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HUMOR
Dilemas de um help-desk - II

O que aconteceria se as pessoas comprassem carros da mesma forma como adquirem computadores? É a pergunta que inicia um texto arquivado há alguns anos em página Web da Universidade do Texas, nos EUA. Veja o original em inglês e/ou esta versão em português:

Imagine se a General Motors tivesse uma central telefônica de suporte ao usuário de seus veículos (help desk ou suporte), como as empresas de informática costumam manter:

SUPORTE: "Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?"
CLIENTE: "Eu entrei em meu carro e fechei a porta, e nada aconteceu!"
SUPORTE: "Você colocou a chave na ignição e ligou-a?"
CLIENTE: "O que é uma ignição?"
SUPORTE: "É a partida do motor, que fornece corrente de sua bateria e coloca a máquina em funcionamento."
CLIENTE: "Ignição? Motor? Bateria? Máquina? Então eu tenho de conhecer todos esses termos técnicos apenas para usar meu carro?"

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SUPORTE: "Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?"
CLIENTE: "Meu carro rodou bem por uma semana, e agora não sai do lugar!"
SUPORTE: "O tanque de gasolina está vazio?"
CLIENTE: "Hã? Como eu posso saber?"
SUPORTE: "Há um pequeno mostrador no painel da frente, com um ponteiro e marcas de 'E' (empty, vazio) a 'F' (full, cheio). Para onde está esse ponteiro apontando?"
CLIENTE: "Posso ver um 'E' mas não o 'F'."
HELPLINE: "Você vê o 'E', logo à direita está o 'F'.
CLIENTE: "Não, bem à direita do 'E' há um 'V'.
SUPORTE: "A 'V'?!?"
CLIENTE: "Sim, há um 'C', um 'H', o primeiro 'E', então um 'V', seguido por 'R', 'O', 'L' ..."
SUPORTE: "Não, não, não, senhor! Essa é a frente do carro. Quando você senta atrás do volante, é desse painel que estou falando."
CLIENTE: "O que é volante - é essa coisa redonda na ponta de uma haste?"
SUPORTE: "Sim, entre outras coisas."
CLIENTE: "O ponteiro aponta o 'E'.  O que isto significa?"
SUPORTE: "Significa que você deve visitar um posto de gasolina e comprar mais gasolina. Você pode colocá-la você mesmo, ou pagar ao vendedor para que a coloque para você". (N.E.: em alguns países existe a opção de usar bomba manual ou automática)
CLIENTE: "O quê?  Eu paguei US$ 12 mil por este carro! Agora você me diz que eu tenho de adquirir mais componentes? Eu quero um carro que venha com tudo o que é necessário incluído!"

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SUPORTE: "Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?"
CLIENTE: "Seu carro acabou!"
SUPORTE: "O que aconteceu?"
CLIENTE: "Ele quebrou, eis o que há de errado!"
SUPORTE: "O que você estava fazendo?"
CLIENTE: "Eu desejava ir rápido, então empurrei o pedal do acelerador  até o fundo. Isso funcionou por um momento e então tudo parou - e agora eu não consigo dar a partida!"
SUPORTE: "Peço desculpas, senhor, mas é sua responsabilidade se não usa corretamente o produto."
CLIENTE: "Que mau uso? Estava apenas seguindo este maldito manual de vocês. Ele diz que para fazer o carro andar é para pôr a transmissão em 'D' e pressionar o pedal do acelerador. É exatamente o que eu fiz - agora o maldito está quebrado."
SUPORTE: "Leu o manual do operador inteiro antes de usar o carro, senhor??"
CLIENTE: "O quê? Decerto que sim!  Eu li INTEIRINHO o manual e não funcionou!"
SUPORTE: "Não atentou onde deveria pressionar lentamente para evitar danos?"
CLIENTE: "Como é isso?"
SUPORTE: "Disse que leu o manual inteiro, senhor. Está na página 14. O pedal próximo ao acelerador."
CLIENTE: "Bem, eu não tenho o dia inteiro para sentar e ler este manual, você entende."
SUPORTE: "Decerto que não. O que espera que façamos?"
CLIENTE: "Eu desejo que me enviem uma das últimas versões que rode rápido e não quebre nunca!"

