CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL,
ATENDENDO às legitimas aspirações do povo brasileiro à paz
política e social, profundamente perturbada por conhecidos fatores de desordem, resultantes da crescente a gravação dos
dissídios partidários, que, uma, notória propaganda demagógica procura desnaturar em luta de classes, e da extremação, de
conflitos ideológicos, tendentes, pelo seu desenvolvimento natural, resolver-se em termos de violência, colocando a Nação sob a
funesta iminência da guerra civil;
ATENDENDO ao estado de apreensão criado no País pela infiltração
comunista, que se torna dia a dia mais extensa e mais profunda, exigindo remédios, de caráter radical e permanente;
ATENDENDO a que, sob as instituições anteriores, não dispunha, o
Estado de meios normais de preservação e de defesa da paz, da segurança e do bem-estar do povo;
Sem o apoio das forças armadas e cedendo às inspirações da opinião
nacional, umas e outras justificadamente apreensivas diante dos perigos que ameaçam a nossa unidade e da rapidez com que se vem
processando a decomposição das nossas instituições civis e políticas;
Resolve assegurar à Nação a sua unidade, o respeito à sua honra e
à sua independência, e ao povo brasileiro, sob um regime de paz política e social, as condições necessárias à sua segurança, ao
seu bem-estar e à sua prosperidade, decretando a seguinte Constituição, que se cumprirá desde hoje em todo o Pais:
CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DO
BRASIL
DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL
Art 1º - O Brasil é uma República. O poder político emana do povo
e é exercido em nome dele e no interesse do seu bem-estar, da sua honra, da sua independência e da sua prosperidade.
Art 2º - A bandeira, o hino, o escudo e as armas nacionais são de
uso obrigatório em todo o País. Não haverá outras bandeiras, hinos, escudos e armas. A lei regulará o uso dos símbolos
nacionais.
Art 3º - O Brasil é um Estado federal, constituído pela união
indissolúvel dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios. É mantida a sua atual divisão política e territorial.
Art 4º - O território federal compreende os territórios dos
Estados e os diretamente administrados pela União, podendo acrescer com novos territórios que a ele venham a incorporar-se por
aquisição, conforme as regras do direito internacional.
Art 5º - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se,
ou desmembrar-se para anexar-se a outros, ou formar novos Estados, mediante a aquiescência das respectivas Assembléias
Legislativas, em duas sessões, anuais consecutivas, e aprovação do Parlamento Nacional.
Parágrafo único - A resolução do Parlamento poderá ser submetida
pelo Presidente da República ao plebiscito das populações interessadas.
Art 6º - A União poderá criar, no interesse da defesa nacional,
com partes desmembradas dos Estados, territórios federais, cuja administração será regulada em lei especial.
Art 7º - O atual Distrito Federal, enquanto sede do Governo da
República, será administrado pela União.
Art 8º - A cada Estado caberá organizar os serviços do seu
peculiar interesse e custeá-los com seus próprios recursos.
Parágrafo único - O Estado que, por três anos consecutivos, não
arrecadar receita suficiente à manutenção dos seus serviços, será transformado em território até o restabelecimento de sua
capacidade financeira.
Art 9º - O Governo federal intervirá nos Estados, mediante a
nomeação pelo Presidente da República de um interventor, que assumirá no Estado as funções que, pela sua Constituição,
competirem ao Poder Executivo, ou as que, de acordo com as conveniências e necessidades de cada caso, lhe forem atribuídas pelo
Presidente da República:
a) para impedir invasão iminente de um pais estrangeiro no
território nacional, ou de um Estado em outro, bem como para repelir uma ou outra invasão;
b) para restabelecer a ordem gravemente alterada, nos casos em que
o Estado não queira ou não possa fazê-lo;
c) para administrar o Estado, quando, por qualquer motivo, um dos
seus Poderes estiver impedido de funcionar;
d) para reorganizar as finanças do Estado que suspender, por mais
de dois anos consecutivos, o serviço de sua dívida fundada, ou que, passado um ano do vencimento, não houver resgatado
empréstimo contraído com a União;
e) para assegurar a execução dos seguintes princípios
constitucionais;
1) forma republicana e representativa de governo;
2) governo presidencial;
3) direitos e garantias assegurados na Constituição;
f) para assegurar a execução das leis e sentenças federais.
Parágrafo único - A competência para decretar a intervenção será
do Presidente da República, nos casos, das letras a, b e c; da Câmara dos Deputados, no caso das letras
d e e ; do Presidente da República, mediante requisição do supremo Tribunal Federal, no caso da letra f.
Art 10 - Os Estados têm a obrigação de providenciar, na esfera da
sua competência, as medidas necessárias à execução dos tratados comerciais concluídos pela União.
Se o não fizerem em tempo útil, a competência legislativa para
tais medidas se devolverá à União.
Art 11 - A lei, quando de iniciativa do Parlamento, limitar-se-á a
regular, de modo geral, dispondo apenas sobre a substância e os princípios, a matéria que constitui o seu objeto. O Poder
Executivo expedirá os regulamentos, complementares.
Art 12 - O Presidente da República pode ser autorizado pelo
Parlamento a expedir decretos-leis, mediante as condições e nos limites fixados pelo ato de autorização.
Art 13 O Presidente da República, nos períodos de recesso do
Parlamento ou de dissolução da Câmara dos Deputados, poderá, se o exigirem as necessidades do Estado, expedir decretos-leis
sobre as matérias de competência legislativa da União, excetuadas as seguintes:
a) modificações à Constituição;
b) legislação eleitoral;
c) orçamento;
d) impostos;
e) instituição de monopólios;
f) moeda;
g) empréstimos públicos;
h) alienação e oneração de bens imóveis da União.
Parágrafo único - Os decretos-leis para serem expedidos dependem
de parecer do Conselho da Economia Nacional, nas matérias da sua competência consultiva.
Art 14 - O Presidente da República, observadas as disposições
constitucionais e nos limites das respectivas dotações orçamentárias, poderá expedir livremente decretos-leis sobre a
organização do Governo e da Administração federal, o comando supremo e a organização das forças armadas.
Art 15 - Compete privativamente à União:
I - manter relações com os Estados estrangeiros, nomear os membros
do Corpo Diplomático e Consular, celebrar tratados e convenções internacionais;
II - declarar a guerra e fazer a paz;
III - resolver definitivamente sobre os limites do território
nacional;
IV - organizar a defesa externa, as forças armadas, a polícia e
segurança das fronteiras;
V - autorizar a produção e fiscalizar o comércio de material de
guerra de qualquer natureza;
VI - manter o serviço de correios;
VII - explorar ou dar em concessão os serviços de telégrafos,
radiocomunicação e navegação aérea, inclusive as instalações de pouso, bem como as vias férreas que liguem diretamente portos
marítimos a fronteiras nacionais ou transponham os limites de um Estado;
VIII - criar e manter alfândegas e entrepostos e prover aos
serviços da polícia marítima e portuária;
IX - fixar as bases e determinar os quadros da educação nacional,
traçando as diretrizes a que deve obedecer a formação física, intelectual e moral da infância e da juventude;
X - fazer o recenseamento geral da população;
XI - conceder anistia.
Art 16 - Compete privativamente à União o poder de legislar sobre
as seguintes matérias:
I - os limites dos Estados entre si, os do Distrito Federal e os
do território nacional com as nações limítrofes;
II - a defesa externa, compreendidas a polícia e a segurança das
fronteiras;
III - a naturalização, a entrada no território nacional e salda
desse território, a imigração e emigração, os passaportes, a expulsão de estrangeiros do território nacional e proibição de
permanência ou de estada no mesmo, a extradição;
IV - a produção e o comércio de armas, munições e explosivos;
V - o bem-estar, a ordem, a tranqüilidade e a segurança públicas,
quando o exigir a necessidade de unia regulamentação uniforme;
VI - as finanças federais, as questões de moeda, de crédito, de,
bolsa e de banco;
VII - comércio exterior e interestadual, câmbio e transferência de
valores para fora do País;
VIII - os monopólios ou estandardização de indústrias;
IX - os pesos e medidas, os modelos, o título e a garantia dos
metais preciosos;
X - correios, telégrafos e radiocomunicação;
XI - as comunicações e os transportes por via férrea, via d'água,
via aérea ou estradas de rodagem, desde que tenham caráter internacional ou interestadual;
XII - a navegação de cabotagem, só permitida esta, quanto a
mercadorias, aos navios nacionais;
XIII - alfândegas e entrepostos; a polícia marítima, a portuária e
a das vias fluviais;
XIV - os bens do domínio federal, minas, metalurgia, energia
hidráulica, águas, florestas, caça e pesca e sua exploração;
XV - a unificação e estandardização dos estabelecimentos e
instalações elétricas, bem como as medidas de segurança a serem adotadas nas indústrias de produção de energia elétrica, o
regime das linhas para correntes de alta tensão, quando as mesmas transponham os limites de um Estado;
XVI - o direito civil, o direito comercial, o direito aéreo, o
direito operário, o direito penal e o direito processual;
XVII - o regime de seguros e sua fiscalização;
XVIII - o regime dos teatros e cinematógrafos;
XIX - as cooperativas e instituições destinadas a recolher e a
empregar a economia popular;
XX - direito de autor; imprensa; direito de associação, de
reunião, de ir e vir; as questões de estado civil, inclusive o registro civil e as mudanças de nome;
XXI - os privilégios de invento, assim como a proteção dos
modelos, marcas e outras designações de mercadorias;
XXII - divisão judiciária do Distrito Federal e dos Territórios;
XXIII - matéria eleitoral da União, dos Estados e dos Municípios;
XXIV - diretrizes de educação nacional;
XXV - anistia;
XXVI - organização, instrução, justiça e garantia das forças
policiais dos Estados e sua utilização como reserva do Exército;
XXVII - normas fundamentais da defesa e proteção da saúde,
especialmente da saúde da criança.
