Olá
senhores diretores e presidente da Fiat Automóveis!
Antes de tudo,
gostaria de me apresentar. Sou um cliente fiel da Fiat
nos últimos 8 anos. Só para se ter uma idéia, atualmente
tenho um bônus de R$ 2.700,00 reais no Cartão Fiat Credicard
ainda não usado e que provavelmente nunca será usado. HÁ
HÁ HÁ HÁ!!
Caros
senhores, o meu objetivo hoje aqui é me redimir diante de tão
reputada empresa que, nos últimos 60 dias, ouviu de
mim as mais "injustas reclamações", sem dizer dos esbravejamentos
feitos através do 0800 e dos Fax exaltados por mim enviados. Tudo
bem que vocês me deixaram 51 dias esperando
por um Stilo (aquele da frase: "OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO
TEM"). EU NÃO TENHO. HÁ HÁ HÁ HÁ!
Sem comentários...
Também
né, quem mandou pedir um carro com todos aqueles opcionais?!! Aqueles
que na propaganda da televisão o cara diz que os "outros" não
têm. Aliás, estes tais opcionais que os outros não
têm são tão "únicos" que inclusive vocês também
não têm, né? HÁ HÁ HÁ HÁ!
Mas tudo bem... Eu não entendi a propaganda... Quer o quê?!
O cara nem publicitário é e quer entender de propaganda!!
Tá bom... Além do mais, não passa de um pobre assalariado,
estressado, sem senso de humor e impaciente. Que são 51 dias? Claro
que vocês devem logo ter concluído: Esse cara não tem
eStilo mesmo... HÁ HÁ HÁ HÁ! Que palhaçada
não é pessoal?
Vocês
lembram daquele primeiro e-mail que eu enviei reclamando indignado?!! Não
gosto nem de lembrar... Ainda bem que vocês nem me responderam. E
aqueles dois fax que eu passei, nos dias 10/10 e 14/10/02, dizendo que,
se vocês
não me respondessem, eu iria denunciar para a impressa, enviar e-mail
para "meio mundo" e outras coisas mais? (Veja o fax na menu de navegação).
Coisa típica de cliente que não tem eStilo né? HÁ
HÁ HÁ HÁ! Ainda bem que vocês também
nem me responderam. Ah, e aquela matéria que saiu no Jornal Nacional
do dia 1º de novembro
sobre a falta de peças na fábrica de vocês? (Veja a
matéria no menu Reportagens) Já vou logo dizendo: não
foi culpa minha não! Eu nem falei nada para a Globo!! Vai ver que
eles também compraram um Stilo e cansaram de esperar. HÁ
HÁ HÁ HÁ!
Mas
as "armações de barraco", ou melhor, as "armações
de circo" não pararam por aí não! Coitada da Cibele
(atendente do
0800 da FIAT) que teve de ouvir, agora no dia 12/11, todosos meus "injustos
esbravejamentos" pelo telefone. Ó Cibele minha querida, perdoe esse
pobre palhaço sem senso de humor. É que naquele dia eu estava comemorando
51 dias de espera... Vamos dar um desconto para o meu Estresse né
pessoal? É que eu sou meio impaciente mesmo. Mas antes de esbravejar,
eu me desculpei com a moça e avisei que as coisas que ela iria ouvir
não eram para ela.
Acho que ela nem teve coragem de entregar a gravação daquela
conversa para vocês... É, esbravejei mesmo e daí? Querem
esperar o quê de cliente que não tem eStilo? HÁ HÁ
HÁ HÁ!
Mas
o pior eu ainda não contei. Por conta desses diazinhos, eu fiquei
a pé. Ah, que trágico... Mas sem problemas, pois a concessionária
me emprestou um Ford Ka. HÁ HÁ HÁ HÁ! Isso
mesmo, um Ford Ka!! HÁ HÁ HÁ HÁ! Pode?! Eu
até apelidei o coitadinho
de Kapeta. Isso mesmo: Ka-pe-ta! Afinal de contas foi um inferno sair de
uma Brava (que eu vendi para comprar o Stilo) com ar, direção
hidráulica e um monte de coisas mais para entrar num Kazinho sem
nada disso... Buaaaaá! Buaaaá!
Quem
conhece bem a minha história é o professor Mitsuo. Ele de
vez em quando pegava carona comigo. Cansou de ouvir as minhas choradeiras.
Buaaaaá! Buaaaá! Teve até um dia que tentou me convencer
de trocar o meu Stilo por um tal de 307, carro
que nem nome tem. Pode?! Na verdade, pensei comigo, esse carro do Mitsuo
tá mais para 171 (É que eu achei que ele tava "pagando 171"
pra minha cabeça, entende?). É claro que eu ignorei
a sugestão dele. Ninguém sai trocando um STILO por coisa
que não conhece... HÁ HÁ HÁ HÁ! Que
palhaçada não é pessoal?!
