Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/nomundo9.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/09/02 13:21:45

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

A defesa dos idiomas no mundo - França

A França possui inclusive um Ministério de Terminologia, obriga à tradução de todos os programas de computador (lá, software é logiciel), os aeronautas fizeram greve e conseguiram que, em território francês, o idioma usado nas comunicações entre aeronaves e aeroportos seja o Francês.

Como país criador das Olimpíadas da Era Moderna, protestou contra a tentativa de retirada do idioma Francês das comunicações oficiais dos jogos (que, em Sidney, foram feitas em Grego, Inglês e Francês). Em 4/8/1994, editou a lei 94.665, buscando disciplinar e prestigiar o uso da língua francesa.

Em 14/4/2002, as agências de notícias internacionais registraram a polêmica entre um dos principais jornais franceses, Le Monde, e seus leitores:

Leitores do 'Le Monde' criticam novo projeto

PARIS - Os leitores do Le Monde reagiram indignados à publicação, em caráter experimental, de um suplemento semanal em inglês, com artigos do New York Times. A idéia foi bem recebida pelo público de 15 a 24 anos, mas a maioria dos leitores reclamou, afirmando, entre outras coisas, que o diário francês "curvou-se à americanização do planeta" e lembrando que o jornal americano não publica uma linha em francês. (Reuters)

Outra notícia sobre o tema, distribuída pela Internet, com mais detalhes:

Franceses não aprovam publicação em inglês
   
Leitores do jornal francês Le Monde não aprovam a publicação de um suplemento semanal em inglês, com artigos do diário norte-americano The New York Times. A manifestação contrária dos leitores, que acusam o jornal de contribuir para o processo de "americanização" e destruição da língua francesa, se deu a partir de cartas enviadas à redação.

Em agosto de 2001, o Le Monde realizou uma pesquisa na qual 59% dos entrevistados disseram ter interesse em um suplemento com textos em inglês. Jovens entre 15 e 24 anos foram os que demonstraram maior apoio à idéia. Segundo o ombudsman do Le Monde Robert Sole, a idéia do suplemento é fazer com que os franceses tenham uma nova visão dos EUA. (Fonte: Comunique-se)