Foto: Prefeitura Municipal de Praia Grande, 2004
PRIVILÉGIO
Orgulho da Cidade, ciclovia acompanha toda região da orla
Praia Grande ganha destaque nacional por investir no setor
Enquanto Santos encanta os visitantes por manter o "maior
jardim à beira-mar" e São Vicente atrai turistas ao apresentar o "maior espetáculo em areia de praia do mundo", Praia Grande é destaque nacional
por abrigar a mais extensa ciclovia de orla do Brasil. Apesar desse título, porém, os 22,5 quilômetros de pista ciclística que acompanham as praias
da Cidade representam apenas metade do sistema viário exclusivo para bicicletas construído pela Prefeitura nos últimos anos.
Contando hoje com 42,7 quilômetros de ciclovias prontas, Praia Grande chegará, em
breve, a cerca [de] 50 quilômetros de pista, assim que forem concluídas as obras de mais
7,3 quilômetros, nas marginais da Via Expressa Sul - sistema viário que substituiu o antigo Acesso 291 da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega -, na Vila
Mirim.
As obras complementarão o projeto de ciclovias da Via Expressa Sul, cujo trecho entre
o Campo da Aviação e a Vila Mirim já foi executado. Os serviços abrangem dois trechos: da Curva do S até a Rua Aldo Coli, na Vila Mirim, e do Trevo
da Aviação até a Avenida Ayrton Senna, no Boqueirão.
No primeiro trecho, de 2.760 metros lineares de pista, o trabalho está em fase de
conclusão. Já na outra área, com 4.540 metros de extensão, os serviços foram iniciados recentemente e o percurso está sendo aterrado e nivelado. Ao
final destas obras, a Via Expressa terá 10 quilômetros contínuos de ciclovias, em ambos os lados, totalizando 20 quilômetros de pista.
A decisão da Prefeitura de concluir as ciclovias da Via Expressa Sul, antes mesmo de
terminar o sistema viário, surgiu do entendimento de que a pista para bicicletas atende às necessidades crescentes da população local, que utiliza
este meio de locomoção para dirigir-se a outros bairros, ao trabalho ou à escola.
|
Primeiro trecho de pista foi construído em 1993
|
|
Diversão - O primeiro trecho da ciclovia foi construído em 93, na primeira
gestão do prefeito Alberto Mourão, que, com a realização das obras de urbanização da orla marítima, começou a colocar em prática um projeto de
resgate da qualidade de vida dos moradores e da imagem da Cidade junto aos turistas.
Emoldurada por coqueiros, a ciclovia da orla apresenta um perfil mais voltado ao
lazer. Porém, o fluxo de trabalhadores é intenso nos horários de entrada e saída do serviço em casas comerciais.
Já na Via Expressa, durante a semana, a pista é usada quase que exclusivamente por
pessoas que têm a bicicleta como único meio de transporte. O lazer no local é mais observado nos finais de semana, mas a proximidade de avenidas com
grande movimento de carros prejudica um pouco este tipo de utilização.
Emoldurada por coqueiros, que fazem uma espécie de túnel verde,
a ciclovia acompanha toda a orla
Foto: Adalberto Marques/Raimundo Rosa, publicada com a matéria
Outro trecho singular da ciclovia é o que acompanha a Avenida dos Trabalhadores, em um
percurso de aproximadamente três quilômetros, entre o Terminal Rodoviário Tude Bastos e a Vila São Jorge. Construída recentemente, a via é utilizada
diariamente por centenas de trabalhadores e estudantes. Porém, mais do que uma obra viária, a pista para bicicletas proporcionou um visual mais
agradável ao canal da avenida, que ganhou um jardim com árvores e gramas.
O Município conta ainda com mais 2,5 quilômetros de ciclovia na Avenida Ayrton Senna,
e outros 4 quilômetros na Curva do S. Com tantas opções, o número de ciclistas vem crescendo a cada ano. Estudos mostraram que 20 mil pessoas
utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou escola, ou simplesmente aproveita o veículo para o lazer.
Foto: Prefeitura Municipal de Praia Grande, 2004
|