Qualidade
1ª construtora da região
certificada ISO 9002
Xavel obteve a Certificação
ISO 9002, investindo na racionalização do seu sistema construtivo
e na qualificação de empregados
Há
14 anos atuando na construção civil, incorporando, construindo
e comercializando, a Xavel Empreendimentos Imobiliários Ltda. é
a primeira empresa do Baixada Santista a conquistar o Certificado ISO 9002
para a Construção e Vendas de Imóveis. O título
foi recomendado pela certificadora inglesa Lloyd’s Register Quality Assurance,
reconhecida pelo rigor de suas auditorias, e concedido pela UKAS e o Inmetro,
o que garante a Qualidade Total dos imóveis construídos pela
Xavel.
“Nosso principal objetivo é
a satisfação do cliente, para quem o aumento da qualidade
de nossos produtos significa projetos exclusivos, tecnologia de construção,
esmero no acabamento e preços competitivos”, afirmam os sócios
Antônio Xavier e Avelino.
A modernização da empresa
é o resultado de um empenho coletivo que tem a coordenação
de Ana Carolina Azevedo Passos, pós-graduada em Gestão de
Empresas, que atua como Diretora Comercial, e Carlos Eduardo Azevedo Passos,
arquiteto, que exerce a função de Diretor Técnico.
Dois anos - Segundo contaram,
os esforços visando a conquista da certificação começaram
há cerca de 2 anos com a contratação da NBS - Nacional
Bureau de Serviços, empresa de consultoria independente, que apurou
os objetivos da Xavel e forneceu as orientações para a elaboração
de um Sistema de Gestão da Qualidade atendendo as necessidades da
empresa e adequando a Norma NBR ISO 9002/1994.
A partir daí foram desenvolvidos
procedimentos documentados relativos ao processo de produção
e comercialização de um edifício, contemplando desde
a aquisição de materiais e serviços, até a
conservação e entrega do imóvel pronto.
Destacam-se aí, como exemplo,
os procedimentos de execução de serviços, nos quais
incorporando a técnica existente na empresa, aliada a novas tecnologias,
são utilizados pelos funcionários para a realização
das etapas construtivas, como por exemplo: execução de alvenaria,
colocação de azulejos, concretagem, entre outros. Vale destacar
que estas instruções são passadas aos trabalhadores
através de treinamentos feitos dentro e fora do canteiro de obras,
garantindo desta forma a qualidade e padronização dos serviços
executados.
Ponto importante no sistema são
as inspeções e ensaios realizados durante o recebimento dos
materiais em obra e na verificação dos serviços executados,
bem como a inspeção final meticulosa que é realizada
ao término da construção, momento em que improváveis
defeitos são sanados a fim de que o cliente final receba o imóvel
de forma impecável.
Escola - Para que o sistema
da qualidade seja assimilado, a Xavel mantém uma escola de alfabetização
no canteiro de obras, fornecendo o ensino básico. Além disso,
são efetuados treinamentos específicos para cada função,
com base nos procedimentos, e ainda treinamentos de segurança no
trabalho, convivência no canteiro de obras, cuidados com saúde,
entre outros. Estes treinamentos abrangem tanto os funcionários
diretos quanto os terceirizados, que são informados sobre as exigências
e o padrão Xavel de qualidade, conforme detalharam Carlos Passos
e Ana Carolina.
Todo fornecedor, seja de produtos
ou de serviços, é submetido a uma pré-qualificação
antes de ser contratado. Se preencher os requisitos exigidos, a empresa
poderá prestar serviços. “Independente dessa qualificação,
o fornecedor será monitorado, pois além de adotar nossos
procedimentos, fazemos outras exigências, como a uniformização
dos funcionários e a utilização de equipamentos de
segurança”, afirmaram. Esta preocupação é elogiada
por inúmeras empresas, mas na Baixada Santista ainda existem alguns
prestadores de serviço que mantém um estilo conservador,
não aceitando os novos padrões. “A tendência é
que sejam excluídos do mercado, pois cada vez mais as construtoras
estão adotando o conceito da Qualidade Total”.
Organização
- As diferenças em utilizar um sistema de gestão da qualidade
podem ser observadas na organização do canteiro de obras
da Xavel: o pessoal trabalha uniformizado e com os equipamentos de segurança
adequados, o estoque dos materiais é cuidadosamente armazenado e
identificado, o que facilita o transporte, evita o desperdício e
garante que não serão utilizados produtos fora do prazo de
validade.
Além disso, a obra mantém
um aspecto de limpeza constante, o que simplifica a execução
dos serviços, proporcionando um ambiente agradável e motivador
aos trabalhadores.
“A preocupação com
o meio ambiente é item importante em nossa política”, declaram
Ana Carolina e Carlos Passos. Um exemplo disso é a preocupação
em manter as calçadas em torno da obra em ótimas condições
de tráfego e limpeza. Há um cuidado também com a queda
de objetos e o nível de ruídos. “Não fazemos mais
concretagem aos sábados para não perturbar a vizinhança”,
exemplificaram.
E mais: na obra, são separados
os resíduos de metal, plástico e papelão do entulho.
Alem da produção de
imóveis, a Xavel implantou procedimentos da qualidade nas atividades
de venda direta dos mesmos. “Hoje, nossos corretores estão treinados
de acordo com os procedimentos da empresa, o que produz um melhor relacionamento
com os clientes. Nas pesquisas realizadas depois da entrega do imóvel,
temos constatado um alto grau de satisfação dos nossos clientes”,
finalizaram Carlos Passos e Ana Carolina. |