Imagem: reprodução parcial da matéria original
E. F. Sorocabana (1939-1971) - Fepasa (1971-1998)
Bandeirantes
Município de Praia Grande, SP
Ramal de Juquiá - km 116,800 (1986)
SP-0981
Inauguração: n/d
com trilhos
Uso atual: abandonada
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado
comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte.
O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí,
novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região.
O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para
Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
A ESTAÇÃO: Sem registros de quando teria sido aberta, a parada de Bandeirantes fica na bifurcação da SP-55 com a estrada que vai para a ponte do Mar Pequeno, no Jardim Samambaia. Somente sobraram a plataforma e a estrutura metálica vertical.
Também chamada de Vila Bandeirantes ou de Parada Bandeirantes. Não há registros desta parada nos relatórios da Sorocabana.
A estação, em 1986
Foto: reprodução do Relatório Fepasa - 1986, publicada com a matéria
A parada, em 27 de março de 2001
Foto: Ralph M. Giesbrecht, publicada com a matéria
A parada, em 27 de março de 2001
Foto: Ralph M. Giesbrecht, publicada com a matéria
Em 2008, nada mudou
Foto: Marcos Nóbrega, em 19/9/2008, publicada com a matéria |