HUMOR
Dilemas de um help-desk - II
O que aconteceria se as pessoas comprassem carros da mesma forma como adquirem computadores? É a pergunta que inicia um
texto arquivado há alguns anos em página Web da Universidade
do Texas, nos EUA. Veja o original em inglês e/ou esta versão em português:
Imagine se a General Motors tivesse uma central telefônica de suporte
ao usuário de seus veículos (help desk ou suporte), como as empresas de informática costumam manter:
SUPORTE: |
"Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?" |
CLIENTE: |
"Eu entrei em meu carro e fechei a porta, e nada aconteceu!" |
SUPORTE: |
"Você colocou a chave na ignição e ligou-a?" |
CLIENTE: |
"O que é uma ignição?" |
SUPORTE: |
"É a partida do motor, que fornece corrente de sua bateria e
coloca a máquina em funcionamento." |
CLIENTE: |
"Ignição? Motor? Bateria? Máquina? Então eu tenho de conhecer
todos esses termos técnicos apenas para usar meu carro?" |
***********************************************************
SUPORTE: |
"Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?" |
CLIENTE: |
"Meu carro rodou bem por uma semana, e agora não sai do lugar!" |
SUPORTE: |
"O tanque de gasolina está vazio?" |
CLIENTE: |
"Hã? Como eu posso saber?" |
SUPORTE: |
"Há um pequeno mostrador no painel da frente, com um ponteiro e
marcas de 'E' (empty, vazio) a 'F' (full, cheio). Para onde está esse ponteiro apontando?" |
CLIENTE: |
"Posso ver um 'E' mas não o 'F'." |
HELPLINE: |
"Você vê o 'E', logo à direita está o 'F'. |
CLIENTE: |
"Não, bem à direita do 'E' há um 'V'. |
SUPORTE: |
"A 'V'?!?" |
CLIENTE: |
"Sim, há um 'C', um 'H', o primeiro 'E', então um 'V', seguido
por 'R', 'O', 'L' ..." |
SUPORTE: |
"Não, não, não, senhor! Essa é a frente do carro. Quando você
senta atrás do volante, é desse painel que estou falando." |
CLIENTE: |
"O que é volante - é essa coisa redonda na ponta de uma haste?" |
SUPORTE: |
"Sim, entre outras coisas." |
CLIENTE: |
"O ponteiro aponta o 'E'. O que isto significa?" |
SUPORTE: |
"Significa que você deve visitar um posto de gasolina e comprar
mais gasolina. Você pode colocá-la você mesmo, ou pagar ao vendedor para que a coloque para você". (N.E.: em alguns países
existe a opção de usar bomba manual ou automática) |
CLIENTE: |
"O quê? Eu paguei US$ 12 mil por este carro! Agora você me
diz que eu tenho de adquirir mais componentes? Eu quero um carro que venha com tudo o que é necessário incluído!" |
***********************************************************
SUPORTE: |
"Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?" |
CLIENTE: |
"Seu carro acabou!" |
SUPORTE: |
"O que aconteceu?" |
CLIENTE: |
"Ele quebrou, eis o que há de errado!" |
SUPORTE: |
"O que você estava fazendo?" |
CLIENTE: |
"Eu desejava ir rápido, então empurrei o pedal do acelerador
até o fundo. Isso funcionou por um momento e então tudo parou - e agora eu não consigo dar a partida!" |
SUPORTE: |
"Peço desculpas, senhor, mas é sua responsabilidade se não usa
corretamente o produto." |
CLIENTE: |
"Que mau uso? Estava apenas seguindo este maldito manual de
vocês. Ele diz que para fazer o carro andar é para pôr a transmissão em 'D' e pressionar o pedal do acelerador. É exatamente o
que eu fiz - agora o maldito está quebrado." |
SUPORTE: |
"Leu o manual do operador inteiro antes de usar o carro,
senhor??" |
CLIENTE: |
"O quê? Decerto que sim! Eu li INTEIRINHO o manual e não
funcionou!" |
SUPORTE: |
"Não atentou onde deveria pressionar lentamente para evitar
danos?" |
CLIENTE: |
"Como é isso?" |
SUPORTE: |
"Disse que leu o manual inteiro, senhor. Está na página 14. O
pedal próximo ao acelerador." |
CLIENTE: |
"Bem, eu não tenho o dia inteiro para sentar e ler este manual,
você entende." |
SUPORTE: |
"Decerto que não. O que espera que façamos?" |
CLIENTE: |
"Eu desejo que me enviem uma das últimas versões que rode rápido
e não quebre nunca!" |
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SUPORTE: |
"Suporte General Motors, como posso ajudá-lo?" |
CLIENTE: |
"Oi! Eu acabei de comprar meu primeiro carro, e escolhi seu carro
por causa da transmissão automática, controle de cruzeiro, poderosas manobras, poderosos freios e poderosas travas de porta." |
SUPORTE: |
"Obrigado por adquirir nosso carro. Como posso ajudá-lo?"
|
CLIENTE: |
"Como eu faço ele funcionar?" |
SUPORTE: |
"Você sabe dirigir?" |
CLIENTE: |
"Eu sei como o quê?" |
SUPORTE: |
"Você sabe como DIRIGIR?" |
CLIENTE: |
"Eu não sou um técnico! Apenas quero viajar em meu carro!" |
***********************************************************Eis o original em inglês:
'What if people bought cars like they buy computers?
