Clique aqui para voltar à página inicialESPECIAL: Inconfidência mineira
http://www.novomilenio.inf.br/festas/mineira3.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/15/02 14:11:39

Clique aqui para voltar à página inicial

A traição de Silvério dos Reis

Leva para a página anterior da série

Esta é a transcrição do texto (veja também a reprodução facsimilar) da carta em que Joaquim Silvério dos Reis denunciou ao Visconde de Barbacena os planos dos Inconfidentes liderados por Tiradentes.

Para melhor entendimento, vale recordar que naquela época a letra "u" substituía a letra "v" (e às vezes o contrário), "i" aparecia no lugar de "j", "ç" entrava no lugar de "s" ou "ss", "y" aparecia no lugar de "i", o til em "ão" era deslocado para "aõ" e muitas palavras eram abreviadas, entre outras diferenças de grafia - afora alguns erros ortográficos.

Ilmº. e Exm.º Senhor Visconde de Barbacena.

Meu Snr.' pela forçoza Obrigaçaõ que tenho de ser lial Vaçalo a noça AVgusta SoBrana ainda ápezar de se me tirar a Vida como logo se me protestou, na oCazião em q.' fuy comVidado p.ª a SoBleuaçaõ que se emtenta e prontamt.e paçey a por na prezença de V. Ex.cª O segt.e

Em O mes de Fer.º deste prezente anno. Vindo da Reuista do meu Regimt.º emContrey no ARayal da Lage. O S. M. Luis Vas de tuledo, e falandome em que se botauaõ abaxo os Nouos Regimt.º porq.' V. Ex.cª aSim o hauia dito, he Verdade que eu me mostrey. çentido e queixeime de S. M. me tinha emganado, porq.' em Nome da d.ª Snr.ª se me hauia dado. huma Patente de Coronel Xefe do meu Regimt.º com o coal. me tinha desVelado em o Regular e fardar. mt.ª parte á minha custta, e que naõ podia leuar á paçiençia Ver Reduzido á huã Inaçaõ todo O fruto do meu disVelo, sem q.' eu tiueçe faltas do Rial Çeruiço e Iuntando mais algumas palauras em dezafogo da m.ª payxaõ.

Foy D.s seruido que isto aconteçeçe p.ª se conheçer a falçid.e que se folmina, - no mesmo dia Viemos a dormir a Caza do Cap.m Joze de Rezende e chamandome a hum canto particular. di Noute o d.º S. M. Luis Vas pençando que O meu animo estaua disposto. p.ª segir a Noua Conjuraçaõ pelos Çentim.tos das queixas que me tinha OVido paçou o d.o S. M. a partiçiparme. debaxo de todo o segredo. O seg.te que o Dezembargador. Thomas Ant.º Gonzaga primr.º cabeça da conjuração. hauia acabado O lugar de OVidor desa Comarca. e que soposto se achaua a mt.ºs Mezes. neça Villa, sem se recolher a O seu lugar da Baya com o friuulo pretesto. de hum cazamt.º que tudo he Ideya, porque Ia se axaua fabricando Leys. p.ª o Nouo Regimey. da soBleuaçaõ e que se tinha disposto da forma segt.e

Procorou o d.º Gonzaua o partido e Vniaõ do Coronel Ignacio Ioze de Aluarenga e o P. Joze da S.ª de Oliur.ª e Otros mais todos filhos. daMerica Velendoçe p.ª Reduzir a Otros. do Alf.s Pago. Ioaq.m Ioze da S.ª Xauier e q.' o d.º Gonzaga hauia disposto na forma segt.e

Que o d.º Coronel Aluarenga hauia mandar 200. homeis Pes. Rapados da Companha parage aonde mora o d.º Coronel e otros. 200. o d.º P. Ioze da Silua e que hauia acompanhar. a estes Varios sugeitos q.' Ia paçaõ de 60. dos prençipais destas Minas. e q.' estes pes Rapados hauiaõ Vir armados de Espingardas e facois. e que naõ hauiaõ Vir Iuntos por naõ cauzar desconfiança e q.' estiueçem disperços porem perto de V.ª R.ª e prontos a primr.ª Vos e q.' a senha p.ª O asalto q.' hauia ser Cartas dizendo tal dia he o Baptizado e que podiaõ hir siguros porq.' o Comd.e da tropa paga O T.e Coronel Fran.co de Paula estaua pela parte do leuante e mais alguns OFeçiais, ainda q.' O mesmo S. M. me diçe q.' o d.º Gonzaga. e seus parçeais. estauaõ. disgostozos pela froxidaõ. q.' emcontrauam no d.º comd.e q.' por eça cauza se naõ tinha comcluido o d.º leuante.

