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Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa
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NOSSO IDIOMA CURIOSO E DIVERTIDO
Uma forcinha do idioma à Matemática
Registramos resumidamente os comentários do professor e
cientista Aguinaldo Prandini Riccieri, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), feitos em recente entrevista ao apresentador
de televisão Jô Soares, no Programa do Jô, reapresentado pela Rede Globo de Televisão e rádio CBN na madrugada de 9/3/2005.
Imagem: captura de tela, Programa do Jô, Rede Globo de TV,
9/3/2005, 1h11
Como explicou ele, grande parte das dificuldades que os alunos têm com o aprendizado de
Matemática está no fato de os termos empregados não terem sido traduzidos, perdendo assim o sentido original. Ele demonstrou na
lousa a evolução de alguns termos, as distorções havidas e como a retomada do sentido original dos nomes facilitaria o entendimento.
Por exemplo, raiz quadrada. O nome lembra apenas uma raiz no formato de um quadrado, nada
que se relacione com o mundo das contas. Porém, a expressão original era "radix", que significa "lado". Então, num quadrado composto
por nove segmentos, cada lado apresentará três segmentos. Assim, o lado de um quadrado 9 é 3, como em:
"radix quadratum 9 aequalis 3"
Abreviando e complicando: "rad quad 9 ae 3"
"ra 9 a² 3"...
Imagem: captura de tela, Programa do Jô, Rede Globo de TV,
9/3/2005, 1h10
Já o sinal de percentagem é apenas uma abreviação de "per cento", que assim se desenvolveu:
per cento
pº cº
%
Imagem: captura de tela, Programa do Jô, Rede Globo de TV,
9/3/2005, 1h14
Até mesmo os sinais de adição (+) e subtração (-) têm uma explicação para essas formas, ao
se estudar a evolução das expressões:
3 et 2
3 t 2
3 + 2
|
3 minus 2
__
3 m 2
3 - 2
|
Imagem: captura de tela, Programa do Jô, Rede Globo de TV,
9/3/2005, 1h14
Professores de Matemática que, como ele, pesquisarem a origem dos símbolos e das expressões
usadas verão que o uso da terminologia ajustada simplifica muito o entendimento, como nos exemplos acima.
Imagem: captura de tela, Programa do Jô, Rede Globo de TV,
9/3/2005, 1h18
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