Art 17 - Nas matérias de competência exclusiva da União, a lei
poderá delegar aos Estados a faculdade de legislar, seja para regular a matéria, seja para suprir as lacunas da legislação
federal, quando se trate de questão que interesse, de maneira predominante, a um ou alguns Estados. Nesse caso, a lei votada
pela Assembléia estadual só entrará em vigor mediante aprovação do Governo federal.
Art 18 - Independentemente de autorização, os Estados podem
legislar, no caso de haver lei federal sobre a matéria, para suprir-lhes as deficiências ou atender às peculiaridades locais,
desde que não dispensem ou diminuam es exigências da lei federal, ou, em não havendo lei federal e até que esta regule, sobre os
seguintes assuntos:
a) riquezas do subsolo, mineração, metalurgia, águas, energia
hidrelétrica, florestas, caça e pesca e sua exploração;
b) radiocomunicação; regime de eletricidade, salvo o disposto no
nº XV do art. 16;
c) assistência pública, obras de higiene popular, casas de saúde,
clínicas, estações de clima e fontes medicinais;
d) organizações públicas, com o fim de conciliação extrajudiciária
dos litígios ou sua decisão arbitral;
e) medidas de polícia para proteção das plantas e dos rebanhos
contra as moléstias ou agentes nocivos;
f) crédito agrícola, incluídas as cooperativas entre agricultores;
g) processo judicial ou extrajudicial.
Parágrafo único - Tanto nos casos deste artigo, como no do artigo
anterior, desde que o Poder Legislativo federal ou o Presidente da República haja expedido lei ou regulamento sobre a matéria, a
lei estadual ter-se-á por derrogada nas partes em que for incompatível com a lei ou regulamento federal.
Art 19 - A lei pode estabelecer que serviços de competência
federal sejam de execução estadual; neste caso ao Poder Executivo federal caberá expedir regulamentos e instruções que os
Estados devam observar na execução dos serviços.
Art 20 - É da competência privativa da União:
I - decretar impostos:
a) sobre a importação de mercadorias de procedência estrangeira;
b) de consume de quaisquer mercadorias;
c) de renda e proventos de qualquer natureza;
d) de transferência de fundos para o exterior;
e) sobre atos emanados do seu governo, negócios da sua economia e
instrumentos ou contratos regulados por lei federal;
f) nos Territórios, os que a Constituição atribui aos Estados;
II - cobrar taxas telegráficas, postais e de outros serviços
federais; de entrada, saída e estadia de navios e aeronaves, sendo livre o comércio de cabotagem às mercadorias nacionais e às
estrangeiras que já tenham pago imposto de importação.
Art 21 - Compete privativamente ao Estado:
I - decretar a Constituição e as leis por que devem reger-se;
II - exercer todo e qualquer poder que lhes não for negado,
expressa ou implicitamente, por esta Constituição.
Art 22 - Mediante acordo com o Governo federal, poderão os Estados
delegar a funcionários da União a competência para a execução, de leis, serviços, atos ou decisões do, seu governo.
Art 23 - É da competência exclusiva dos Estados:
I - a decretação de impostos sobre:
a) a propriedade territorial, exceto a urbana;
b) transmissão de propriedade causa mortis;
c) transmissão da propriedade imóvel inter vivos, inclusive
a sua incorporação ao capital de sociedade;
d) vendas e consignações efetuadas por comerciantes e produtores,
isenta a primeira operação do pequeno produtor, como tal definido em lei estadual;
e) exportação de mercadorias de sua produção até o máximo de dez
por cento ad valorem , vedados quaisquer adicionais;
f) indústrias e profissões;
g) atos emanados de seu governo, e negócios da sua economia, ou
regulados por lei estadual;
II - cobrar taxas de serviços estaduais.
§ 1º - O imposto de venda será uniforme, sem distinção de
procedência, destino ou espécie de produtos.
§ 2º - O imposto de indústrias e profissões será lançado pelo
Estado e arrecadado por este e, pelo Município em partes iguais.
§ 3º - Em casos excepcionais, e com o consentimento do Conselho
Federal, o imposto de exportação poderá ser aumentado temporariamente além do limite de que trata a letra e do nº I.
§ 4º - O imposto sobre a transmissão dos bens corpóreos cabe ao
Estado em cujo território se achem situados; e o de transmissão causa mortis de bens incorpóreos, inclusive de títulos e
créditos, ao Estado onde se tiver aberto a sucessão. Quando esta se haja aberto em outro Estado ou no estrangeiro, será devido o
imposto ao Estado em cujo território os valores da herança forem liquidados ou transferidos aos herdeiros.
Art 24 - Os Estados poderão criar outros impostos. É vedada,
entretanto, a bitributação, prevalecendo o imposto decretado pela União, quando a competência for concorrente. É da competência
do Conselho Federal, por iniciativa própria ou mediante representação do contribuinte, declarar a existência da bitributação,
suspendendo a cobrança do tributo estadual.
Art 25 - O território nacional constituirá uma unidade do ponto de
vista alfandegário, econômico e comercial, não podendo no seu interior estabelecer-se quaisquer barreiras alfandegárias ou
outras limitações ao tráfego, vedado assim aos Estados como aos Municípios cobrar, sob qualquer denominação, impostos
interestaduais, intermunicipais, de viação ou de transporte, que gravem ou perturbem a livre circulação de bens ou de pessoas e
dos veículos que os transportarem.
Art 26 - Os Municípios serão organizados de forma a ser-lhes
assegurada autonomia em tudo quanto respeite ao seu peculiar interesse, e, especialmente:
a) à escolha dos Vereadores pelo sufrágio direto dos munícipes
alistados eleitores na forma da lei;
b) a decretação dos impostos e taxas atribuídos à sua competência
por esta Constituição e pelas Constituições e leis dos Estados;
c) à organização dos serviços públicos de caráter local.
Art 27 - O Prefeito será de livre nomeação do Governador do
Estado.
Art 28 - Além dos atribuídos a eles pelo art. 23, § 2, desta
Constituição e dos que lhes forem transferidos Pelo Estado, pertencem aos Municípios:
I - o imposto de licença;
II - o imposto predial e o territorial urbano;
III - os impostos sobre diversões públicas;
IV - as taxas sobre serviços municipais.
Art 29 - Os Municípios da mesma região podem agrupar-se para a
instalação, exploração e administração de serviços públicos comuns. O agrupamento, assim constituído, será dotado de
personalidade jurídica limitada a seus fins.
Parágrafo único - Caberá aos Estados regular as condições em que
tais agrupamentos poderão constituir-se, bem como a forma, de sua administração.
Art 30 - O Distrito Federal será administrado, por um Prefeito de
nomeação do Presidente da República, com a aprovação do Conselho Federal, e demissível ad nutum, cabendo as funções
deliberativas ao Conselho Federal. As fontes de receita do Distrito Federal são as mesmas dos Estados e Municípios, cabendo-lhe
todas as despesas de caráter local.
Art 31 - A Administração dos Territórios será regulada em lei
especial.
Art 32 - É vedado à União, aos Estados e aos Municípios:
a) criar distinções entre brasileiros natos ou discriminações e
desigualdades entre os Estados e Municípios;
b) estabelecer, subvencionar ou embaraçar o exercício de cultos
religiosos;
c) tributar bens, rendas e serviços uns dos outros.
Parágrafo único - Os serviços públicos concedidos não gozam de
isenção tributária, salvo a que lhes for outorgada, no interesse comum, por lei especial.
Art 33 - Nenhuma autoridade federal, estadual ou municipal
recusará fé aos documentos emanados de qualquer delas.
Art 34 - É vedado à União decretar impostos que não sejam
uniformes em todo território nacional, ou que importem discriminação em favor dos, portos de uns contra os de outros, Estado.
Art 35 - É defeso aos Estados, ao Distrito Federal e, aos
Municípios:
a) denegar uns aos outros ou aos Territórios, a extradição de
criminosos, reclamada, de acordo com as leis da União, pelas respectivas justiças;
b) estabelecer discriminação tributária ou de qualquer outro
tratamento entre bens ou mercadorias por motivo de sua procedência;
c) contrair empréstimo externo sem prévia autorização do Conselho
Federal.
Art 36 - São do domínio federal:
a) os bens que pertencerem à União nos termos das leis atualmente
em vigor;
b) os lagos e quaisquer correntes em terrenos do seu domínio ou
que banhem mais de um Estado, sirvam de limites com outros países ou se estendam a territórios estrangeiros;
c) as ilhas fluviais e lacustres nas zonas fronteiriças.
Art 37 - São do domínio dos Estados:
a) os bens de propriedade destes, nos termos da legislação em
vigor, com as restrições cio artigo antecedente;
b) as margens dos rios e lagos navegáveis destinadas ao uso
público, se por algum título não forem do domínio federal, municipal ou particular.
DO PODER LEGISLATIVO
Art 38 - O Poder Legislativo é exercido pelo Parlamento Nacional
com a colaboração do Conselho da Economia Nacional e do Presidente da República, daquele mediante parecer nas matérias da sua
competência consultiva e deste pela iniciativa e sanção dos projetos de lei e promulgação dos decretos-leis autorizados nesta
Constituição.
§ 1º - O Parlamento nacional compõe-se de duas Câmaras: a Câmara
dos Deputados e o Conselho Federal.
§ 2º - Ninguém pode pertencer ao mesmo tempo à Câmara dos
Deputados e ao Conselho Federal.
