HUMOR
Uma pizza por telefone, em futuro próximo
Texto repassado a Novo Milênio pela internauta Sandra Maria Fernandes de Mendonça, em 13/2/2004:
Pedindo uma pizza em 2 mil e tanto
Telefonista: "Pizza Hot, bom dia"
Cliente: "Bom dia, quero encomendar
uma pizza"
Telefonista: "Pode me dar o seu NIDN?"
Cliente: "Com certeza, o meu
número de identificação nacional é 6102049998-45-54610"
Telefonista: "Muito obrigado Sr. Kerry.
A sua morada é 1742 Meadowland Drive, e o seu número de telefone é 494-2366, o seu número no escritório da Lincoln Insurance é o
745-2302 e o seu portátil é 266-2566. De que número o Sr. ligou?"
Cliente: "Eu? Estou em casa. Onde foi
buscar essas informações todas?"
Telefonista: "Nós estamos ligados em
rede ao Sistema."
Cliente: (Suspiro) "Ah sim! Eu queria
encomendar duas pizzas com extra queijo e camarão..."
Telefonista: "É capaz de não ser uma
boa idéia."
Cliente: "O quê!!!?"
Telefonista: "Consta na sua ficha
médica que sofre de hipertensão e de um nível muito alto de colesterol; além disso, o seu seguro de vida desaconselha vivamente
escolhas perigosas para a sua saúde."
Cliente: "Pois é ...tem razão! O que é
que me propõe?"
Telefonista: "Por quê não experimenta
a nossa pizza light com iogurte de soja? Tenho certeza de que vai adorar!"
Cliente: "Como é que sabe que vou
adorar!!!?
Telefonista: "O Sr. consultou o site 'Recette
Gourmandes au Soja' na biblioteca municipal dia 15/01 às 14h32, quando permaneceu ligado à rede durante 36 minutos; daí a minha
sugestão."
Cliente: "Pronto está bem! Dê-me duas
pizzas tamanho família, quanto é?"
Telefonista: "É a escolha certa para
sr., a sua esposa e respectivos 4 filhos. São $49,99."
Cliente: "Quer o meu número de cartão
de crédito?"
Telefonista: "Lamento mas vai ter que
pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado."
Cliente: "Não faz mal, eu vou ao
multibanco levantar dinheiro antes que chegue a pizza."
Telefonista: "Duvido que consiga. Tem
a conta a descoberto."
Cliente: "Meta-se na sua vida.
Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?"
Telefonista: "Estamos um pouco
atrasados. Daqui a 45 minutos serão entregues. Se estiver com muita pressa pode vir buscá-las, só que transportar duas pizzas de
moto não é aconselhável, além de ser perigoso."
Cliente: "Mas que raio de história é
esta, como é que sabe que vou de moto?"
Telefonista: "Peço desculpas, apenas
reparei que não tinha pago as prestações do carro e que ele foi penhorado. Mas a sua Harley está paga. Daí pensei que fosse
utilizá-la."
Cliente: "@#%/$@&?#!"
Telefonista: "Agradeço que não me
insulte... não se esqueça que já foi condenado em julho de 2009 por insulto a Agente na via pública."
Cliente: (Silêncio)
Telefonista: "Mais alguma coisa!?"
Cliente: "Não, é tudo... não,
espere... não se esqueça dos 2 litros de Coca Cola que constam na promoção."
Telefonista: "Peço imensas desculpas,
mas o regulamento da nossa promoção, conforme citado no art. 3/12, proíbe-nos de enviar bebidas com açúcar às pessoas diabéticas."
*********
Só para compararem, vale recordar como é em pleno 2004 o diálogo
de um cliente com a empresa Telefônica ou
Telefónica, ou Telefonica (até agora, os espanhóis não decidiram o que fazer com o acento, então espicharam o "f" para ficar sobre o
"o" e disfarçar...). Lembre-se: é um diálogo real, com uma empresa tão atualizada que - vários anos após a privatização - os
extratos da conta ainda preservam o nome anterior: Telesp.
Como o usuário imagina que seja a central telefônica moderna, pelos
serviços que presta
(mas acredite: a foto foi feita por volta de 1920, numa cidade do
interior paulista)
Primeiro, disque o número de atendimento ao cliente da Telefônica (esqueça o velho 104,
agora é preciso discar tudo isso: 0800 771 5104).
Detalhe: nem tente procurar esse número na lista telefônica. Acredite se
quiser: o número de atendimento ao cliente da empresa telefônica não consta na lista (da Listel), nem na contracapa, nem nas páginas
iniciais, nem no catálogo em si, nem nas páginas amarelas. Mas console-se: ao menos você encontrará facilmente, entre os telefones
úteis, o número do IML (significa: Instituto Médico Legal. Saiba disso, pois na lista só vem a sigla). A fabulosa lista tem também
informações detalhadas sobre como tirar o passaporte e se mudar para algum país mais civilizado...
Bem, se você discar 0800 771 5104 e o computador da empresa não
estiver muito ocupado conversando com alguma secretária eletrônica, você ouvirá a gravação:
- Bem-vindo à Telefônica. Tecle pausadamente o DDD + o número do
telefone que deseja consultar. Para informações sobre DDD e DDI e promoções com o código 15 tecle 2. Se você não possui linha
telefônica tecle 3.
Comentário - para uma empresa que alardeia na publicidade as
vantagens de seu sistema Detecta de identificação de chamadas, primeiro ponto negativo. Ela poderia detectar o telefone que chamou e
deixar como opção que o cliente consulte informações sobre outro número telefônico ("tecle 3"...). E a gravação ainda poderia
acrescentar, triunfalmente: "Tá detectado!!!"...
Bem, você tecla, e tecla, e tecla números e opções infinitas, dá
voltas e mais voltas nos meandros do "Tecle 2 para x, 3 para y...", para tentar chegar à informação desejada - informar sobre
uma árvore caída na rua sobre a fiação telefônica, ameaçando derrubar o cabo e deixar o bairro sem telefonia, e pedir que enviem uma
equipe ao local.
Enfim, se conseguir falar com um atendente humano qualquer,
teclando algum número a esmo, e já fulo da vida com a idiotice de quem programou esse atendimento eletrônico, você pede que a pessoa
transfira a ligação para o setor competente, se é que isso existe. Mas, primeiro vem a pergunta fatal:
- De que cidade está falando? Qual é o número do seu telefone?
Comentário - além do Detecta, também o sistema automático
que pede para teclar seu número de telefone é inútil, já que evidentemente a telefonista não recebeu essa informação.
Então, você informa verbalmente os dados solicitados. A telefonista
começa a responder no gerúndio.
- Um momento, vou estar transferindo a sua ligação para
outro setor.
Em pleno gerundismo, você vai estar aguardando um momento que deve
estar demorando em média uns cinco minutos, afora os outros quinze minutos que você já vai estar perdendo para chegar a este ponto -
se é que a ligação não vai estar caindo a qualquer momento.
Com um pouco de sorte, a telefonista vai terminar de estar
transferindo a ligação, outra voz vai estar atendendo:
- De que cidade está falando? Qual é o número do seu telefone?
(... o resto da conversa é impublicável. Mesmo porque é bem provável
que depois de tudo isso você vai estar descobrindo que vai precisar estar ligando para outro número e terá de estar repetindo toda a
operação)...
... E a internauta Lucelena repassou a Novo Milênio, em
17/3/2004, a imagem abaixo, auto-explicativa. Refere-se ao atendimento da TELEFONICA - TELEMAR EMBRATEL
LINHA ELETRICIDADE
FIO ONDA NET
INTELIG CANBRAS
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