Que a primr.ª cabeça q' se hauia cortar. hera a de V. Ex.ca e depois pegandolhe pelos cabelos se hauia fazer huã fala a O Pouo cuja Ia estaua escrita pelo d.º Gonzaga e p.ª suçegar o d.º pouo se hauiaõ leuantar os tributos. e que logo se paçaria a cortar a cabeça a O OVidor. desa Villa Pedro Joze de Ar.º e a O Iscriuaõ da Iunta Carllos Ioze da S.ª, o AIudante de Ordens. Ant.º Xauier porque estes hauia segir o partido de V. Ex.ca e que como o Intendente hera amigo dele d.º Gonzaga hauiaõ Ver se O Reduziaõ a segil-os. qd.º duuidaçe tambem se lhe cortaria a cabeça.

Para este Intento me comVidaraõ e se me pediu mandaçe Vir Alguns Barris de Poluora e q.' Otros Ia tinhaõ mandado Vir. e que procurauaõ O meu partido por saberem que eu deuia a S. M. coantia aVultada. e q.' estta logo me seria perduada, e q.' como tinha m.tas fazendas e duzentos e tantos Escrauos me cigurauaõ fazer um dos Grandes. o d.º S. M. me declarou Varios emtrados neste leuante. e q' seu descobriçe se me hauia tirar a Vida como Ia tinhaõ feito a çerto cujeito da Comarca de Sabara.

Paçados poucos dias fuy. a Villa de S. Ioze aonde o Vigario da mesma Carllos Correya me fes çerto qt.º o d.º S. M. me hauia contado e diçeme mais q.' hera taõ serto q.' estando ele d.º pronto p.ª segir p.ª Portugal p.ª o q' Ia hauia feito demiçaõ da sua Igreja, e seu Irmaõ q' o d.º Gonzaga lhe embaraçaua a Iornada fazendo-lhe çerto q' com breuid.e cá. o poderiaõ fazer felis e q.' por este motiuo çuspendera a Viage.

Diçeme o d.º Vigario que Vira Ia pt.e das Nouas Leys. fabricadas pelo d.º Gonzaga e que tudo lhe agradaua menos a detreminaçaõ de matarem a V. Ex.ca e que ele d.º Vigario dera o pareçer ao d.º Gonzaga q.' mandaçe antes a V. Ex.ca botalo de Parahibuna abaxo, e mais a S.ª Viscondeça e seus Meninos porq.' V. Ex.ca em nada hera culpado e q' se compadeçia do dezemparo em q. ficaua a d.ª S.ª e seus filhos com a falta de seu Pay. ao q' lhe respondeo o d.º Gonzaga que hera a primr.a cabeça que se hauia cortar. porque O bem comum perValeçe a ó particular e que os Pouos q' estiueçem IneVtrais logo que Viçem O seu General Morto. se Vniriaõ a O seu partido.

Fesme serto este Vigario que p.ª esta comIuraçaõ trabalhaua fortemt.e o d.º Alf.s Pago Ioaq.m Ioze e q'Ia naquella Comarca tinha Vnido a O seu partido hum grande çequito e que sedo hauia partir p.ª a Capital do R.º de Janr.º a dispor alguns. sugeitos. pois o seu Intento hera, também cortarem a cabeça a O S.r Vize Rey. e q' Ia na d.ª Cid.e tinhaõ bastantes parçiais.

Meu Snr.' Eu emcontrey. o d.º Alf.es de Dias de M.co em marxa p.ª aquela Cid.e e pelas palauras q.' me diçe me fes çerto O seu Intento. e do animo que leuaua, constame por alguns. da parcialid.e q.' o d.º Alf.es se axa, trabalhando este particular e que a demora desta comIuraçaõ hera emqt.º se naõ pobolicaua a deRama, porem q.' qd.º tardaçe q' sempre se faria. Ponho todos estes taõ emportantes. particulares na prezença de V. Ex.ca pela Obrigaçaõ que tenho de fedelidade, naõ por.' O meu Intento. nem Vontade sejaõ. de Ver. a Ruina de peçoa Alguã. o que espero em D.s q.' com o bom discurso de V. Ex.ca hade acautelar tudo e dar as prouidençiais. sem perdiçaõ dos Vaçalos. O premio q' peço taõ somt.e a V. Ex.ca he o Rogarlhe q' pelo Amor de D.s se naõ perca a Nimguem.

Meu Snr.' mais Alguas couzas tenho colhido. e Vou continuando na mesma deligençia. o q.' tudo farey Ver a V. Ex.ca quando me detreminar. O Céo aIude e Ampare a V. Ex.ca p.ª o bom Exzito de tudo.

Beja os pes a V. Ex.ca

O mais Vmilde cubdito

Ioaq.m Siluerio dos Reys
Coronel de Caualaria dos Campos Jerais

Borda do Campo. 11 de Abril de 1789

Reconheço a letra, e firma da Carta retro ser do proprio punho do Coronel Joaquim Sylverio dos Reys por outras semelhantes, que lhe tenho visto. Villa Rica 15 de Junho de 1789.

Jozé Caetano Cezar Manitti

Leva para a página seguinte da série