Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed088i.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 23:19:48
Edição 088 - AGO/2000 

Negócios

Atacadão inaugura 15ª loja

Empreendimento utilizou moderna técnica de construção, gerando mais de 600 empregos diretos e indiretos

Investindo recursos próprios, o Grupo Atacadão inaugurou em 28 de julho sua 15ª loja, em Santos, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 298. A construção ficou a cargo da Royal Brasil, que é uma holding do Grupo.

A inauguração contou com a presença de 1.500 pessoas, entre autoridades, fornecedores, funcionários e a diretoria do Grupo Atacadão. Em seu discurso, o prefeito Beto Mansur elogiou a rapidez com que a obra foi realizada e lembrou o cumprimento de uma promessa feita a ele pelo presidente Paulo Rubens de Lima, de que contrataria pessoal da região, ampliando a oferta de emprego.

O empresário afirmou que durante a execução a obra gerou mais de 600 empregos, diretos e indiretos, sendo que para o funcionamento da unidade, sob a gerência de Carlos Roberto do Carmo, foram contratadas 350 pessoas.

Nova loja Atacadão teve piso executado com concreto Engemix
A obra – A execução da obra foi acompanhada pelo arquiteto Cleber Roberto Couto. Há 2 anos na empresa, período em que atuou em 4 obras, Cleber contou que a primeira providência foi canalizar um córrego existente no terreno de 30 mil metros quadrados. Após os serviços de limpeza e sondagem, foi iniciada a cravação de 520 estacas, pela Scac.

A montagem da estrutura compreendeu pilares, lajes e pré-fabricados da Reago, o que totalizou 14.160 metros quadrados de área construída, com a utilização de 3.000 metros cúbicos de concreto Engemix. Além de um espaçoso galpão, a nova loja conta com estacionamento coberto para 450 veículos e doca para carga e descarga de caminhões.

“Foi uma obra extremamente rápida, com aplicação de tecnologia avançada”, enfatizou o arquiteto. “O tipo de material utilizado resultou numa cobertura metálica muito leve, montada no chão, içada posteriormente para o teto por guindaste”, contou, frisando que foram utilizadas lajes pré-moldadas em concreto para execução do piso da loja, feito em concreto desempenado com acabamento em vítreo.

Parcerias - Sobre o esquema de parcerias adotado pela Royal, Cleber disse que algumas empresas já trabalham com o Grupo há muito tempo - tais como a Propainel, JL Capacitores, Marmoraria Imigrantes. No caso da cobertura, de estrutura espacial metálica, por exemplo, foi contratada a Entap, através do engenheiro Sérgio Tartuce. 

“Foi a sexta obra que eles fizeram para a gente”, contou. Da região, a única construtora contratada foi a Dofer Engenharia, de São Vicente, responsável pela execução dos serviços de concretagem de estruturas, alvenarias, instalações hidráulicas e acabamentos em geral. “Se não tivéssemos adotado essa parceria com o fornecedor, não teríamos tempo hábil para construir uma obra dessa e entregar no prazo”, afirmou.

Novos parceiros da Baixada Santista foram incorporados a Royal Brasil. Toda caixilharia de alumínio foi executada por uma nova empresa de Santos, a Alumna Esquadrias, pertencente à Correa e Costa Jr. Ltda.

A Rede Atacadão foi fundada há 38 anos em Maringá, no Paraná, e está em expansão em vários Estados, especialmente em São Paulo, onde constrói uma unidade em Itaquera. O grupo começou com uma lojinha de secos e molhados e hoje conta com 15 lojas, cinco centrais de atacado e mais de 3.000 funcionários. 

O ator global Stênio Garcia, garoto-propaganda da Rede, fez elogios ao investimento do Grupo Atacadão. “Tenho a satisfação de dizer que trabalho com a rede há 21 anos e Santos só tem a ganhar com esse empreendimento”, afirmou.