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SUPORTE: "Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?"
CLIENTE: "Oi! Eu acabei de comprar meu primeiro carro, e escolhi seu carro por causa da transmissão automática, controle de cruzeiro, poderosas manobras, poderosos freios e poderosas travas de porta."
SUPORTE: "Obrigado por adquirir nosso carro. Como posso ajudá-lo?"
CLIENTE: "Como eu faço ele funcionar?"
SUPORTE: "Você sabe dirigir?"
CLIENTE: "Eu sei como o quê?"
SUPORTE: "Você sabe como DIRIGIR?"
CLIENTE: "Eu não sou um técnico! Apenas quero viajar em meu carro!"

 ***********************************************************Eis o original em inglês:

'What if people bought cars like they buy computers?

General Motors doesn't have a "help line" for people who don't know how to drive, because people don't buy cars like they buy computers - but imagine if they did...

HELPLINE: "General Motors Helpline, how can I help you?"
CUSTOMER: "I got in my car and closed the door, and nothing happened!"
HELPLINE: "Did you put the key in the ignition and turn it?"
CUSTOMER: "What's an ignition?"
HELPLINE: "It's a starter motor that draws current from your battery and turns over the engine."
CUSTOMER: "Ignition? Motor? Battery? Engine? How come I have to know all of these technical terms just to use my car?"

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HELPLINE: "General Motors Helpline, how can I help you?"
CUSTOMER: "My car ran fine for a week, and now it won't go anywhere!"
HELPLINE: "Is the gas tank empty?"
CUSTOMER: "Huh? How do I know?"
HELPLINE: "There's a little gauge on the front panel, with a needle, and markings from 'E' to 'F'.  Where is the needle pointing?"
CUSTOMER: "I see an 'E' but no 'F'."
HELPLINE: "You see the 'E' and just to the right is the 'F'.
CUSTOMER: "No, just to the right of the first 'E' is a 'V'.
HELPLINE: "A 'V'?!?"
CUSTOMER: "Yeah, there's a 'C', an 'H', the first 'E', then a 'V', followed by 'R', 'O', 'L' ..."
HELPLINE: "No, no, no sir!  That's the front of the car. When you sit behind the steering wheel, that's the panel I'm talking about."
CUSTOMER: "That steering wheel thing --  Is that the round thing that honks the horn?"
HELPLINE: "Yes, among other things."
CUSTOMER: "The needle's pointing to 'E'.  What does that mean?"
HELPLINE: "It means that you have to visit a gasoline vendor and purchase some more gasoline. You can install it yourself, or pay the vendor to install it for you."
CUSTOMER: "What? I paid $12,000 for this car!  Now you tell me that I have to keep buying more components? I want a car that comes with everything built in!"

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HELPLINE: "General Motors Helpline, how can I help you?"
CUSTOMER: "Your cars suck!"
HELPLINE: "What's wrong?"
CUSTOMER: "It crashed, that's what went wrong!"
HELPLINE: "What were you doing?"
CUSTOMER: "I wanted to go faster, so I pushed the accelerator pedal all the way to the floor. It worked for a while, and then it crashed - and now it won't even start up!"
HELPLINE: "I'm sorry, sir, but it's your responsibility if you misuse the product."
CUSTOMER: "Misuse it?  I was just following this damned manual of yours.  It said to make the car go to put the transmission in 'D' and press the accelerator pedal.  That's exactly what I did - now the damn thing's crashed."
HELPLINE: "Did you read the entire operator's manual before operating the car sir?"
CUSTOMER: "What?  Of course I did! I told you I did EVERYTHING the manual said and it didn't work!"
HELPLINE: "Didn't you attempt to slow down so you wouldn't crash?"
CUSTOMER: "How do you do THAT?"
HELPLINE: "You said you read the entire manual, sir. It's on page 14.  The pedal next to the accelerator."
CUSTOMER: "Well, I don't have all day to sit around and read this manual you know."
HELPLINE: "Of course not. What do you expect us to do about it?"
CUSTOMER: "I want you to send me one of the latest versions that goes fast and won't crash anymore!"

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HELPLINE: "General Motors Helpline, how can I help you?"
CUSTOMER: "Hi!  I just bought my first car, and I chose your car because it has automatic transmission, cruise control, power steering, power brakes, and power door locks."
HELPLINE: "Thanks for buying our car. How can I help you?"
CUSTOMER: "How do I work it?"
HELPLINE: "Do you know how to drive?"
CUSTOMER: "Do I know how to what?"
HELPLINE: "Do you know how to DRIVE?"
CUSTOMER: "I'm not a technical person!  I just want to go places in my car!"