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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/13/03 12:15:56
FEBEANET
O eStilo Fiat de capturar seus clientes...

Um (ex-)fiel cliente da Fiat Automóveis, revoltado com o tratamento recebido daquela montadora italiana instalada em Minas Gerais, está causando o maior rebuliço na Internet brasileira - e já começa a ser descoberto em outros países, pois tem páginas também em italiano, inglês e espanhol. Maltratado pela empresa, resolveu botar a boca no trombone em alto estilo. A Fiat conseguiu inclusive na Justiça retirar o site brasileiro (na HPG) da Web por algum tempo, mas ele retornou via provedor estrangeiro. Já foi alvo de entrevista na televisão e agora promove uma guerra judicial contra a montadora ítalo-mineira. Quem se deu bem foi a concorrente Peugeot, que ganhou um novo cliente...

Este é o manifesto principal no site Maritonio - que atingiu mais de 23 mil visitas diárias, apenas alguns dias após ser lançado -, nos termos exatos em que foi apresentado, apenas adaptado do script Java para texto simples com imagens:

Olá senhores diretores e presidente da Fiat Automóveis! 

Antes de tudo, gostaria de me apresentar. Sou um cliente fiel da Fiat nos últimos 8 anos. Só para se ter uma idéia, atualmente tenho um bônus de R$ 2.700,00 reais no Cartão Fiat Credicard ainda não usado e que provavelmente nunca será usado. HÁ HÁ HÁ HÁ!! 

Caros senhores, o meu objetivo hoje aqui é me redimir diante de tão reputada empresa que, nos últimos 60 dias, ouviu de mim as mais "injustas reclamações", sem dizer dos esbravejamentos feitos através do 0800 e dos Fax exaltados por mim enviados. Tudo bem que vocês me deixaram 51 dias esperando por um Stilo (aquele da frase: "OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO TEM"). EU NÃO TENHO. HÁ HÁ HÁ HÁ!
Sem comentários... 

Também né, quem mandou pedir um carro com todos aqueles opcionais?!! Aqueles que na propaganda da televisão o cara diz que os "outros" não têm. Aliás, estes tais opcionais que os outros não têm são tão "únicos" que inclusive vocês também não têm, né? HÁ HÁ HÁ HÁ! Mas tudo bem... Eu não entendi a propaganda... Quer o quê?! O cara nem publicitário é e quer entender de propaganda!! Tá bom... Além do mais, não passa de um pobre assalariado, estressado, sem senso de humor e impaciente. Que são 51 dias? Claro que vocês devem logo ter concluído: Esse cara não tem eStilo mesmo... HÁ HÁ HÁ HÁ! Que palhaçada não é pessoal?

Vocês lembram daquele primeiro e-mail que eu enviei reclamando indignado?!! Não gosto nem de lembrar... Ainda bem que vocês nem me responderam. E aqueles dois fax que eu passei, nos dias 10/10 e 14/10/02, dizendo que, se vocês não me respondessem, eu iria denunciar para a impressa, enviar e-mail para "meio mundo" e outras coisas mais? (Veja o fax na menu de navegação). Coisa típica de cliente que não tem eStilo né? HÁ HÁ HÁ HÁ! Ainda bem que vocês também nem me responderam. Ah, e aquela matéria que saiu no Jornal Nacional do dia 1º de novembro sobre a falta de peças na fábrica de vocês? (Veja a matéria no menu Reportagens) Já vou logo dizendo: não foi culpa minha não! Eu nem falei nada para a Globo!! Vai ver que eles também compraram um Stilo e cansaram de esperar. HÁ HÁ HÁ HÁ!

Mas as "armações de barraco", ou melhor, as "armações de circo" não pararam por aí não! Coitada da Cibele (atendente do 0800 da FIAT) que teve de ouvir, agora no dia 12/11, todosos meus "injustos esbravejamentos" pelo telefone. Ó Cibele minha querida, perdoe esse pobre palhaço sem senso de humor. É que naquele dia eu estava comemorando 51 dias de espera... Vamos dar um desconto para o meu Estresse né pessoal? É que eu sou meio impaciente mesmo. Mas antes de esbravejar, eu me desculpei com a moça e avisei que as coisas que ela iria ouvir não eram para ela. Acho que ela nem teve coragem de entregar a gravação daquela conversa para vocês... É, esbravejei mesmo e daí? Querem esperar o quê de cliente que não tem eStilo? HÁ HÁ HÁ HÁ!

Mas o pior eu ainda não contei. Por conta desses diazinhos, eu fiquei a pé. Ah, que trágico... Mas sem problemas, pois a concessionária me emprestou um Ford Ka. HÁ HÁ HÁ HÁ! Isso mesmo, um Ford Ka!! HÁ HÁ HÁ HÁ! Pode?! Eu até apelidei o coitadinho de Kapeta. Isso mesmo: Ka-pe-ta! Afinal de contas foi um inferno sair de uma Brava (que eu vendi para comprar o Stilo) com ar, direção hidráulica e um monte de coisas mais para entrar num Kazinho sem nada disso... Buaaaaá! Buaaaá!

Quem conhece bem a minha história é o professor Mitsuo. Ele de vez em quando pegava carona comigo. Cansou de ouvir as minhas choradeiras. Buaaaaá! Buaaaá! Teve até um dia que tentou me convencer de trocar o meu Stilo por um tal de 307, carro que nem nome tem. Pode?! Na verdade, pensei comigo, esse carro do Mitsuo tá mais para 171 (É que eu achei que ele tava "pagando 171" pra minha cabeça, entende?). É claro que eu ignorei a sugestão dele. Ninguém sai trocando um STILO por coisa que não conhece... HÁ HÁ HÁ HÁ! Que palhaçada não é pessoal?!

