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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/10/01 11:59:18

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

Projeto Presenteando com Letras

Aproveitando a comemoração anual do Dia da Criança, em 12/10/2001, o Projeto "Presenteando com Letras 2001" pretende presentear - com livros paradidáticos em língua portuguesa, preferencialmente de autores nacionais - crianças e adolescentes que tenham pouca ou nenhuma possibilidade de obtê-los.

O principal objetivo do projeto é despertar-lhes o gosto pela leitura, o espírito crítico, a criatividade, o raciocínio lógico, proporcionar conhecimento, ampliar conceitos e visão de mundo, desenvolver valores, assim como melhor conhecer, promover e defender a Língua Portuguesa, estimulando a consciência da identidade nacional.

Um objetivo correlato seria formar uma biblioteca, ou ainda, ampliar uma já existente, em local acessível a essas crianças e adolescentes.

Esse projeto repetir-se-á a cada ano, no período de agosto à primeira quinzena de outubro, sempre beneficiando comunidades carentes nesse aspecto que o projeto aborda. O projeto poderá ser implementado também em outras datas festivas, como o Natal, por exemplo.

A comunidade beneficiada será escolhida pelas diretorias do MNDLP e da APAEP-BS, em qualquer parte do território nacional e conhecida sempre com antecedência de um mês do início da arrecadação do ano em curso.

O Projeto "Presenteando com Letras 2001" iniciará sua implementação com a comunidade de Caruara (e/ou Monte Cabrão e/ou Ilha Diana) em Santos, Estado de São Paulo.

1º passo:
a) Entrar em contato com o Presidente da Sociedade Melhoramentos de Caruara (e/ou Monte Cabrão, e/ou Ilha Diana), buscando apoio para o projeto.

  • Apresentar o projeto "Presenteando com Letras" - 2001.

  • Elaborar listagem com o nome e idade das crianças da comunidade, pois a idéia é presentear cada uma com um livro.
  • Eleger o local para o início da possível organização da Biblioteca MNDLP/APAEP-BS - Cantinho das Letras l (a cargo da Sociedade), com a utilização dos prováveis livros restantes arrecadados, para utilização de todas as crianças da Sociedade (caso o local já conte com uma biblioteca, a coleção será incorporada a seu acervo).
  • Escolher o local para a entrega dos livros na Semana da Criança. No dia da entrega (dependendo de parceiros), poderá haver uma festa com contadores de histórias, pequeno espetáculo musical, distribuição de doces, refrigerantes, etc.
  • Será providenciado aviso à imprensa, visando à cobertura no dia da entrega e participação da festa.
  • Cada escola participante poderá formar, a seu critério, uma comissão de alunos e professores para acompanhar a solenidade de entrega.
  • Marcar data da solenidade de entrega com a Sociedade e o MNDLP/APAEP-BS.
  • 2º passo:
    Eleger um local para que as pessoas que não façam parte de nenhuma comunidade escolar participante, e que tiverem a intenção de colaborar, tenham a possibilidade de fazer a entrega de seus livros, papel de presente e fita adesiva, já que a promoção será divulgada, também, fora das escolas.
    b) Visitar as escolas selecionadas para esta fase, apresentando o projeto, em busca de apoio:

  • (1) Carmo; (2) Coração de Maria; (3) São José; (4) Liceu Santista; (5) Objetivo; (6) Universitas; (7) Stella Maris; (8) Sigma; (9) Marza; (10) Jean Piaget; (11) Universitário; (12) Pequeno Príncipe; (13) Colégio Santista; (14) Santa Cecília, (15) Regina Altman e ainda duas ou mais escolas municipais (a intenção é estender, para os próximos anos, o projeto para todas as escolas municipais, estaduais e particulares).
  • Cada escola receberá o material matriz para ser multiplicado (fotocópia), como panfletos e cartazes para divulgar dentro de sua escola aos alunos, professores e funcionários, para conhecimento e possíveis adesões ao projeto.
  • Cada escola participante deverá ter um local na própria escola para arrecadação dos livros, papel de presente, fita adesiva.
  • Será marcada pelo MNDLP/APAEP-BS uma data para recolhimento do material arrecadado (possivelmente, a última semana de setembro).
  • Poderá, cada escola participante, a seu critério, ter uma comissão de professores e alunos para acompanhar a entrega, cuja data e horário de saída serão marcados com a devida antecedência para que possam providenciar o seu meio de locomoção.
  • O MNDLP/APAEP-BS divulgará, em todas as matérias, entrevistas e em sua página da Internet, as escolas participantes e apoiadores e, se estes tiverem página, será colocado um vínculo no sítio eletrônico do MNDLP.
  • No documento de entrega para a biblioteca já existente da Sociedade, ou para aquela que poderá vir a ser criada, constará o nome de todos os participantes (escolas) e apoiadores do projeto.
  • O consórcio MNDLP/APAEP-BS entregará Menção Honrosa para as três escolas que conseguirem arrecadar o maior número de livros.
  • 3º passo:
    a) Divulgação e apoio dos meios de comunicação:

  • Serão contatados todos os  meios de comunicação, tais como: TV, rádio, jornais etc., a fim de buscar não só divulgação como apoio/patrocínio.
  • Tentar conseguir um anúncio gratuito no início de agosto e outro no fim de outubro, a fim de divulgar o MNDLP/APAEP-BS e os parceiros apoiadores.
  • TVs locais: Tribuna, Comunitária, Brasil, Santa Cecília, Band.
  • Jornais locais: A Tribuna, Jornal da Orla, Diário do Litoral, Expresso Popular, Boqueirão News.
  • Rádios locais: Cultura, Tribuna, Guarujá, Santa Cecília, Litoral.
  • 4º passo:
    b) Busca de parceiros para o Dia da Criança (festa de entrega).

  • Entrar em contato com empresas, administrações (municipal, estadual ou federal) que possam patrocinar e/ou apoiar com estrutura, dinheiro, anúncio em jornal, artigos para a festa, como doces, refrigerantes, contador de histórias, espetáculo musical, papel de presentes ou até livros (se não os houver em número suficiente).
  • Providenciar transporte do material até o local (área continental de Santos).
  • Poderão, também, ser procuradas editoras de livros infantis.
  • 5º passo:
    d) Organização da festa - se conseguido o patrocínio necessário.

  • Contatar contador(s) de histórias e/ou mímico e/ou mágico.
  • Pequeno espetáculo com músicas nacionais infantis e/ou teatro. Verificar aparelhagem necessária, força (tomada) etc.
  • Decoração.
  • Levar os doces, refrigerantes etc.
  • Levar os livros um ou dois dias antes da festa.
  • Verificar a existência, ou não, de local (Sociedade) para serem guardados os itens para a festa.
  • 6º passo:
    c) Organização dos livros para o Dia das Crianças (entrega). Local para guarda e separação dos livros. Separar os livros, observando:

  • estado geral;
  • se adequado a nossos propósitos;
  • se em Língua Portuguesa;
  • por faixa etária, por exemplo, pré-escolar, 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série (fazendo uma marcação no pacote).
  • marcação e numeração de todos os livros doados que forem fazer parte da biblioteca.
  •  
    Autora: Caroline Menezes Roldan
    RG: 23.669.494-7
     

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