Art 39 - O Parlamento reunir-se-á na Capital Federal,
independentemente de convocação, a 3 de maio de cada ano, se a lei não designar outro dia, e funcionará, quatro meses, do dia da
instalação, somente por iniciativa do Presidente da República, podendo ser prorrogado, adiado ou convocado extraordinariamente.
§ 1º - Nas prorrogações, assim como nas sessões extraordinárias, o
Parlamento só poderá deliberar sobre as matérias indicadas pelo Presidente da República no ato de prorrogação ou convocação.
§ 2º - Cada Legislatura durará quatro anos.
§ 3º - As vagas que ocorrerem serão preenchidas por eleição
suplementar, se se tratar da Câmara dos Deputados, e por eleição ou nomeação, conforme o caso, em se tratando do Conselho
Federal.
Art 40 - A Câmara dos Deputados e o Conselho Federal funcionarão
separadamente, e, quando não se resolver o contrário, por maioria de votos, em sessões públicas. Em uma e outra Câmara as
deliberações serão tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta dos seus membros.
Art 41 - A cada uma das Câmaras compete:
- eleger a sua Mesa;
- organizar o seu Regimento interno;
- regular o serviço de sua polícia interna;
- nomear os funcionários de sua Secretaria.
Art 42 - Durante o prazo em que estiver funcionando o Parlamento,
nenhum dos seus membros poderá ser preso ou processado criminalmente, sem licença da respectiva Câmara, salvo caso de flagrante
em crime inafiançável.
Art 43 - Só perante a sua respectiva Câmara responderão os membros
do Parlamento nacional pelas opiniões e votos que, emitirem no exercício de suas funções; não estarão, porém, isentos da
responsabilidade civil e criminal por difamação, calúnia, injúria, ultraje à moral pública ou provocação pública ao crime.
Parágrafo único - Em caso de manifestação contrária à existência
ou independência da Nação ou incitamento à subversão violenta da ordem política ou social, pode qualquer das Câmaras, por
maioria de votos, declarar vago o lugar do Deputado ou membro do Conselho Federal, autor da manifestação ou incitamento.
Art 44 - Aos membros do Parlamento nacional é vedado:
a) celebrar contrato com a Administração Pública federal, estadual
ou municipal;
b) aceitar ou exercer cargo, comissão ou emprego público
remunerado, salvo missão diplomática de caráter extraordinário;
c) exercer qualquer lugar de administração ou consulta ou ser
proprietário ou sócio de empresa concessionária de serviços públicos, ou de sociedade, empresa ou companhia que goze de favores,
privilégios, isenções, garantias de rendimento ou subsídios do poder público;
d) ocupar cargo público de que seja demissível ad nutum;
e) patrocinar causas contra a União, os Estados ou Municípios.
Parágrafo único - No intervalo das sessões, o membro do Parlamento
poderá reassumir o cargo público de que for titular.
Art 45 - Qualquer das duas Câmaras ou alguma das suas Comissões
pode convocar Ministro de Estado para prestar esclarecimentos sobre matérias sujeitas à sua deliberação. O Ministro,
independentemente de qualquer convocação, pode é pedir a uma das Câmaras do Parlamento, ou a qualquer de suas Comissões, dia e
hora para ser ouvido sobre questões sujeitas à deliberação do Poder Legislativo.
DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Art 46 - A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do
povo, eleitos mediante sufrágio indireto.
Art 47 - São eleitores os Vereadores às Câmaras Municipais e, em
cada Município, dez cidadãos eleitos por sufrágio direto no mesmo ato da eleição da Câmara Municipal.
Parágrafo único - Cada Estado constituirá uma Circunscrição
Eleitoral.
Art 48 - O número de Deputados por Estado será proporcional à
população e fixado por lei, não podendo ser superior a dez nem inferior a três por Estado.
Art 49 - Compete à Câmara dos Deputados iniciar a discussão e
votação de leis de impostos e fixação das forças de terra e mar, bem como todas que importarem aumento de despesa.
DO CONSELHO FEDERAL
Art 50 - O Conselho Federal compõe-se de representantes dos
Estados e dez membros nomeados pelo Presidente da República. A duração do mandato é de seis anos.
Parágrafo único - Cada Estado, pela sua Assembléia Legislativa,
elegerá um representante. O Governador do Estado terá o direito de vetar o nome escolhido pela Assembléia; em caso de veto, o
nome vetado só se terá por escolhido definitivamente se confirmada a eleição por dois terços de votos da totalidade dos membros
da Assembléia.
Art 51 - Só podem ser eleitos representantes dos Estados os
brasileiros natos maiores de trinta e cinco anos, alistados eleitores e que hajam exercido, por espaço nunca menor de quatro
anos, cargo de governo na União ou nos Estados.
Art 52 - A nomeação feita pelo Presidente da República só pode
recair em brasileiro nato, maior de trinta e cinco anos e que se haja distinguido por sua atividade em algum dos ramos da
produção ou da cultura nacional.
Art 53 - Ao Conselho Federal cabe legislar para o Distrito Federal
e para os Territórios, no que se referir aos interesses peculiares dos mesmos.
Art 54 - Terá inicio no Conselho Federal a discussão e votação dos
projetos de lei sobre:
a) tratados e convenções internacionais;
b) comércio internacional e interestadual;
c) regime de portos e navegação de cabotagem.
Art 55 - Compete ainda ao Conselho Federal:
a) aprovar as nomeações de Ministros do Supremo Tribunal Federal e
do Tribunal de Contas, dos representantes diplomáticos, exceto os enviados em missão extraordinária;
b) aprovar os acordos concluídos entre os Estados.
Art 56 - O Conselho Federal será presidido por um Ministro de
Estado, designado pelo Presidente da República.
DO CONSELHO DA ECONOMIA NACIONAL
Art 57 - O Conselho da Economia Nacional compõe-se de
representantes dos vários ramos da produção nacional designados, dentre pessoas qualificadas pela sua competência especial,
pelas associações profissionais ou sindicatos reconhecidos em lei, garantida a igualdade de representação entre empregadores e
empregados.
Parágrafo único - O Conselho da Economia Nacional se dividirá em
cinco Seções:
a) Seção da Indústria e do Artesanato;
b) Seção de Agricultura;
c) Seção do Comércio;
d) Seção dos Transportes;
e) Seção do Crédito.
Art 58 - A designação dos representantes das associações ou
sindicatos é feita pelos respectivos órgãos colegiais deliberativos, de grau superior.
Art 59 - A Presidência do Conselho da Economia Nacional caberá a
um Ministro de Estado, designado pelo Presidente da República.
§ 1º - Cabe, igualmente, ao Presidente da República designar,
dentre pessoas qualificadas pela sua competência especial, até três membros para cada uma das Seções do Conselho da Economia
Nacional.
§ 2º - Das reuniões das várias Seções, órgãos, Comissões ou
Assembléia Geral do Conselho poderão participar, sem direito a voto, mediante autorização do Presidente da República, os
Ministros, Diretores de Ministério e representantes de Governos estaduais; igualmente, sem direito a voto, poderão participar
das mesmas reuniões representantes de sindicatos ou associações de categoria compreendida em algum dos ramos da produção
nacional, quando se trate do seu especial interesse.
Art 60 - O Conselho da Economia Nacional organizará os seus
Conselhos Técnicos permanentes, podendo, ainda, contratar o auxílio de especialistas para o estudo de determinadas questões
sujeitas a seu parecer ou inquéritos recomendados pelo Governo ou necessários ao preparo de projetos de sua iniciativa.
Art 61 - São atribuições do Conselho da Economia Nacional:
a) promover a organização corporativa da economia nacional;
b) estabelecer normas relativas à assistência prestada pelas
associações, sindicatos ou institutos;
c) editar normas reguladoras dos contratos coletivos de trabalho
entre os sindicatos da mesma categoria da produção ou entre associações representativas de duas ou mais categorias;
d) emitir parecer sobre todos os projetos, de iniciativa do
Governo ou de qualquer das Câmaras, que interessem diretamente à produção nacional;
e) organizar, por iniciativa própria ou proposta do Governo,
inquérito sobre as condições do trabalho, da agricultura, da indústria, do comércio, dos transportes e do crédito, com o fim de
incrementar, coordenar e aperfeiçoar a produção nacional;
f) preparar as bases para a fundação de institutos de pesquisas
que, atendendo à diversidade das condições econômicas, geográficas e sociais do País, tenham por objeto:
I - racionalizar a organização e administração da agricultura e da
indústria;
II - estudar os problemas do crédito, da distribuição e da venda,
e os relativos à organização do trabalho;
g) emitir parecer sobre todas as questões relativas à organização
e reconhecimento de sindicatos ou associações profissionais;
h) propor ao Governo a criação de corporação de categoria,
Art 62 - As normas, a que se referem as letras b e c
do artigo antecedente, só se tornarão obrigatórias mediante aprovação do Presidente da República.
Art 63 - A todo tempo podem ser conferidos ao Conselho da Economia
Nacional, mediante plebiscito a regular-se em lei, poderes de legislação sobre algumas ou todas as matérias da sua competência.
Parágrafo único - A iniciativa do plebiscito caberá ao Presidente
da República, que especificará no decreto respectivo as condições em que, e as matérias sobre as quais poderá o Conselho da
Economia Nacional exercer poderes de legislação.
DAS LEIS E DAS RESOLUÇÕES
Art 64 - A iniciativa dos projetos de lei cabe, em princípio, ao
Governo. Em todo caso, não serão admitidos como objeto de deliberação projetos ou emendas de iniciativa de qualquer das Câmaras,
desde que versem sobre matéria tributária ou que de uns ou de outras resulte aumento de despesa.
§ 1º - A nenhum membro de qualquer das Câmaras caberá a iniciativa
de projetos de lei. A iniciativa só poderá ser tomada por um terço de Deputados ou de membros do Conselho Federal.