General Motors doesn't have a "help line" for people who don't know
how to drive, because people don't buy cars like they buy computers - but imagine if they did...
HELPLINE: |
"General Motors Helpline, how can I help you?" |
CUSTOMER: |
"I got in my car and closed the door, and nothing happened!" |
HELPLINE: |
"Did you put the key in the ignition and turn it?" |
CUSTOMER: |
"What's an ignition?" |
HELPLINE: |
"It's a starter motor that draws current from your battery and
turns over the engine." |
CUSTOMER: |
"Ignition? Motor? Battery? Engine? How come I have to know all of
these technical terms just to use my car?" |
***********************************************************
HELPLINE: |
"General Motors Helpline, how can I help you?" |
CUSTOMER: |
"My car ran fine for a week, and now it won't go anywhere!" |
HELPLINE: |
"Is the gas tank empty?" |
CUSTOMER: |
"Huh? How do I know?" |
HELPLINE: |
"There's a little gauge on the front panel, with a needle, and
markings from 'E' to 'F'. Where is the needle pointing?" |
CUSTOMER: |
"I see an 'E' but no 'F'." |
HELPLINE: |
"You see the 'E' and just to the right is the 'F'. |
CUSTOMER: |
"No, just to the right of the first 'E' is a 'V'. |
HELPLINE: |
"A 'V'?!?" |
CUSTOMER: |
"Yeah, there's a 'C', an 'H', the first 'E', then a 'V', followed
by 'R', 'O', 'L' ..." |
HELPLINE: |
"No, no, no sir! That's the front of the car. When you sit
behind the steering wheel, that's the panel I'm talking about." |
CUSTOMER: |
"That steering wheel thing -- Is that the round thing that
honks the horn?" |
HELPLINE: |
"Yes, among other things." |
CUSTOMER: |
"The needle's pointing to 'E'. What does that mean?" |
HELPLINE: |
"It means that you have to visit a gasoline vendor and purchase
some more gasoline. You can install it yourself, or pay the vendor to install it for you." |
CUSTOMER: |
"What? I paid $12,000 for this car! Now you tell me that I
have to keep buying more components? I want a car that comes with everything built in!" |
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HELPLINE: |
"General Motors Helpline, how can I help you?" |
CUSTOMER: |
"Your cars suck!" |
HELPLINE: |
"What's wrong?" |
CUSTOMER: |
"It crashed, that's what went wrong!" |
HELPLINE: |
"What were you doing?" |
CUSTOMER: |
"I wanted to go faster, so I pushed the accelerator pedal all the
way to the floor. It worked for a while, and then it crashed - and now it won't even start up!" |
HELPLINE: |
"I'm sorry, sir, but it's your responsibility if you misuse the
product." |
CUSTOMER: |
"Misuse it? I was just following this damned manual of
yours. It said to make the car go to put the transmission in 'D' and press the accelerator pedal. That's exactly
what I did - now the damn thing's crashed." |
HELPLINE: |
"Did you read the entire operator's manual before operating the
car sir?" |
CUSTOMER: |
"What? Of course I did! I told you I did EVERYTHING the
manual said and it didn't work!" |
HELPLINE: |
"Didn't you attempt to slow down so you wouldn't crash?" |
CUSTOMER: |
"How do you do THAT?" |
HELPLINE: |
"You said you read the entire manual, sir. It's on page 14.
The pedal next to the accelerator." |
CUSTOMER: |
"Well, I don't have all day to sit around and read this manual
you know." |
HELPLINE: |
"Of course not. What do you expect us to do about it?" |
CUSTOMER: |
"I want you to send me one of the latest versions that goes fast
and won't crash anymore!" |
***********************************************************
HELPLINE: |
"General Motors Helpline, how can I help you?" |
CUSTOMER: |
"Hi! I just bought my first car, and I chose your car
because it has automatic transmission, cruise control, power steering, power brakes, and power door locks." |
HELPLINE: |
"Thanks for buying our car. How can I help you?" |
CUSTOMER: |
"How do I work it?" |
HELPLINE: |
"Do you know how to drive?" |
CUSTOMER: |
"Do I know how to what?" |
HELPLINE: |
"Do you know how to DRIVE?" |
CUSTOMER: |
"I'm not a technical person! I just want to go places in my
car!" |
|