Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed088g.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 23:20:20
Edição 088 - AGO/2000 

Qualidade

1ª construtora da região certificada ISO 9002

Xavel obteve a Certificação ISO 9002, investindo na racionalização do seu sistema construtivo e na qualificação de empregados

Há 14 anos atuando na construção civil, incorporando, construindo e comercializando, a Xavel Empreendimentos Imobiliários Ltda. é a primeira empresa do Baixada Santista a conquistar o Certificado ISO 9002 para a Construção e Vendas de Imóveis. O título foi recomendado pela certificadora inglesa Lloyd’s Register Quality Assurance, reconhecida pelo rigor de suas auditorias, e concedido pela UKAS e o Inmetro, o que garante a Qualidade Total dos imóveis construídos pela Xavel.

“Nosso principal objetivo é a satisfação do cliente, para quem o aumento da qualidade de nossos produtos significa projetos exclusivos, tecnologia de construção, esmero no acabamento e preços competitivos”, afirmam os sócios Antônio Xavier e Avelino.

A modernização da empresa é o resultado de um empenho coletivo que tem a coordenação de Ana Carolina Azevedo Passos, pós-graduada em Gestão de Empresas, que atua como Diretora Comercial, e Carlos Eduardo Azevedo Passos, arquiteto, que exerce a função de Diretor Técnico.

Nas obras, organização e cuidados com a segurança: garantia de serviços com qualidade
Dois anos - Segundo contaram, os esforços visando a conquista da certificação começaram há cerca de 2 anos com a contratação da NBS - Nacional Bureau de Serviços, empresa de consultoria independente, que apurou os objetivos da Xavel e forneceu as orientações para a elaboração de um Sistema de Gestão da Qualidade atendendo as necessidades da empresa e adequando a Norma NBR ISO 9002/1994.

A partir daí foram desenvolvidos procedimentos documentados relativos ao processo de produção e comercialização de um edifício, contemplando desde a aquisição de materiais e serviços, até a conservação e entrega do imóvel pronto.

Destacam-se aí, como exemplo, os procedimentos de execução de serviços, nos quais incorporando a técnica existente na empresa, aliada a novas tecnologias, são utilizados pelos funcionários para a realização das etapas construtivas, como por exemplo: execução de alvenaria, colocação de azulejos, concretagem, entre outros. Vale destacar que estas instruções são passadas aos trabalhadores através de treinamentos feitos dentro e fora do canteiro de obras, garantindo desta forma a qualidade e padronização dos serviços executados.

Ponto importante no sistema são as inspeções e ensaios realizados durante o recebimento dos materiais em obra e na verificação dos serviços executados, bem como a inspeção final meticulosa que é realizada ao término da construção, momento em que improváveis defeitos são sanados a fim de que o cliente final receba o imóvel de forma impecável.

Escola - Para que o sistema da qualidade seja assimilado, a Xavel mantém uma escola de alfabetização no canteiro de obras, fornecendo o ensino básico. Além disso, são efetuados treinamentos específicos para cada função, com base nos procedimentos, e ainda treinamentos de segurança no trabalho, convivência no canteiro de obras, cuidados com saúde, entre outros. Estes treinamentos abrangem tanto os funcionários diretos quanto os terceirizados, que são informados sobre as exigências e o padrão Xavel de qualidade, conforme detalharam Carlos Passos e Ana Carolina.

Todo fornecedor, seja de produtos ou de serviços, é submetido a uma pré-qualificação antes de ser contratado. Se preencher os requisitos exigidos, a empresa poderá prestar serviços. “Independente dessa qualificação, o fornecedor será monitorado, pois além de adotar nossos procedimentos, fazemos outras exigências, como a uniformização dos funcionários e a utilização de equipamentos de segurança”, afirmaram. Esta preocupação é elogiada por inúmeras empresas, mas na Baixada Santista ainda existem alguns prestadores de serviço que mantém um estilo conservador, não aceitando os novos padrões. “A tendência é que sejam excluídos do mercado, pois cada vez mais as construtoras estão adotando o conceito da Qualidade Total”.

Organização - As diferenças em utilizar um sistema de gestão da qualidade podem ser observadas na organização do canteiro de obras da Xavel: o pessoal trabalha uniformizado e com os equipamentos de segurança adequados, o estoque dos materiais é cuidadosamente armazenado e identificado, o que facilita o transporte, evita o desperdício e garante que não serão utilizados produtos fora do prazo de validade. 

Além disso, a obra mantém um aspecto de limpeza constante, o que simplifica a execução dos serviços, proporcionando um ambiente agradável e motivador aos trabalhadores. 

“A preocupação com o meio ambiente é item importante em nossa política”, declaram Ana Carolina e Carlos Passos. Um exemplo disso é a preocupação em manter as calçadas em torno da obra em ótimas condições de tráfego e limpeza. Há um cuidado também com a queda de objetos e o nível de ruídos. “Não fazemos mais concretagem aos sábados para não perturbar a vizinhança”, exemplificaram. 

E mais: na obra, são separados os resíduos de metal, plástico e papelão do entulho.
Alem da produção de imóveis, a Xavel implantou procedimentos da qualidade nas atividades de venda direta dos mesmos. “Hoje, nossos corretores estão treinados de acordo com os procedimentos da empresa, o que produz um melhor relacionamento com os clientes. Nas pesquisas realizadas depois da entrega do imóvel, temos constatado um alto grau de satisfação dos nossos clientes”, finalizaram Carlos Passos e Ana Carolina.