§ 2º - Qualquer projeto iniciado em uma das Câmaras terá suspenso
o seu andamento, desde que o Governo comunique o seu propósito de apresentar projeto que regule o mesmo assunto. Se dentro de
trinta dias não chegar à Câmara a que for feita essa comunicação, o projeto do Governo, voltará a constituir objeto de
deliberação o iniciado no Parlamento.
Art 65 - Todos os projetos de lei que interessem à economia
nacional em qualquer dos seus ramos, antes de sujeitos à deliberação do Parlamento, serão remetidos à consulta do Conselho da
Economia Nacional.
Parágrafo único - Os projetos de iniciativa do Governo, obtendo
parecer favorável do Conselho da Economia Nacional, serão submetidos a uma só discussão em cada uma das Câmaras. A Câmara, a que
forem sujeitos, limitar-se-á a aceitá-los ou rejeitá-los. Antes da deliberação da Câmara legislativa, o Governo poderá retirar
os projetos ou emendá-los, ouvido novamente o Conselho da Economia Nacional se as modificações importarem alteração substancial
dos mesmos.
Art 66 - O projeto de lei, adotado numa das Câmaras, será
submetido à outra; e esta, se o aprovar, envia-lo-á ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará e o promulgará.
§ 1º - Quando o Presidente da República julgar um projeto de lei,
no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário aos interesses nacionais, veta-lo-á total ou parcialmente, dentro de trinta
dias úteis, a contar daquele em que o houver recebido, devolvendo, nesse prazo e com os motivos do veto, o projeto ou a parte
vetada à Câmara onde ele se houver iniciado.
§ 2º - O decurso do prazo de trinta dias, sem que o Presidente da
República se haja manifestado, importa sanção.
§ 3º - Devolvido o projeto à Câmara iniciadora, aí sujeitar-se-á a
uma discussão e votação nominal, considerando-se aprovado se obtiver dois terços dos sufrágios presentes. Neste caso, o projeto
será remetido à outra Câmara, que, se o aprovar pelos mesmos trâmites e maioria, o fará publicar como lei no jornal oficial.
DA ELABORAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Art 67 - Haverá junto à Presidência da República, organizado por
decreto do Presidente, um Departamento Administrativo com as seguintes atribuições:
a) o estudo pormenorizado das repartições, departamentos e
estabelecimentos públicos, com o fim de determinar, do ponto de vista da economia e eficiência, as modificações a serem feitas
na organização dos serviços públicos, sua distribuição e agrupamento, dotações orçamentárias, condições e processos de trabalho,
relações de uns com os outros e com o público;
b) organizar anualmente, de acordo com as instruções do Presidente
da República, a proposta orçamentária a ser enviada por este à Câmara dos Deputados;
c) fiscalizar, por delegação do Presidente da República e na
conformidade das suas instruções, a execução orçamentária.
Art 68 - O orçamento será uno, incorporando-se obrigatoriamente à
receita todos os tributos, rendas e suprimentos de fundos, incluídas na despesa todas as dotações necessárias ao custeio dos
serviços públicos.
Art 69 - A discriminação ou especialização da despesa far-se-á por
serviço, departamento, estabelecimento ou repartição.
§ 1º - Por ocasião de formular a proposta orçamentária, o
Departamento Administrativo organizará, para cada serviço, departamento, estabelecimento ou repartição, o quadro da
discriminação ou especialização, por itens, da despesa que cada um deles é autorizado a realizar. Os quadros em questão devem
ser enviados à Câmara dos Deputados juntamente com a proposta orçamentária, a título meramente informativo ou como subsídio ao
esclarecimento da Câmara na votação das verbas globais.
§ 2º - Depois de votado o orçamento, se alterada a proposta do
Governo, serão, na conformidade do vencido, modificados os quadros a que se refere o parágrafo anterior; e, mediante proposta
fundamentada do Departamento Administrativo, o Presidente da República poderá autorizar, no decurso do ano, modificações nos
quadros de discriminação ou, especialização por itens, desde que para cada serviço não sejam excedidas as verbas globais votadas
pelo Parlamento.
Art 70 - A lei orçamentária não conterá dispositivo estranho à
receita prevista e à despesa fixada para os serviços anteriormente criados, excluídas de tal proibição:
a) a autorização para abertura de créditos suplementares e
operações de crédito por antecipação da receita;
b) a aplicação do saldo ou o modo de cobrir o deficit.
Art 71 - A Câmara dos Deputados dispõe do prazo de quarenta e
cinco dias para votar o orçamento, a partir do dia em que receber a proposta do Governo; o Conselho Federal, para o mesmo fim,
do prazo de vinte e cinco dias, a contar da expiração do concedido à Câmara dos Deputados. O prazo para a Câmara dos Deputados
pronunciar-se sobre as emendas do Conselho Federal será de quinze dias contados a partir da expiração do prazo concedido ao
Conselho Federal.
Art 72 - O Presidente da República publicará o orçamento:
a) no texto que lhe for enviado pela Câmara dos Deputados, se
ambas, as Câmaras guardarem nas suas deliberações os prazos acima afixados;
b) no texto votado pela Câmara dos Deputados se o Conselho
Federal, no prazo prescrito, não deliberar sobre o mesmo;
c) no texto votado pelo Conselho Federal, se a Câmara dos
Deputados houver excedido os prazos que lhe são fixados para a votação da proposta do Governo ou das emendas do Conselho
Federal;
d) no texto da proposta apresentada pelo Governo, se ambas as
Câmaras não houverem terminado, nos prazos prescritos, a votação do orçamento.
DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Art 73 - o Presidente da República, autoridade suprema do Estado,
coordena a atividade dos órgãos representativos, de grau superior, dirige a política interna e externa, promove ou orienta a
política legislativa de interesse nacional, e superintende a administração do País.
Art 74 - Compete privativamente ao Presidente da República:
a) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e expedir
decretos e regulamentos para a sua execução;
b) expedir decretos-leis, nos termos dos arts. 12 e 13;
c) manter relações com os Estados estrangeiros;
d) celebrar convenções e tratados internacionais ad referendum
do Poder Legislativo;
e) exercer a chefia suprema das forças armadas da União,
administrando-as por intermédio dos órgãos do alto comando;
f) decretar a mobilização das forças armadas;
g) declarar a guerra, depois de autorizado pelo Poder Legislativo,
e, independentemente de autorização, em caso de invasão ou agressão estrangeira;
h) fazer a paz ad referendum do Poder Legislativo;
i) permitir, após autorização do Poder Legislativo, a passagem de
forças estrangeiras pelo território nacional;
j) intervir nos Estados e neles executar a intervenção, nos termos
constitucionais;
k) decretar o estado de emergência e o estado de guerra nos termos
do art. 166;
l) prover os cargos federais, salvo as exceções previstas na
Constituição e nas leis;
m) autorizar brasileiros a aceitar pensão, emprego ou comissão de
governo estrangeiro;
n) determinar que entrem provisoriamente em execução, antes de
aprovados pelo Parlamento, os tratados ou convenções internacionais, se a isto o aconselharem os interesses do País.
Art 75 - São prerrogativas do Presidente da República:
a) indicar um dos candidatos à Presidência da República;
b) dissolver a Câmara dos Deputados no caso do parágrafo único cio
art. 167;
c) nomear os Ministros de Estado;
d) designar os membros do Conselho Federal reservados à sua
escolha;
e) adiar, prorrogar e convocar o Parlamento;
f) exercer o direito de graça.
Art 76 - Os atos oficiais do Presidente da República serão
referendados pelos seus Ministros, salvo os expedidos no uso de suas prerrogativas, os quais não exigem referenda.
Art 77 - Nos casos de impedimento temporário ou visitas oficiais a
países estrangeiros o Presidente da República designará, dentre os membros do Conselho Federal, o seu substituto.
Art 78 - Vagando por qualquer motivo a Presidência da República, o
Conselho Federal elegerá dentre os seus membros, no mesmo dia ou no dia imediato, o Presidente provisório, que convocará para o
quadragésimo dia, a contar da sua eleição, o Colégio Eleitoral do Presidente da República.
§ 1º - Caso a eleição do Presidente provisório não possa
efetuar-se no prazo acima, o Presidente do Conselho Federal assumirá a Presidência da República, até a eleição, pelo Conselho
Federal, do Presidente provisório.
§ 2º - O Presidente eleito começará novo período presidencial.
§ 3º - O Presidente provisório não poderá usar da prerrogativa da
letra a do art. 75.
Art 79 - Se, decorridos sessenta dias da sua eleição, o Presidente
da República não houver assumido o poder, o Conselho Federal decretará vaga a Presidência, procedendo-se a nova eleição.
Art 80 - O período presidencial será de seis anos.
Art 81 - São condições de elegibilidade à Presidência da República
ser brasileiro nato e maior de trinta e cinco anos.
Art 82 - O Colégio Eleitoral do Presidente da República compõe-se:
a) de eleitores designados pelas Câmaras Municipais, elegendo cada
Estado um número de eleitores proporcional à sua população, não podendo, entretanto, o máximo desse número exceder de vinte e
cinco;
b) de cinqüenta eleitores, designados pelo Conselho da Economia
Nacional, dentre empregadores e empregados em número igual;
c) de vinte e cinco eleitores, designados pela Câmara dos
Deputados e de vinte e cinco designados pelo Conselho Federal, dentre cidadãos de notória reputação.
Parágrafo único - Não poderá recair em membros do Parlamento
nacional ou das Assembléias Legislativas dos Estados a designação para eleitor do Presidente da República.
Art 83 - Noventa dias antes da expiração do período presidencial
será constituído o Colégio Eleitoral do Presidente da República.
