Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/humor/0004h037.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/01/00 17:20:54
Clique na imagem para voltar à página principal de Humor na Internet
HUMOR
Atualizando a Lei de Murphy

Este jornalista teve a oportunidade de atualizar a famosa Lei de Murphy, em nota publicada com acréscimos (do Buguinho...) no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos em 3/3/1998, seção Bips:

"Murphy – Já está nas livrarias o livro de Joachim Graf, traduzido por B.Piropo (caderno Informática de O Globo), com ilustrações do Ota (revista Mad Brasil), sobre “A Lei de Murphy na era da informática”. A famosa lei é que “se algo pode dar errado, dará” e é por isso que no posfácio silicon aparece traduzido como silicone em vez de silício. Mas, o livro tem pérolas, como a de que “um especialista é alguém que sabe cada vez mais coisas sobre um campo de conhecimento cada vez menor até que, no final, ele acaba sabendo absolutamente tudo sobre absolutamente nada”.

Corolário – Como em informática tudo já nasce obsoleto, faz-se necessária uma atualização do livro, para incluir a Internet, e o nosso Buguinho foi o encarregado da tarefa. Eis, portanto, a aplicação da famosa lei à rede mundial de computadores:

“1) Se você precisar de uma informação na Internet imediatamente, sua linha telefônica apresentará defeito. Caso não haja defeito, sua irmã estará conversando um assunto muito importante com o namorado. Se você não tiver irmã, então é o seu irmão que estará no meio de um game on-line. Se você é filho único, seu provedor de acesso estará desligado para alguma manutenção de emergência. Caso o provedor inicie o contato com seu computador, a senha será inválida ou você esqueceu de pagar a conta e o acesso foi negado. Ou seu programa discador foi desconfigurado. Ou o node nacional com a Internet estará interrompido momentaneamente. Ou estará superocupado por outros internautas. Em qualquer dos casos, você não terá acesso.

“2) Se você for o felizardo que se enquadrou na primeira exceção à Lei de Murphy, o endereço da página Web desejada foi escrito com erro, o caracter de sublinhado foi anotado como hifen e a letra O virou zero, daí a página não foi encontrada pelo navegador. Ou então a página foi movida para outro endereço, que todavia não é aquele para o qual aponta a tela com o aviso da mudança. Ou o novo endereço ainda não tem domínio registrado. Ou ocorre uma falha no sistema pela qual nem o DNS da Embratel ou o do seu provedor são encontrados. Ou agora foi criada uma senha para acesso à página, e isso exige um registro prévio que só deixará a página disponível dentro de alguns dias.

“3) Você venceu a barreira e se enquadrou na segunda exceção à famosa lei. Mas seu navegador Web está obsoleto e não vai funcionar direito com as novas tecnologias. Ou está faltando um plug-in enorme e você precisa primeiro fazer download. Ou a versão beta-teste expirou hoje.

“4) Você conseguiu localizar o fornecedor do plug-in e iniciou a cópia. Depois de várias horas de transmissão, a lei de Murphy atua e a cópia é perdida quando faltavam os últimos bits. Ou você conseguiu fazer a cópia e ao instalar descobre que precisa agora trocar o navegador porque o plug-in é incompatível com versões mais antigas. Ou simplesmente o seu computador é que precisa ser trocado.

“5) A nova versão do navegador precisa montar uma máquina Java no seu micro para carregar aquela página Web incrementada, só que isso come toda a memória de trabalho e o micro trava na hora de carregar a página (usuários do Netscape Communicator 4.02 sabem do que se trata).

“6) Gastão, você deu sorte e chegou incólume até aqui. O navegador está carregando a página... que está super-pesada devido aos (d)efeitos especiais. Continua carregando...Continua carregando... Carregou! Parabéns, você acaba de descobrir que a informação desejada está em tibetano arcaico. Mas seu trevo de quatro folhas ajudou, você tem justamente o programa de tradução para esse idioma, só falta traduzir essa tradução para algo que você possa entender. Aí, você descobre que essa página é um índice de links para outras páginas na Web que podem conter a informação desejada.

“7) Você sai caçando os links, repete todo o processo, descobre pelo resumo que a informação está num arquivo zipado que você precisará abrir em seu computador. Passa a mão na patinha de coelho da sorte, faz a cópia, seu sistema antivírus consegue matar todos os vírus conhecidos que vieram junto com o arquivo, mas você descobre que ele está num formato incompatível para abertura por qualquer dos programas instalados em seu micro.

“8) Mas que sorte! Seu amigo tem o programa, traz para você e o instala no seu micro. Você mata os vírus trazidos pelo programa do seu amigo, abre o arquivo e o lê. O autor explica que a informação que você procurava está na página 108 de um livro na prateleira XYZ da Biblioteca do Congresso – em Washington!

“Corolário: seu antivírus não foi atualizado contra os vírus criados e transmitidos durante a última hora em que esteve plugado à Internet, e justamente um dos novos vírus se alojou em seu computador. Na tela, a mensagem: este micro se auto-destruirá em 30 segundos!. Mas a lei de Murphy também se aplica ao vírus, ele não conseguirá destruir o micro: um segundo antes, você mesmo terá arremessado contra o micro sua ferradura da sorte, impedindo a ação final do vírus.

“Intensificação do corolário: nos próximos dias, você será recepcionado por um grupo de amigos – e por sua namorada - que também tiveram seus computadores destruídos por mensagens e-mail, que o vírus se encarregou de enviar a eles desde o seu computador, naqueles últimos 29 segundos...”