Bom,
mas o tempo passou... E no dia que fiz a última ligação
para a Fiat (aquela que a Cibele atendeu no dia 12/11), saí para
o serviço revoltado com a fábrica. Será que esse pessoal
tá pensando que eu sou palhaço?! Há mais de 50 dias
que ligo e ninguém me responde. HÁ HÁ HÁ HÁ!
Claro que não, Claro que não. Eles sabem que
eu sou apenas mais um cliente da Fiat Automóveis. Porém,
no caminho, quando parei no semáforo, algo inesperado aconteceu.
Encostou do meu lado um carro que nunca eu tinha visto. Logo me perguntei:
Que carro é esse? Retardei minha partida para que o motorista ao
lado saísse primeiro e, assim, eu pudesse ver o nome daquela máquina.
E, para minha surpresa, era o tal do 307 que o professor
Mitsuo tanto me falava. Como eu pude não acreditar nele antes, perguntava-me.
Mas, realmente, não tinha como acreditar nas coisas que o Mitsuo
falava do Peugeot 307. Este carro é do tipo que só vendo
para crer. E, graças à FIAT, eu pude ver um antes de ter
um Stilo. HÁ HÁ HÁ HÁ! Diz a história
que quem ri por último, ri melhor.
Batata,
cheguei em casa e, imediatamente, entrei no site da Peugeot. Lá
estava ele, com tudo aquilo que dizem por aí que os outros não
têm, mas que ele tem. Peguei o telefone, liguei na concessionária
da Fiat e bati o martelo: Não quero mais ter eStilo, vou comprar
um 307. E no dia seguinte: comprei um Peugeot 307!!! Já vi
que eu nunca vou ter eStilo mesmo... HÁ HÁ HÁ HÁ!
Olha só que carro. (Veja o carro na menu de navegação).
Agora eu até
criei uma frase para o Peugeot 307. É parecida com a de vocês,
mas não é igual. Veja:
"PEUGEOT 307
OU VOCÊ
TEM, OU VOCÊ TEM".
EU TENHO...
HÁ HÁ
HÁ HÁ!
Nota do Autor:
Este
protesto é única e exclusivamente voltado à FIAT Automóveis.
A história é real e aconteceu comigo. Às vezes, fico
me perguntando o que leva uma empresa a tratar um cliente fiel da forma
como eu fui tratado. Vestir-me de PALHAÇO foi a maneira de traduzir
a todos vocês, como nos sentimos diante de situações
de descaso e desrespeito ao consumidor. Só para se ter uma idéia,
10 clientes que tenham tomado uma atitude semelhante a minha, representam
um prejuízo de 420 mil reais por ano para a montadora. Talvez isso
explique o por quê da empresa está falindo na Europa, segundo
notícias veiculadas pela imprensa nacional, no mês de outubro
(Veja matérias no menu Reportagem da barra de navegação).
A FIAT brasileira
demonstrou, diante da forma como me tratou e deve estar tratando
milhares de outros clientes, que vive um processo de AUTOFAGIA COMPETITIVA.
Esta autofagia (Autodestruição) competitiva é quando
uma empresa entrega, por conta da sua inoperância gerencial, o seu
cliente para os concorrentes. A FIAT fez isso quando usou de todos os meios
para convencer um CLIENTE FIEL a procurar outra marca que fizesse por ele
o que ela não faz. Conclui-se que o maior inimigo da FIAT no mercado,
atualmente, é ela própria, pois ninguém melhor para
fazê-la perder mercado do que ela mesma.
Quanto à
Concessionária que me atendeu, a qual resolvi preservar o nome,
devo dizer que a mesma fez todos os esforços possíveis na
tentativa de obter, junto à fábrica, o veículo por
mim adquirido (Veja o recibo de compra na barra de navegação).
Inclusive me cedeu, sem ônus nenhum, um veículo para que pudesse
utilizar enquanto aguardava a fabricação do carro. No último
dia 14/11/02, a concessionária me restituiu os R$ 15.500,00 pagos
em adiantamento. Algumas pessoas até me recomendaram a entrar com
uma ação na Justiça contra a FIAT por Danos Morais.
Afinal de contas, fui alvo de chacota por parte de muitos colegas que sabiam
da minha história. Mas, acho que a melhor ação contra
a empresa, no momento, é esta que estou tomando: Divulgar o seu
descaso para que outros consumidores não sejam feitos de palhaços.
ALÉM DO MAIS, SE ANALISAR BEM, ISSO FOI ATÉ POSITIVO, POIS,
DO CONTRÁRIO, EU NÃO TERIA DESCOBERTO E COMPRADO O PEUGEOT
307. O PREJUÍZO TERIA SIDO MAIOR...
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