Art 84 - O Colégio Eleitoral reunir-se-á na Capital da República
vinte dias antes da expiração do período presidencial e escolherá o seu candidato à Presidência da República. Se o Presidente da
República não usar da prerrogativa de indicar candidato, será declarado eleito o escolhido pelo Colégio Eleitoral.
Parágrafo único - Se o Presidente da República indicar candidato,
a eleição será direta e por sufrágio universal entre os dois candidatos. Neste caso, o Presidente da República terá prorrogado o
seu período até a conclusão das operações eleitorais e posse do Presidente eleito.
DA RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Art 85 - São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da
República definidos em lei, que atentarem contra:
a) a existência da União;
b) a Constituição;
c) o livre exercício dos Poderes políticos;
d) a probidade administrativa e a guarda e emprego dos dinheiros
público;
e) a execução das decisões judiciárias.
Art 86 - O Presidente da República será submetido a processo e
julgamento perante o Conselho Federal, depois de declarada por dois terços de votos da Câmara dos Deputados a procedência da
acusação.
§ 1º - O Conselho Federal só poderá aplicar a pena de perda de
cargo, com inabilitação até o máximo de cinco anos para o exercício de qualquer função pública, sem prejuízo das ações cíveis e
criminais cabíveis na espécie.
§ 2º - Uma lei especial definirá os crimes de responsabilidade do
Presidente da República e regulará a acusação, o processo e o julgamento.
Art 87 - O Presidente da República não pode, durante o exercício
de suas funções, ser responsabilizado por atos estranhos às mesmas.
DOS MINISTROS DE ESTADO
Art 88 - O Presidente da República é auxiliado pelos Ministros de
Estado, agentes de sua confiança, que lhe subscrevem os atos.
Parágrafo único - Só o brasileiro nato, maior de vinte e cinco
anos, poderá ser Ministro de Estado.
Art 89 - Os Ministros de Estado não são responsáveis perante o
Parlamento, ou perante os Tribunais, pelos conselhos dados ao Presidente da República.
§ 1º - Respondem, porém, quanto aos seus atos, pelos crimes
qualificados em lei.
§ 2º - Nos crimes comuns e de responsabilidade, serão processados
e julgados pelo Supremo Tribunal Federal, e, nos conexos com os do Presidente da República, pela autoridade competente para o
julgamento deste.
DO PODER JUDICIÁRIO
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art 90 - São órgãos do Poder Judiciário:
a) o Supremo Tribunal Federal;
b) os Juízes e Tribunais dos Estados, do Distrito Federal e dos
Territórios;
c) os Juízes e Tribunais militares.
Art 91 - Salvo as restrições expressas na Constituição, os Juízes
gozam das garantias seguintes:
a) vitaliciedade, não podendo perder o cargo a não ser em virtude
de sentença judiciária, exoneração a pedido, ou aposentadoria compulsória, aos sessenta e oito anos de idade ou em razão de
invalidez comprovada, e facultativa nos casos de serviço público prestado por mais de trinta anos, na forma da lei;
b) inamovibilidade, salvo por promoção aceita, remoção a pedido,
ou pelo voto de dois terços dos Juízes efetivos do Tribunal Superior competente, em virtude de interesse público;
c) irredutibilidade de vencimentos, que ficam, todavia, sujeitos a
impostos.
Art 92 - Os Juízes, ainda que em disponibilidade, não podem
exercer qualquer outra função pública. A violação deste preceito importa a perda do cargo judiciário e de todas as vantagens
correspondentes.
Art 93 - Compete aos Tribunais:
a) elaborar os Regimentos Internos, organizar as Secretarias, os
Cartórios e mais serviços auxiliares, e propor ao Poder Legislativo a criação ou supressão de empregos e a fixação dos
vencimentos respectivos;
b) conceder licença, nos termos da lei, aos seus membros, aos
Juízes e serventuários, que lhes são imediatamente subordinados.
Art 94 - É vedado ao Poder Judiciário conhecer de questões
exclusivamente políticas.
Art 95 - os pagamentos devidos pela Fazenda federal, em virtude de
sentenças judiciárias, far-se-ão na ordem em que forem apresentadas as precatórias e à conta dos créditos respectivos, vedada a
designação de casos ou pessoas nas verbas orçamentárias ou créditos destinados àquele fim.
Parágrafo único - As verbas orçamentárias e os créditos votados
para os pagamentos devidos, em virtude de sentença judiciária, pela Fazenda federal, serão consignados ao Poder Judiciário,
recolhendo-se as importâncias ao cofre dos depósitos públicos. Cabe ao Presidente do Supremo Tribunal Federal expedir as ordens
de pagamento, dentro das forças do depósito, e, a requerimento do credor preterido em seu direito de precedência, autorizar o
seqüestro da quantia necessária para satisfazê-lo, depois de ouvido o Procurador-Geral da República.
Art 96 - Só por maioria absoluta de votos da totalidade dos seus
Juízes poderão os Tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou de ato do Presidente da República.
Parágrafo único - No caso de ser declarada a inconstitucionalidade
de uma lei que, a juízo do Presidente da República, seja necessária ao bem-estar do povo, à promoção ou defesa de interesse
nacional de alta monta, poderá o Presidente da República submetê-la novamente ao exame do Parlamento: se este a confirmar por
dois terços de votos em cada uma das Câmaras, ficará sem efeito a decisão do Tribunal.
DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Art 97 - O Supremo Tribunal Federal, com sede na Capital da
República e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de onze Ministros.
Parágrafo único - Sob proposta do Supremo Tribunal Federal, pode o
número de Ministros ser elevado por lei até dezesseis, vedada, em qualquer caso, a sua redução.
Art 98 - Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados
pelo Presidente da República, com aprovação do Conselho Federal, dentre brasileiros natos de notável saber jurídico e reputação
ilibada, não devendo ter menos de trinta e cinco, nem mais de cinqüenta e oito anos de idade.
Art 99 - O Ministério Público Federal terá por Chefe o
Procurador-Geral da República, que funcionará junto ao Supremo Tribunal Federal, e será de livre nomeação e demissão do
Presidente da República, devendo recair a escolha em pessoa que reúna os requisitos exigidos para Ministro do Supremo Tribunal
Federal.
Art 100 - Nos crimes de responsabilidade, os Ministros do Supremo
Tribunal Federal serão processados e julgados pelo Conselho Federal.
Art 101 - Ao Supremo Tribunal Federal compete:
I - processar e julgar originariamente:
a) os Ministros do Supremo Tribunal;
b) os Ministros de Estado, o Procurador-Geral da República, os
Juízes dos Tribunais de Apelação dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, os Ministros do Tribunal de Contas e os
Embaixadores e Ministros diplomáticos, nos crimes comuns e nos de responsabilidade, salvo quanto aos Ministros de Estado e aos
Ministros do Supremo Tribunal Federal, o disposto no final do § 2º do art. 89 e no art. 100;
e) as causas e os conflitos entre a União e os Estados, ou entre
estes;
d) os litígios entre nações estrangeiras e a União ou os Estados;
e) os conflitos de jurisdição entre Juízes ou Tribunais de Estados
diferentes, incluídos os do Distrito Federal e os dos Territórios;
f) a extradição de criminosos, requisitada por outras nações, e a
homologação de sentenças estrangeiras;
g) o habeas corpus, quando for paciente, ou coator,
Tribunal, funcionário ou autoridade, cujos atos estejam sujeitos imediatamente à jurisdição do Tribunal, ou quando se tratar de
crime sujeito a essa mesma jurisdição em única instância; e, ainda, se houver perigo de consumar-se a violência antes que outro
Juiz ou Tribunal possa conhecer do pedido;
h) a execução das sentenças, nas causas da sua competência
originária, com a faculdade de delegar atos do processo a Juiz inferior;
II - julgar:
1º) as ações rescisórias de seus acórdãos;
2º) em recurso ordinário:
a) às causas em que a União for interessada como autora ou ré,
assistente ou opoente;
b) as decisões de última ou única instância denegatórias de
habeas corpus;
III - julgar, em recurso extraordinário, as causas decididas pelas
Justiças locais em única ou última instâncias:
a) quando a decisão for contra a letra de tratado ou lei federal,
sobre cuja aplicação se haja questionado;
b) quando se questionar sobre a vigência ou validade da lei
federal em face da Constituição, e a decisão do Tribunal local negar aplicação à lei impugnada;
c) quando se contestar a validade de lei ou ato dos Governos
locais em face da Constituição, ou de lei federal, e a decisão do Tribunal local julgar válida a lei ou o ato impugnado;
d) quando decisões definitivas dos Tribunais de Apelação de
Estados diferentes, inclusive do Distrito Federal ou dos Territórios, ou decisões definitivas de um destes Tribunais e do
Supremo Tribunal Federal derem à mesma lei federal inteligência diversa.
Parágrafo único - Nos casos do nº II, nº 2, letra b ,
poderá o recurso também ser interposto pelo Presidente de qualquer dos Tribunais ou pelo Ministério Público.
Art 102 - Compete ao Presidente do Supremo Tribunal Federal
conceder exequatur às cartas rogatórias das Justiças estrangeiras.
