Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh007a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/15/05 10:22:10
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - IGREJAS
Capelas, igrejas e celebrações (1)

Leva para a página anterior


Capela de Nossa Senhora da Guia em 2004
Foto: Klaus Werner, em folheto para divulgação turística, da Prefeitura Municipal de Praia Grande

Cidade nova, sem tempo para reunir atrações baseadas em sua história, Praia Grande tem entretanto atrativos quase escondidos, que revelam interessantes histórias.

Como estas duas capelas, destacadas no caderno especial Praia Grande do jornal santista A Tribuna, em 19 de janeiro de 2005, em matéria de Joaquim Ordonez, Pedro Cunha e Manuel Alves Fernandes, com fotos de Adalberto Marques e Raimundo Rosa:


Construída em 1894, a capela de Nossa Senhora da Guia fica nas imediações do Portinho
Foto publicada com a matéria

IGREJAS
Pequenas capelas se destacam pela simplicidade

Templos católicos fazem parte do patrimônio sacro da região

Cidade jovem, Praia Grande não dispõe de grandes monumentos históricos. Não obstante, destacam-se entre os patrimônios sacros da região, pela simplicidade e charme, as duas pequenas capelas do Município: de Nossa Senhora da Guia e de Santa Mathilde.

A primeira, mais famosa, foi erguida em 1894 pela família portuguesa Soares, devota da santa. Conta a história que, para cumprir uma promessa pela recuperação de uma filha que havia adoecido e se recuperou após suas preces, o banqueiro e proprietário de terras, José Pereira Soares, construiu um pequeno templo na praça que leva ao Portinho, próximo ao portal de entrada da Cidade.

A capela abriga uma imagem da santa que foi trazida da região de Trás-os-Montes, em Portugal. Relatos dão conta de que a estátua foi roubada na década e 60 e, depois de algum tempo, foi descoberta no Rio de Janeiro, em uma feira comum, por um comerciante de Praia Grande.

Também devoto da santa, ele ofereceu imediatamente seu cordão de ouro em troca da imagem que, assim, foi reconduzida ao seu lugar de origem na capela. Ao lado da igreja, existe uma imagem de Cristo Crucificado, em bronze. Essa imagem, assim como o prédio, foram recuperados em 1994, durante a primeira administração do atual prefeito Alberto Mourão.

A capela de Santa Mathilde é cercada por uma bela paisagem
Foto publicada com a matéria

Reforma - De acordo com Maria Geralda do Nascimento, uma das devotas que há anos cuidam voluntariamente da capela, o prédio necessita novamente de uma reforma em sua estrutura, devido a infiltrações de água. "Atrás da capela passa um rio que, em dias de chuva forte, transborda e alaga toda a área. Há uma promessa do prefeito de recuperar o piso e acreditamos nisso, pois sempre tivemos apoio da Administração".

A capela de Nossa Senhora da Guia pode ser visitada diariamente. Já a de Santa Mathilde, localizada no Jardim Mathilde, costuma permanecer fechada. Cercada de bela paisagem, a construção teve sua pedra fundamental lançada em 11 de dezembro de 1949, após uma missa campal. A nave da capela tem 100 metros quadrados.


Capela de Nossa Senhora da Guia
Foto: AGEM/PDTUR-BS - Agência Metropolitana da Baixada Santista

Leva para a página seguinte da série