Bom, mas o tempo passou... E no dia que fiz a última ligação para a Fiat (aquela que a Cibele atendeu no dia 12/11), saí para o serviço revoltado com a fábrica. Será que esse pessoal tá pensando que eu sou palhaço?! Há mais de 50 dias que ligo e ninguém me responde. HÁ HÁ HÁ HÁ! Claro que não, Claro que não. Eles sabem que eu sou apenas mais um cliente da Fiat Automóveis. Porém, no caminho, quando parei no semáforo, algo inesperado aconteceu. Encostou do meu lado um carro que nunca eu tinha visto. Logo me perguntei: Que carro é esse? Retardei minha partida para que o motorista ao lado saísse primeiro e, assim, eu pudesse ver o nome daquela máquina. E, para minha surpresa, era o tal do 307 que o professor Mitsuo tanto me falava. Como eu pude não acreditar nele antes, perguntava-me. Mas, realmente, não tinha como acreditar nas coisas que o Mitsuo falava do Peugeot 307. Este carro é do tipo que só vendo para crer. E, graças à FIAT, eu pude ver um antes de ter um Stilo. HÁ HÁ HÁ HÁ! Diz a história que quem ri por último, ri melhor.

Batata, cheguei em casa e, imediatamente, entrei no site da Peugeot. Lá estava ele, com tudo aquilo que dizem por aí que os outros não têm, mas que ele tem. Peguei o telefone, liguei na concessionária da Fiat e bati o martelo: Não quero mais ter eStilo, vou comprar um 307. E no dia seguinte: comprei um Peugeot 307!!! Já vi que eu nunca vou ter eStilo mesmo... HÁ HÁ HÁ HÁ! Olha só que carro. (Veja o carro na menu de navegação).
Agora eu até criei uma frase para o Peugeot 307. É parecida com a de vocês, mas não é igual. Veja:
"PEUGEOT 307
OU VOCÊ TEM, OU VOCÊ TEM".
EU TENHO...

HÁ HÁ HÁ HÁ!

Nota do Autor:
Este protesto é única e exclusivamente voltado à FIAT Automóveis. A história é real e aconteceu comigo. Às vezes, fico me perguntando o que leva uma empresa a tratar um cliente fiel da forma como eu fui tratado. Vestir-me de PALHAÇO foi a maneira de traduzir a todos vocês, como nos sentimos diante de situações de descaso e desrespeito ao consumidor. Só para se ter uma idéia, 10 clientes que tenham tomado uma atitude semelhante a minha, representam um prejuízo de 420 mil reais por ano para a montadora. Talvez isso explique o por quê da empresa está falindo na Europa, segundo notícias veiculadas pela imprensa nacional, no mês de outubro (Veja matérias no menu Reportagem da barra de navegação).

A FIAT brasileira demonstrou, diante da forma como me tratou e deve estar tratando milhares de outros clientes, que vive um processo de AUTOFAGIA COMPETITIVA. Esta autofagia (Autodestruição) competitiva é quando uma empresa entrega, por conta da sua inoperância gerencial, o seu cliente para os concorrentes. A FIAT fez isso quando usou de todos os meios para convencer um CLIENTE FIEL a procurar outra marca que fizesse por ele o que ela não faz. Conclui-se que o maior inimigo da FIAT no mercado, atualmente, é ela própria, pois ninguém melhor para fazê-la perder mercado do que ela mesma.

Quanto à Concessionária que me atendeu, a qual resolvi preservar o nome, devo dizer que a mesma fez todos os esforços possíveis na tentativa de obter, junto à fábrica, o veículo por mim adquirido (Veja o recibo de compra na barra de navegação). Inclusive me cedeu, sem ônus nenhum, um veículo para que pudesse utilizar enquanto aguardava a fabricação do carro. No último dia 14/11/02, a concessionária me restituiu os R$ 15.500,00 pagos em adiantamento. Algumas pessoas até me recomendaram a entrar com uma ação na Justiça contra a FIAT por Danos Morais. Afinal de contas, fui alvo de chacota por parte de muitos colegas que sabiam da minha história. Mas, acho que a melhor ação contra a empresa, no momento, é esta que estou tomando: Divulgar o seu descaso para que outros consumidores não sejam feitos de palhaços. ALÉM DO MAIS, SE ANALISAR BEM, ISSO FOI ATÉ POSITIVO, POIS, DO CONTRÁRIO, EU NÃO TERIA DESCOBERTO E COMPRADO O PEUGEOT 307. O PREJUÍZO TERIA SIDO MAIOR...


Pois é... 2003 promete! Mal começou e uma empresa automobilística instalada em Minas Gerais, contrariando a tradição mineira de resolver tudo quietinho, dá margem a esse verdadeiro festival de descrédito de sua marca, com direito a palhaço e tudo. Onde será que a Fiat aprendeu esse eStilo de cativar clientes? Na cadeia? Como diria conhecido comerciante, prolongando a piada: Cativar é prender, vocês entenderam né? Bem, aproveitando o mote, já capturamos (hahaha) essa história na Web, para abrir a edição 2003 do Festival de Besteiras que Assola a Internet (Febeanet)...