DA JUSTIÇA DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS
Art 103 - Compete aos Estados legislar sobre a sua divisão e
organização judiciária e prover os respectivos cargos, observados os preceitos dos arts. 91 e 92 e mais os seguintes princípios:
a) a investidura nos primeiros graus far-se-á mediante concurso
organizado pelo Tribunal de Apelação, que remeterá ao Governador do Estado a lista dos três candidatos que houverem obtido a
melhor classificação, se os classificados atingirem ou excederem aquele número;
b) investidura nos graus superiores mediante promoção por
antigüidade de classe e por merecimento, ressalvado o disposto no art. 105;
c) o número de Juízes do Tribunal de Apelação só poderá ser
alterado por proposta motivada do Tribunal;
d) fixação dos vencimentos dos Desembargadores do Tribunal de
Apelação em quantia não inferior à que percebam os Secretários de Estado; entre os vencimentos dos demais Juízes não deverá
haver diferença maior de trinta por cento de uma para outra categoria, nem o vencimento dos de categoria imediata à dos Juízes
do Tribunal de Apelação será inferior a dois terços do vencimento destes últimos;
e) competência privativa do Tribunal de Apelação para o processo e
julgamento dos Juízes inferiores, nos crimes comuns e de responsabilidade;
f) em caso de mudança da sede do Juízo, é facultado ao Juiz, se
não quiser acompanhá-la, entrar em disponibilidade com vencimentos integrais.
Art 104 - Os Estados poderão criar a Justiça de Paz eletiva,
fixando-lhe a competência, com a ressalva do recurso das suas decisões para a Justiça togada.
Art 105 - Na composição dos Tribunais superiores, um quinto dos
lugares será preenchido por advogados ou membros do Ministério Público, de notório merecimento e reputação ilibada, organizando
o Tribunal de Apelação uma lista tríplice.
Art 106 - Os Estados poderão criar Juízes com investidura limitada
no tempo e competência para julgamento das causas de pequeno valor, preparo das que excederem da sua alçada e substituição dos
Juízes vitalícios.
Art 107 - Excetuadas as causas de competência do Supremo Tribunal
Federal, todas as demais serão da competência da Justiça dos Estados, do Distrito Federal ou dos Territórios.
Art 108 - As causas propostas pela União ou contra ela serão
aforadas em um dos Juízes da Capital do Estado em que for domiciliado o réu ou o autor.
Parágrafo único - As causas propostas perante outros Juízes, desde
que a União nelas intervenha como assistente ou opoente, passarão a ser da competência de um dos Juízes da Capital, perante ele
continuando o seu processo.
Art 109 - Das sentenças proferidas pelos Juízes de primeira
instância nas causas em que a União for interessada como autora ou ré, assistente ou oponente, haverá recurso diretamente para o
Supremo Tribunal Federal.
Parágrafo único - A lei regulará a competência e os recursos nas
ações para a cobrança da divida ativa da União podendo cometer ao Ministério Público dos Estados a função de representar em
Juízo a Fazenda Federal.
Art 110 - A lei poderá estabelecer para determinadas ações a
competência originária dos Tribunais de Apelação.
DA JUSTIÇA MILITAR
Art 111 - Os militares e as pessoas a eles assemelhadas terão foro
especial nos delitos militares. Esse foro poderá estender-se aos civis, nos casos definidos em lei, para os crimes contra a
segurança externa do Pais ou contra as instituições militares.
Art 112 - São órgãos da Justiça Militar o Supremo Tribunal Militar
e os Tribunais e Juízes inferiores, criados em lei.
Art 113 - A inamovibilidade assegurada aos Juízes militares não os
exime da obrigação de acompanhar as forças junto às quais tenham de servir.
Parágrafo único - Cabe ao Supremo Tribunal Militar determinar a
remoção dos Juízes militares, quando o interesse público o exigir.
DO TRIBUNAL DE CONTAS
Art 114 - Para acompanhar, diretamente ou por delegações
organizadas de acordo com a lei, a execução orçamentária, julgar das contas dos responsáveis por dinheiros ou bens públicos e da
legalidade dos contratos celebrados pela União, é instituído um Tribunal de Contas, cujos membros serão nomeados pelo Presidente
da República, com a aprovação do Conselho Federal. Aos Ministros do Tribunal de Contas são asseguradas as mesmas garantias que
aos Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Parágrafo único - A organização do Tribunal de Contas será
regulada em lei.
DA NACIONALIDADE E DA CIDADANIA
Art 115 - São brasileiros:
a) os nascidos no Brasil, ainda que de pai estrangeiro, não
residindo este a serviço do governo do seu país;
b) os filhos de brasileiro ou brasileira, nascidos em país
estrangeiro, estando os pais a serviço do Brasil e, fora deste caso, se, atingida a maioridade, optarem pela nacionalidade
brasileira;
c) os que adquiriram a nacionalidade brasileira nos termos do art.
69, nºs 4 e 5, da Constituição de 24 de fevereiro de 1891;
d) os estrangeiros por outro modo naturalizados.
Art 116 - Perde a nacionalidade o brasileiro:
a) que, por naturalização voluntária, adquirir outra
nacionalidade;
b) que, sem licença do Presidente da República, aceitar de governo
estrangeiro comissão ou emprego remunerado;
c) que, mediante processo adequado tiver revogada a sua
naturalização por exercer atividade política ou social nociva ao interesse nacional.
Art 117 - São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo,
maiores de dezoito anos, que se alistarem na forma da lei.
Parágrafo único - Não podem alistar-se eleitores:
a) os analfabetos;
b) os militares em serviço ativo;
c) os mendigos;
d) os que estiverem privados, temporária ou definitivamente, dos
direitos políticos.
Art 118 - Suspendem-se os direitos políticos:
a) por incapacidade civil;
b) por condenação criminal, enquanto durarem os seus efeitos.
Art 119 - Perdem-se os direitos políticos:
a) nos casos do art. 116;
b) pela recusa, motivada por convicção religiosa, filosófica ou
política, de encargo, serviço ou obrigação imposta por lei aos brasileiros;
c) pela aceitação de título nobiliárquico ou condecoração
estrangeira, quando esta importe restrição de direitos assegurados nesta Constituição ou incompatibilidade com deveres impostos
por lei.
Art 120 - A lei estabelecerá as condições de reaquisição dos
direitos políticos.
Art 121 - São inelegíveis os inalistáveis, salvo os oficiais em
serviço ativo das forças armadas, os quais, embora inalistáveis, são elegíveis.
DOS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS
Art 122 - A Constituição assegura aos brasileiros e estrangeiros
residentes no País o direito à liberdade, à segurança individual e à propriedade, nos termos seguintes:
1º) todos são iguais perante a lei;
2º) todos os brasileiros gozam do direito de livre circulação em
todo o território nacional, podendo fixar-se em qualquer dos seus pontos, aí adquirir imóveis e exercer livremente a sua
atividade;
3º) os cargos públicos são igualmente acessíveis a todos os
brasileiros, observadas as condições de capacidade prescritas nas leis e regulamentos;
4º) todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer
pública e livremente o seu culto, associando-se para esse fim e adquirindo bens, observadas as disposições do direito comum, as
exigências da ordem pública e dos bons costumes;
5º) os cemitérios terão caráter secular e serão administrados pela
autoridade municipal;
6º) a inviolabilidade do domicílio e de correspondência, salvas as
exceções expressas em lei;
7º) o direito de representação ou petição perante as autoridades,
em defesa de direitos ou do interesse geral;
8º) a liberdade de escolha de profissão ou do gênero de trabalho,
indústria ou comércio, observadas as condições de capacidade e as restrições impostas pelo bem público nos termos da lei;
9º) a liberdade de associação, desde que os seus fins não sejam
contrários à lei penal e aos bons costumes;
10) todos têm direito de reunir-se pacificamente e sem armas. As
reuniões a céu aberto podem ser submetidas à formalidade de declaração, podendo ser interditadas em caso de perigo imediato para
a segurança pública;
11) à exceção do flagrante delito, a prisão não poderá efetuar-se
senão depois de pronúncia do indiciado, salvo os casos determinados em lei e mediante ordem escrita da autoridade competente.
Ninguém poderá ser conservado em prisão sem culpa formada, senão pela autoridade competente, em virtude de lei e na forma por
ela regulada; a instrução criminal será contraditória, asseguradas antes e depois da formação da culpa as necessárias garantias
de defesa;
12) nenhum brasileiro poderá ser extraditado por governo
estrangeiro;
13) não haverá penas corpóreas perpétuas. As penas estabelecidas
ou agravadas na lei nova não se aplicam aos fatos anteriores. Além dos casos previstos na legislação militar para o tempo de
guerra, a lei poderá prescrever a pena de morte para os seguintes crimes:
a) tentar submeter o território da Nação ou parte dele à soberania
de Estado estrangeiro;
b) tentar, com auxilio ou subsidio de Estado estrangeiro ou
organização de caráter internacional, contra a unidade da Nação, procurando desmembrar o território sujeito à sua soberania;
c) tentar por meio de movimento armado o desmembramento do
território nacional, desde que para reprimi-lo se torne necessário proceder a operações de guerra;
d) tentar, com auxilio ou subsidio de Estado estrangeiro ou
organização de caráter internacional, a mudança da ordem política ou social estabelecida na Constituição;
e) tentar subverter por meios violentos a ordem política e social,
com o fim de apoderar-se do Estado para o estabelecimento da ditadura de uma classe social;
f) o homicídio cometido por motivo fútil e com extremos de
perversidade;
14) o direito de propriedade, salvo a desapropriação por
necessidade ou utilidade pública, mediante indenização prévia. O seu conteúdo e os seus limites serão os definidos nas leis que
lhe regularem o exercício;
15) todo cidadão tem o direito de manifestar o seu pensamento,
oralmente, ou por escrito, impresso ou por imagens, mediante as condições e nos limites prescritos em lei.
A lei pode prescrever:
a) com o fim de garantir a paz, a ordem e a segurança pública, a
censura prévia da imprensa, do teatro, do cinematógrafo, da radiodifusão, facultando à autoridade competente proibir a
circulação, a difusão ou a representação;
b) medidas para impedir as manifestações contrárias à moralidade
pública e aos bons costumes, assim como as especialmente destinadas à proteção da infância e da juventude;
c) providências destinadas à proteção do interesse público,
bem-estar do povo e segurança do Estado.
