convênio de apoio ao micro e pequeno empresário do Município (Projeto Incubadora de Empresas), através de uma parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e com a Ciesp (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo). 

No dia 17, Mourão entregou a primeira Unidade de Saúde da Família (Usafa), da Vila Mirim, e no dia 18 inaugurou a Escola Municipal Dr. Wilson Guedes, no Jardim Samambaia. No mesmo dia, foi lançado o livro “Paisagens da Memória - História de Praia Grande”.

No dia 19, houve solenidade cívica na Praça dos Emancipadores, no Boqueirão. Na ocasião, foram feitas homenagens aos emancipadores e entrega de nova frota de veículos para a Prefeitura. Às 11 horas, foi inaugurada a primeira agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de Praia Grande, na Avenida Vicente de Carvalho, 228, na Cidade Ocian. Outros eventos marcaram o aniversário da cidade, como o show do grupo Os Travessos.

O prefeito Alberto Mourão entregou a nova agência do INSS, na Cidade Ocian
História - Praia Grande emancipou-se de São Vicente em 19 de janeiro de 1967, após anos de árduas batalhas nos campos político e jurídico, travadas por comissões de emancipadores contra autoridades vicentinas e deputados que lutavam pela manutenção de Praia Grande sob a jurisdição de São Vicente.

O povoamento do território iniciou-se a partir da chegada de Martim Afonso de Souza e, durante três séculos, caracterizou-se pela presença de núcleos caiçaras, entre a encosta do Morro Xixová e a divisa com Mongaguá. Embora desde o final do século XIX já existissem núcleos de povoação estabelecidos no Boqueirão, Guilhermina e Solemar, entre outros, o desenvolvimento da Cidade só teria início com as construções da Fortaleza do Itaipu (entre 1902 e 1910) e da Ponte Pênsil (em 1914).

Atualmente, a Estância Balneária de Praia Grande é a terceira em arrecadação, dentre as mais de 50 estâncias do Estado, e é também, conforme pesquisa divulgada pela Embratur, a praia preferida dos turistas de São Paulo. A Cidade hoje tem 201 mil habitantes. Mas mantém uma população flutuante média de 400 mil pessoas por mês, durante o ano, e chega a receber mais de um milhão de visitantes, como ocorreu na virada deste ano de 2002.