Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/humor/0501f003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/05 00:32:11
FEBEANET
O milagre da multiplicação das autopeças...

Já se sabia muitos anos antes, no Brasil, que se alguém quisesse comprar todas as peças de um carro novo, nas concessionárias oficiais de autopeças, e montá-lo sozinho em casa, gastaria umas três vezes mais que comprando o veículo pronto.


Captura de tela, TV Band News, 5/1/2005, 00h16

O que o governo enfim "descobriu", após ampla investigação, é que os valores podem chegar a ser 620% maiores. E principalmente, que as concessionárias oficiais eram obrigadas pelas montadoras a comprar as peças por valor significativamente maior e assim vendê-las aos clientes. 


Captura de tela, TV Band News, 5/1/2005, 00h16

Daí, o Ministério Público resolveu denunciar a prática lesiva ao interesse dos consumidores, por parte das montadoras 

Fiat, Ford, General Motors e Volkswagen
- gravem bem esses nomes, lembrem de como essas empresas tratam seus clientes, quando forem comprar um carro novo. Elas não se pronunciaram sobre esse flagrante de abuso nas práticas comerciais.


Captura de tela, TV Band News, 5/1/2005, 00h16

Segundo os cáculos incluídos na denúncia, para comprar todas as peças originais-de-fábrica de um veículo de motor 1.0 novo, que custa R$ 15 mil nas lojas, seria necessário dispender R$ 80 mil - mão-de-ora não incluída. 

Detalhe: se a pessoa pesquisar um pouco no mercado, longe das concessionárias, descobrirá que o valor somado dessas peças cai para algo como uns R$ 30 mil - alto, mas compreensível considerando que são peças vendidas isoladamente, com embalagens individualizadas, embutindo ainda os custos com a estrutura de comercialização no varejo.


Captura de tela, TV Band News, 5/1/2005, 00h17

Enquanto a Justiça ameaça multar as quatro montadoras com valores até R$ 210 mil por dia, caso o abuso persista, a história dessa prática comercial lesiva é incluída na edição 2005 deste Festival de Besteiras que Assola a Internet (Febeanet), por conta da péssima visão empresarial dessas empresas: além de agirem contra seus clientes, agem contra as suas concessionárias (impedidas de concorrer no mercado com as lojas não autorizadas) e se expõem a esse violento arranhão em sua imagem empresarial, que havia custado tanto esforço de propaganda para melhorar - e vai custar ainda mais para corrigir.