A imprensa reger-se-á por lei especial, de acordo com os seguintes
princípios:
a) a imprensa exerce uma função de caráter público;
b) nenhum jornal pode recusar a inserção de comunicados do
Governo, nas dimensões taxadas em lei;
c) é assegurado a todo cidadão o direito de fazer inserir
gratuitamente nos jornais que o informarem ou injuriarem, resposta, defesa ou retificação;
d) é proibido o anonimato;
e) a responsabilidade se tornará efetiva por pena de prisão contra
o diretor responsável e pena pecuniária aplicada à empresa;
f) as máquinas, caracteres e outros objetos tipográficos
utilizados na impressão do jornal constituem garantia do pagamento da multa, reparação ou indenização, e das despesas com o
processo nas condenações pronunciadas por delito de imprensa, excluídos os privilégios eventuais derivados do contrato de
trabalho da empresa jornalística com os seus empregados. A garantia poderá ser substituída por uma caução depositada no
principio de cada ano e arbitrada pela autoridade competente, de acordo com a natureza, a importância e a circulação do jornal;
g) não podem ser proprietários de empresas jornalísticas as
sociedades por ações ao portador e os estrangeiros, vedado tanto a estes como às pessoas jurídicas participar de tais empresas
como acionistas. A direção dos jornais, bem como a sua orientação intelectual, política e administrativa, só poderá ser exercida
por brasileiros natos;
16) dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se
achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal, na sua liberdade de ir e vir, salvo nos casos de punição disciplinar;
17) os crimes que atentarem contra a existência, a segurança e a
integridade do Estado, a guarda e o emprego da economia popular serão submetidos a processo e julgamento perante Tribunal
especial, na forma que a lei instituir.
Art 123 - A especificação das garantias e direitos acima
enumerados não exclui outras garantias e direitos, resultantes da forma de governo e dos princípios consignados na Constituição.
O uso desses direitos e garantias terá por limite o bem público, as necessidades da defesa, do bem-estar, da paz e da ordem
coletiva, bem como as exigências da segurança da Nação e do Estado em nome dela constituído e organizado nesta Constituição.
DA FAMÍLIA
Art 124 - A família, constituída pelo casamento indissolúvel, está
sob a proteção especial do Estado. Às famílias numerosas serão atribuídas compensações na proporção dos seus encargos.
Art 125 - A educação integral da prole é o primeiro dever e o
direito natural dos pais. O Estado não será estranho a esse dever, colaborando, de maneira principal ou subsidiária, para
facilitar a sua execução ou suprir as deficiências e lacunas da educação particular.
Art 126 - Aos filhos naturais, facilitando-lhes o reconhecimento,
a lei assegurará igualdade com os legítimos, extensivos àqueles os direitos e deveres que em relação a estes incumbem aos pais.
Art 127 - A infância e a juventude devem ser objeto de cuidados e
garantias especiais por parte do Estado, que tomará todas as medidas destinadas a assegurar-lhes condições físicas e morais de
vida sã e de harmonioso desenvolvimento das suas faculdades.
O abandono moral, intelectual ou físico da infância e da juventude
importará falta grave dos responsáveis por sua guarda e educação, e cria ao Estado o dever de provê-las do conforto e dos
cuidados indispensáveis à preservação física e moral.
Aos pais miseráveis assiste o direito de invocar o auxílio e
proteção do Estado para a subsistência e educação da sua prole.
DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
Art 128 - A arte, a ciência e o ensino são livres à iniciativa
individual e a de associações ou pessoas coletivas públicas e particulares.
É dever do Estado contribuir, direta e indiretamente, para o
estímulo e desenvolvimento de umas e de outro, favorecendo ou fundando instituições artísticas, científicas e de ensino.
Art 129 - A infância e à juventude, a que faltarem os recursos
necessários à educação em instituições particulares, é dever da Nação, dos Estados e dos Municípios assegurar, pela fundação de
instituições públicas de ensino em todos os seus graus, a possibilidade de receber uma educação adequada às suas faculdades,
aptidões e tendências vocacionais.
O ensino pré-vocacional profissional destinado às classes menos
favorecidas é em matéria de educação o primeiro dever de Estado. Cumpre-lhe dar execução a esse dever, fundando institutos de
ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e
profissionais.
É dever das indústrias e dos sindicatos econômicos criar, na
esfera da sua especialidade, escolas de aprendizes, destinadas aos filhos de seus operários ou de seus associados. A lei
regulará o cumprimento desse dever e os poderes que caberão ao Estado, sobre essas escolas, bem como os auxílios, facilidades e
subsídios a lhes serem concedidos pelo Poder Público.
Art 130 - O ensino primário é obrigatório e gratuito. A
gratuidade, porém, não exclui o dever de solidariedade dos menos para com os mais necessitados; assim, por ocasião da matrícula,
será exigida aos que não alegarem, ou notoriamente não puderem alegar escassez de recursos, uma contribuição módica e mensal
para a caixa escolar.
Art 131 - A educação física, o ensino cívico e o de trabalhos
manuais serão obrigatórios em todas as escolas primárias, normais e secundárias, não podendo nenhuma escola de qualquer desses
graus ser autorizada ou reconhecida sem que satisfaça aquela exigência.
Art 132 - O Estado fundará instituições ou dará o seu auxílio e
proteção às fundadas por associações civis, tendo umas; e outras por fim organizar para a juventude períodos de trabalho anual
nos campos e oficinas, assim como promover-lhe a disciplina moral e o adestramento físico, de maneira a prepará-la ao
cumprimento, dos seus deveres para com a economia e a defesa da Nação.
Art 133 - O ensino religioso poderá ser contemplado como matéria
do curso ordinário das escolas primárias, normais e secundárias. Não poderá, porém, constituir objeto de obrigação dos mestres
ou professores, nem de freqüência compulsória por parte dos alunos.
Art 134 - Os monumentos históricos, artísticos e naturais, assim
como as paisagens ou os locais particularmente dotados pela natureza, gozam da proteção e dos cuidados especiais da Nação, dos
Estados e dos Municípios. Os atentados contra eles cometidos serão equiparados aos cometidos contra o patrimônio nacional.
DA ORDEM ECONÔMICA
Art 135 - Na iniciativa individual, no poder de criação, de
organização e de invenção do indivíduo, exercido nos limites do bem público, funda-se a riqueza e a prosperidade nacional. A
intervenção do Estado no domínio econômico só se legitima para suprir as deficiências da iniciativa individual e coordenar os
fatores da produção, de maneira a evitar ou resolver os seus conflitos e introduzir no jogo das competições individuais o
pensamento dos interesses da Nação, representados pelo Estado. A intervenção no domínio econômico poderá ser mediata e imediata,
revestindo a forma do controle, do estimulo ou da gestão direta.
Art 136 - O trabalho é um dever social. O trabalho intelectual,
técnico e manual tem direito a proteção e solicitude especiais do Estado. A todos é garantido o direito de subsistir mediante o
seu trabalho honesto e este, como meio de subsistência do indivíduo, constitui um bem que é dever do Estado proteger,
assegurando-lhe condições favoráveis e meios de defesa.
Art 137 - A legislação do trabalho observará, além de outros, os
seguintes preceitos:
a) os contratos coletivos de trabalho concluídos pelas
associações, legalmente reconhecidas, de empregadores, trabalhadores, artistas e especialistas, serão aplicados a todos os
empregados, trabalhadores, artistas e especialistas que elas representam;
b) os contratos coletivos de trabalho deverão estipular
obrigatoriamente a sua duração, a importância e as modalidades do salário, a disciplina interior e o horário do trabalho;
c) a modalidade do salário será a mais apropriada às exigências do
operário e da empresa;
d) o operário terá direito ao repouso semanal aos domingos e, nos
limites das exigências técnicas da empresa, aos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local;
e) depois de um ano de serviço ininterrupto em uma empresa de
trabalho contínuo, o operário terá direito a uma licença anual remunerada;
f) nas empresas de trabalho continuo, a cessação das relações de
trabalho, a que o trabalhador não haja dado motivo, e quando a lei não lhe garanta, a estabilidade no emprego, cria-lhe o
direito a uma indenização proporcional aos anos de serviço;
g) nas empresas de trabalho continuo, a mudança de proprietário
não rescinde o contrato de trabalho, conservando os empregados, para com o novo empregador, os direitos que tinham em relação ao
antigo;
h) salário mínimo, capaz de satisfazer, de acordo com as condições
de cada região, as necessidades normais do trabalho;
i) dia de trabalho de oito horas, que poderá ser reduzido, e
somente suscetível de aumento nos casos previstos em lei;
j) o trabalho à noite, a não ser nos casos em que é efetuado
periodicamente por turnos, será retribuído com remuneração superior à do diurno;
k) proibição de trabalho a menores de catorze anos; de trabalho
noturno a menores de dezesseis, e, em indústrias insalubres, a menores de dezoito anos e a mulheres;
l) assistência médica e higiênica ao trabalhador e à gestante,
assegurado a esta, sem prejuízo do salário, um período de repouso antes e depois do parto;
m) a instituição de seguros de velhice, de invalidez, de vida e
para os casos de acidentes do trabalho;
n) as associações de trabalhadores têm o dever de prestar aos seus
associados auxílio ou assistência, no referente às práticas administrativas ou judiciais relativas aos seguros de acidentes do
trabalho e aos seguros sociais.
Art 138 - A associação profissional ou sindical é livre. Somente,
porém, o sindicato regularmente reconhecido pelo Estado tem o direito de representação legal dos que participarem da categoria
de produção para que foi constituído, e de defender-lhes os direitos perante o Estado e as outras associações profissionais,
estipular contratos coletivos de trabalho obrigatórios para todos os seus associados, impor-lhes contribuições e exercer em
relação a eles funções delegadas de Poder Público.
