Aproveitando a
comemoração anual do Dia da Criança, em 12/10/2001, o Projeto "Presenteando com Letras 2001" pretende presentear - com livros
paradidáticos em língua portuguesa, preferencialmente de autores nacionais - crianças e adolescentes que tenham pouca ou
nenhuma possibilidade de obtê-los. O principal objetivo do
projeto é despertar-lhes o gosto pela leitura, o espírito crítico, a criatividade, o raciocínio lógico, proporcionar
conhecimento, ampliar conceitos e visão de mundo, desenvolver valores, assim como melhor conhecer, promover e defender a
Língua Portuguesa, estimulando a consciência da identidade nacional.
Um objetivo correlato seria formar uma biblioteca, ou ainda, ampliar uma já
existente, em local acessível a essas crianças e adolescentes.
Esse projeto repetir-se-á a cada ano, no período de agosto à primeira
quinzena de outubro, sempre beneficiando comunidades carentes nesse aspecto que o projeto aborda. O projeto poderá ser
implementado também em outras datas festivas, como o Natal, por exemplo.
A comunidade beneficiada será escolhida pelas diretorias do MNDLP e da
APAEP-BS, em qualquer parte do território nacional e conhecida sempre com antecedência de um mês do início da arrecadação do
ano em curso.
O Projeto "Presenteando com Letras 2001" iniciará sua implementação com a
comunidade de Caruara (e/ou Monte Cabrão e/ou Ilha Diana) em Santos, Estado de São Paulo.
1º passo:
a) Entrar em contato com o Presidente da Sociedade Melhoramentos de Caruara (e/ou Monte Cabrão,
e/ou Ilha Diana), buscando apoio para o projeto.
Apresentar o projeto "Presenteando com Letras" -
2001.
Elaborar listagem com o nome e idade das crianças da comunidade, pois a idéia é presentear
cada uma com um livro.
Eleger o local para o início da possível organização da Biblioteca MNDLP/APAEP-BS -
Cantinho das Letras l (a cargo da Sociedade), com a utilização dos prováveis livros restantes arrecadados, para utilização de
todas as crianças da Sociedade (caso o local já conte com uma biblioteca, a coleção será incorporada a seu acervo).
Escolher o local para a entrega dos livros na Semana da Criança. No dia da entrega
(dependendo de parceiros), poderá haver uma festa com contadores de histórias, pequeno espetáculo musical, distribuição de
doces, refrigerantes, etc.
Será providenciado aviso à imprensa, visando à cobertura no dia da entrega e participação
da festa.
Cada escola participante poderá formar, a seu critério, uma comissão de alunos e
professores para acompanhar a solenidade de entrega.
Marcar data da solenidade de entrega com a Sociedade e o MNDLP/APAEP-BS.
2º passo:
Eleger um local para que as pessoas que não façam parte de nenhuma comunidade escolar
participante, e que tiverem a intenção de colaborar, tenham a possibilidade de fazer a entrega de seus livros, papel de
presente e fita adesiva, já que a promoção será divulgada, também, fora das escolas.
b) Visitar as escolas selecionadas para esta fase, apresentando o projeto, em busca de apoio:
(1) Carmo; (2) Coração de Maria; (3) São José; (4) Liceu Santista; (5) Objetivo; (6)
Universitas; (7) Stella Maris; (8) Sigma; (9) Marza; (10) Jean Piaget; (11) Universitário; (12) Pequeno Príncipe; (13) Colégio
Santista; (14) Santa Cecília, (15) Regina Altman e ainda duas ou mais escolas municipais (a intenção é estender, para os
próximos anos, o projeto para todas as escolas municipais, estaduais e particulares).
Cada escola receberá o material matriz para ser multiplicado (fotocópia), como panfletos e
cartazes para divulgar dentro de sua escola aos alunos, professores e funcionários, para conhecimento e possíveis adesões ao
projeto.
Cada escola participante deverá ter um local na própria escola para arrecadação dos livros,
papel de presente, fita adesiva.
Será marcada pelo MNDLP/APAEP-BS uma data para recolhimento do material arrecadado
(possivelmente, a última semana de setembro).
Poderá, cada escola participante, a seu critério, ter uma comissão de professores e alunos
para acompanhar a entrega, cuja data e horário de saída serão marcados com a devida antecedência para que possam providenciar
o seu meio de locomoção.
O MNDLP/APAEP-BS divulgará, em todas as matérias, entrevistas e em sua página da Internet,
as escolas participantes e apoiadores e, se estes tiverem página, será colocado um vínculo no sítio eletrônico do MNDLP.
No documento de entrega para a biblioteca já existente da Sociedade, ou para aquela que
poderá vir a ser criada, constará o nome de todos os participantes (escolas) e apoiadores do projeto.
O consórcio MNDLP/APAEP-BS entregará Menção Honrosa para as três escolas que conseguirem
arrecadar o maior número de livros.3º passo:
a) Divulgação e apoio dos meios de comunicação:
Serão contatados todos os meios de comunicação, tais como: TV, rádio, jornais etc., a
fim de buscar não só divulgação como apoio/patrocínio.
Tentar conseguir um anúncio gratuito no início de agosto e outro no fim de outubro, a fim
de divulgar o MNDLP/APAEP-BS e os parceiros apoiadores.
TVs locais: Tribuna, Comunitária, Brasil, Santa Cecília, Band.
Jornais locais: A Tribuna, Jornal da Orla, Diário do Litoral,
Expresso Popular, Boqueirão News.
Rádios locais: Cultura, Tribuna, Guarujá, Santa Cecília, Litoral.
4º passo:
b) Busca de parceiros para o Dia da Criança (festa de entrega).
Entrar em contato com empresas, administrações (municipal, estadual ou federal) que possam
patrocinar e/ou apoiar com estrutura, dinheiro, anúncio em jornal, artigos para a festa, como doces, refrigerantes, contador
de histórias, espetáculo musical, papel de presentes ou até livros (se não os houver em número suficiente).
Providenciar transporte do material até o local (área continental de Santos).
Poderão, também, ser procuradas editoras de livros infantis.
5º passo:
d) Organização da festa - se conseguido o patrocínio necessário.
Contatar contador(s) de histórias e/ou mímico e/ou mágico.
Pequeno espetáculo com músicas nacionais infantis e/ou teatro. Verificar aparelhagem
necessária, força (tomada) etc.
Decoração.
Levar os doces, refrigerantes etc.
Levar os livros um ou dois dias antes da festa.
Verificar a existência, ou não, de local (Sociedade) para serem guardados os itens para a
festa.6º passo:
c) Organização dos livros para o Dia das Crianças (entrega). Local para guarda e separação dos
livros. Separar os livros, observando:
estado geral;
se adequado a nossos propósitos;
se em Língua Portuguesa;
por faixa etária, por exemplo, pré-escolar, 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série (fazendo uma
marcação no pacote).
marcação e numeração de todos os livros doados que forem fazer parte da biblioteca.
Autora: Caroline Menezes Roldan
RG: 23.669.494-7
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