Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed089r.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/22/00 12:51:38
Edição 089 - SET/2000 

Santos

Bonde circula na Internet

Ao mesmo tempo que o tradicional bonde volta a circular no dia 23 de setembro pelas ruas de Santos, outro bonde entra em circulação, na rede mundial de computadores Internet: com mais de 100 páginas de informação e imagens raras ou atuais, O Bonde já pode ser visto no endereço http://www.novomilenio.inf.br/santos/obonde.htm

Santos já teve bondes-irrigadores e de socorro, além de veículos sobre trilhos usados em casamentos e funerais, no transporte de bandas musicais e até da família imperial brasileira. Num tempo em que andar de bonde dava direito a nota em coluna social, havia também o bonde lavageiro, assim conhecido por ser muito usado para o transporte de restos de comida destinados à criação de porcos. 

Os bondes também foram bastante utilizados no transporte de mercadorias pela cidade, e além de terem a confiança da população nos seus rígidos horários (podia-se acertar o relógio pelo momento de sua passagem), serviam até como antecessores dos atuais veículos de transporte de estudantes. 

Das oficinas dos bondes santistas saíram também a primeira locomotiva elétrica fabricada no Brasil e outros veículos especiais. Mantido em grande parte de sua existência pela Cia. City, o serviço de bondes também ajudou a desenvolver a cidade, estabelecendo as diretrizes dos atuais serviços de ônibus, abrindo vias de ligação entre o núcleo urbano do Centro e as praias e dando oportunidade ao desenvolvimento de outros serviços (gás, energia elétrica etc.). 

Mesmo com a extinção do serviço, os bondes santistas não desapareceram totalmente. Por exemplo, um dos cartões postais de Curitiba é o bondinho da Rua das Flores, que originalmente circulou em Santos.