HUMOR
Tecnologia da Informação
Mais uma daquelas comparações entre países, em tempos de Tecnologia da Informação, e apesar de ser (casualmente...) entre
Brasil e Japão, a história vem da ensolarada Califórnia, nos Estados Unidos, transmitida pelo William Peel Poulin em 29/10/1999:
"Conta a história que, em 1994, houve uma competição entre as equipes
de remo do Brasil e do Japão.
Logo no início da competição, a equipe japonesa começou a
distanciar-se e completou o percurso rapidamente. A equipe brasileira chegou à meta com uma hora de atraso.
De volta ao Brasil, o Comitê Executivo se reuniu para avaliar as
causas de tão desastroso e imprevisto resultado e concluiu:
* A equipe japonesa era formada por um Chefe de Equipe e 10
remadores.
* A equipe brasileira era formada por um remador e 10 Chefes
de Equipe.
A decisão passou para a esfera do Planejamento Estratégico com vistas a
realizar uma séria reestruturação da equipe para o ano seguinte.
Em 1995, logo após a largada da competição, a equipe japonesa logo
distanciou-se e, desta vez, a equipe brasileira chegou à meta com duas horas de atraso. Uma nova análise das causas do fracasso
mostrou os seguintes resultados:
* A equipe japonesa continuava com um Chefe de Equipe e 10
remadores.
* A equipe brasileira, após as mudanças introduzidas pelo
pessoal do Planejamento Estratégico, era formada por:
Um Chefe de
Equipe
Dois
Assessores de Chefia
Sete Chefes
de Departamento
Um remador
A conclusão do Comitê que analisou as causas do novo fracasso foi
unânime:
O REMADOR É UM INCOMPETENTE!!!
Em 1996, uma nova oportunidade de competir com os japoneses se
apresentou. O Departamento de Tecnologias e Negócios do Brasil pôs em prática um plano destinado a melhorar a produtividade da
equipe, com a introdução de mudanças baseadas na nova tecnologia e que, sem dúvida nenhuma, produziria aumentos significativos de
eficiência e eficácia.
Os pontos principais das mudanças eram o "resizing" e o turn-around"
e, sem dúvida, os brasileiros humilhariam os japoneses. O resultado foi catastrófico, e a equipe brasileira chegou à meta três horas
depois dos japoneses!!!
As conclusões revelaram dados aterradores:
* Mantendo a sua tradição, a equipe japonesa era
formada por um Chefe de Equipe e 10 remadores;
* A equipe brasileira, por sua vez, utilizou uma
formação vanguardista, integrada por:
Um Chefe de
Equipe
Dois
Auditores de Qualidade Total
Um Assessor
especializado em "Empowerment"
Um
Supervisor de "Downsizing"
Um Analista
de Procedimentos
Um
Tecnologista
Um
"Controller"
Um Chefe de
Departamento
Um
Controlador de Tempo
Um remador
Depois de vários dias de reunião e análise da situação, o Comitê
decidiu castigar o remador e, para isto, aboliu "todos os benefícios e incentivos em função do fracasso alcançado".
Na reunião de encerramento, o Comitê, fortalecido com a presença dos
principais acionistas, decidiu: "Vamos contratar um novo remador, mas utilizando um contrato de Prestação de Serviços de Terceiros,
sem vínculos trabalhistas, para não termos que lidar com o sindicato que, sem dúvida nenhuma, degradam a eficiência e a
produtividade dos recursos humanos".
Em 17/8/2001, a mesma história foi enviada à lista de debates
Novo Milênio pelo internauta santista José Carlos Santana Cardoso, como repasse de mensagem enviada por Mary Hellen, com o
adendo explicativo:
"Agora o pior:
Essa história veio dos EUA, e foi apresentada por um professor da Universidade de
Maryland, sobre a administração no Brasil, como piada em sala." |