Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/humor/0209h003.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/01/02 19:35:24
Clique na imagem para voltar à página principal de Humor na Internet
HUMOR
Uma raposa marrom escondida no Word

Esta é uma pegadinha que deixa muita gente assombrada, e foi repassada a Novo Milênio em 3/9/2002, pelo pessoal da Portaria Operacional do pátio da empresa Eudmarco, de Santos/SP, que por sua vez recebeu da capital paulista, assinada pelo analista de treinamento Guilherme Rizzo Gloeden, da Gemco Creative Software:

1. Abra o Word

2. Escreva

=rand (200,99)

3. Tecle (enter) e espere 3 segundos.

Quem sabe alguém consegue explicar isto... Coisas da informática.

Na verdade, um pouco de conhecimento sobre o funcionamento dos programas permite desfazer o mistério: rand vem de randômico, aleatório, e os números entre parênteses, que aceitam variações, são parâmetros para a execução pretendida.

O Word usa uma biblioteca de ligação dinâmica (um arquivo DLL) que contém instruções para lidar com várias situações do processamento de texto: é o arquivo [Wwintl32.dll], na pasta Office. Ele inclui bem no meio, entre os comandos e instruções, a frase "A ligeira raposa marrom saltou sobre o cão preguiçoso". É a tradução de uma conhecida frase em inglês dos tempos das aulas de datilografia, muito usada por conter todas as letras do alfabeto e assim servir como treino de memorização das posições das teclas e para obtenção de agilidade na digitação de um texto: "A quick brown fox jumps over the lazy dog". No mundo da informática, passou a ser muito usada também para demonstração de fontes de letras.

Essa é a frase que automaticamente se repete 19.800 vezes (200x99), ao ser dado aquele comando... Se duvidar, tente substituir o comando por =rand(10,1), obtendo a frase apenas 10 vezes... É que o primeiro número configura quantas vezes a expressão aparece em cada coluna, e o segundo define o número de colunas.

Esse é um dos inúmeros Ovos de Páscoa (Easter eggs) escondidos em programas de computador, que os programadores usam para demonstrações específicas durante a fase de desenvolvimento (e acabam ficando escondidos na versão definitiva), ou para marcar sua autoria (às vezes, até fotos dos programadores e animações diversas são assim escondidas), ou ainda como ganchos para o desenvolvimento de futuras aplicações complementares (que não foram suficientemente testadas ou não tiveram seu código completado a tempo para inclusão no produto final lançado no mercado).

Bem, você não vai contar o milagre antes para os amigos, não é? Deixe que eles fiquem por algum tempo embatucados, tentando entender a sua mágica...