Art 139 - Para dirimir os conflitos oriundos das relações entre
empregadores e empregados, reguladas na legislação social, é instituída a Justiça do Trabalho, que será regulada em lei e à qual
não se aplicam as disposições desta Constituição relativas à competência, ao recrutamento e às prerrogativas da Justiça comum.
A greve e o lock-out são declarados recursos anti-sociais
nocivos ao trabalho e ao capital e incompatíveis com os superiores interesses da produção nacional.
Art 140 - A economia da população será organizada em corporações,
e estas, como entidades representativas das forças do trabalho nacional, colocadas sob a assistência e a proteção do Estado, são
órgãos destes e exercem funções delegadas de Poder Público.
Art 141 - A lei fomentará a economia popular, assegurando-lhe
garantias especiais. Os crimes contra a economia popular são equiparados aos crimes contra o Estado, devendo a lei cominar-lhes
penas graves e prescrever-lhes processos e julgamentos adequados à sua pronta e segura punição.
Art 142 - A usura será punida.
Art 143 - As minas e demais riquezas do subsolo, bem como as
quedas d'água constituem propriedade distinta da propriedade do solo para o efeito de exploração ou aproveitamento industrial. O
aproveitamento industrial das minas e das jazidas minerais, das águas e da energia hidráulica, ainda que de propriedade privada,
depende de autorização federal.
§ 1º - A autorização só poderá ser concedida a brasileiros, ou
empresas constituídas por acionistas brasileiros, reservada ao proprietário preferência na exploração, ou participação nos
lucros.
§ 2º - O aproveitamento de energia hidráulica de potência reduzida
e para uso exclusivo do proprietário independe de autorização.
§ 3º - Satisfeitas as condições estabelecidas em lei entre elas a
de possuírem os necessários serviços técnicos e administrativos, os Estados passarão a exercer dentro dos respectivos
territórios, a atribuição constante deste artigo.
§ 4º - Independe de autorização o aproveitamento das quedas d'água
já utilizadas industrialmente na data desta Constituição, assim como, nas mesmas condições, a exploração das minas em lavra,
ainda que transitoriamente suspensa.
Art 144 - A lei regulará a nacionalização progressiva das minas,
jazidas minerais e quedas d'água ou outras fontes de energia assim como das indústrias consideradas básicas ou essenciais à
defesa econômica ou militar da Nação.
Art 145 - Só poderão funcionar no Brasil os bancos de depósito e
as empresas de seguros, quando brasileiros os seus acionistas. Aos bancos de depósito e empresas de seguros atualmente
autorizados a operar no País, a lei dará um prazo razoável para que se transformem de acordo com as exigências deste artigo.
Art 146 - As empresas concessionárias de serviços públicos
federais, estaduais ou municipais deverão constituir com maioria de brasileiros a sua administração, ou delegar a brasileiros
todos os poderes de gerência.
Art 147 - A lei federal regulará a fiscalização e revisão das
tarifas dos serviços públicos explorados por concessão para que, no interesse coletivo, delas retire o capital uma retribuição
justa ou adequada e sejam atendidas convenientemente as exigências de expansão e melhoramento dos serviços.
A lei se aplicará às concessões feitas no regime anterior de
tarifas contratualmente estipuladas para todo o tempo de duração do contrato.
Art 148 - Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou
urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até dez hectares,
tornando-o produtivo com o seu trabalho e tendo nele a sua morada, adquirirá o domínio, mediante sentença declaratória
devidamente transcrita.
Art 149 - Os proprietários armadores e comandantes de navios
nacionais, bem com os tripulantes, na proporção de dois terços devem ser brasileiros natos, reservando-se também a estes a
praticarem das barras, portos, rios e lagos.
Art 150 - Só poderão exercer profissões liberais os brasileiros
natos e os naturalizados que tenham prestado serviço militar no Brasil, excetuados os casos de exercício legítimo na data da
Constituição e os de reciprocidade internacional admitidos em lei. Somente aos brasileiros natos será permitida a revalidação,
de diplomas profissionais expedidos por institutos estrangeiros de ensino.
Art 151 - A entrada, distribuição e fixação de imigrantes no
território nacional estará sujeita às exigências e condições que a lei determinar, não podendo, porém, a corrente imigratória de
cada país exceder, anualmente, o limite de dois por cento sobre o número total dos respectivos nacionais fixados no Brasil
durante os últimos cinqüenta anos.
Art 152 - A vocação para suceder em bens de estrangeiros situados
no Brasil será regulada pela lei nacional em benefício do cônjuge brasileiro e dos filhos do casal sempre que lhes não seja mais
favorável o estatuto do de cujus.
Art 153 - A lei determinará a porcentagem de empregados
brasileiros que devem ser mantido obrigatoriamente nos serviços públicos dados em concessão e nas empresas e estabelecimentos de
indústria e de comércio.
Art 154 - Será respeitada aos silvícolas a posse das terras em que
se achem localizados em caráter permanente, sendo-lhes, porém, vedada a alienação das mesmas.
Art 155 - Nenhuma concessão de terras de área superior a dez mil
hectares, poderá ser feita sem que, em cada caso, preceda autorização do Conselho Federal.
DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Art 156 - O Poder Legislativo organizará o Estatuto dos
Funcionários Públicos, obedecendo aos seguintes preceitos desde já em vigor:
a) o quadro dos funcionários públicos compreenderá todos os que
exerçam cargos públicos criados em lei, seja qual for a forma de pagamento;
b) a primeira investidura nos cargos de carreira far-se-á mediante
concurso de provas ou de títulos;
c) os funcionários públicos, depois de dois anos, quando nomeados
em virtude de concurso de provas, e, em todos os casos, depois de dez anos de exercício, só poderão ser exonerados em virtude de
sentença judiciária ou mediante processo administrativo, em que sejam ouvidos e possam defender-se;
d) serão aposentados compulsoriamente com a idade de sessenta e
oito anos; a lei poderá reduzir o limite de idade para categorias especiais de funcionários, de acordo com a natureza do
serviço;
e) a invalidez para o exercício do cargo ou posto determinará
aposentadoria ou reforma, que será concedida com vencimentos integrais, se contar o funcionário mais de trinta anos de serviço
efetivo; o prazo para a concessão da aposentadoria ou reforma com vencimentos integrais, por invalidez, poderá ser
excepcionalmente reduzido nos casos que a lei determinar;
f) o funcionário invalidado em conseqüência de acidente ocorrido
no serviço será aposentado com vencimentos integrais, seja qual for o seu tempo de exercício;
g) as vantagens da inatividade não poderão, em caso algum, exceder
às da atividade;
h) os funcionários terão direito a férias anuais, sem descontos, e
a gestante a três meses de licença com vencimentos integrais.
Art 157 - Poderá ser posto em disponibilidade, com vencimentos
proporcionais ao tempo de serviço, desde que não caiba no caso a pena de exoneração, o funcionário civil que estiver no gozo das
garantias de estabilidade, se, a juízo de uma comissão disciplinar nomeada pelo Ministro ou chefe de serviço, o seu afastamento
do exercício for considerado de conveniência ou de interesse público.
Art 158 - Os funcionários públicos são responsáveis solidariamente
com a Fazenda nacional, estadual ou municipal por quaisquer prejuízos decorrentes de negligência, omissão ou abuso no exercício
dos seu cargos.
Art 159 - É vedada a acumulação de cargos públicos remunerados da
União, dos Estados e dos Municípios.
DOS MILITARES DE TERRA E MAR
Art 160 - A lei organizará o estatuto dos militares de terra e
mar, obedecendo, entre outros, aos seguintes preceitos desde já em vigor:
a) será transferido para a reserva todo militar que, em serviço
ativo das forças armadas, aceitar investidura eletiva ou qualquer cargo público permanente, estranho à sua carreira;
b) as patentes e postos são garantidos em toda a plenitude aos
oficiais da ativa, da reserva e aos reformados do Exército e da Marinha;
c) os títulos, postos e uniformes das forças armadas são
privativos dos militares de carreira, em atividade, da reserva ou reformados.
Parágrafo único - O oficial das forças armadas, salvo o disposto
no art. 172, § 2º, só perderá o seu posto e patente por condenação passada em julgado, a pena restritiva da liberdade por tempo
superior a dois anos, ou quando, por tribunal militar competente, for, nos casos definidos em lei, declarado indigno do
oficialato ou com ele incompatível.
DA SEGURANÇA NACIONAL
Art 161 - As forças armadas são instituições nacionais
permanentes, organizadas sobre a base da disciplina hierárquica e da fiel obediência à autoridade do Presidente da República.
Art 162 - Todas as questões relativas à segurança nacional serão
estudadas pelo Conselho de Segurança Nacional e pelos órgãos especiais criados para atender à emergência da mobilização.
O Conselho de Segurança Nacional será presidido pelo Presidente da
República e constituído pelos Ministros de Estado e pelos Chefes de Estado-Maior do Exército e da Marinha.
Art 163 - Cabe ao Presidente da República a direção geral da
guerra, sendo as operações militares da competência e da responsabilidade dos comandantes chefes, de sua livre escolha.
Art 164 - Todos os brasileiros são obrigados, na forma da lei, ao
serviço militar e a outros encargos necessários à defesa da pátria, nos termos e sob as penas da lei.
Parágrafo único - Nenhum brasileiro poderá exercer função pública,
uma vez provado não haver cumprido as obrigações e os encargos que lhe incumbem para com a segurança nacional.
Art 165 - Dentro de uma faixa de cento e cinqüenta quilômetros ao
longo das fronteiras, nenhuma concessão de terras ou de vias de comunicação poderá efetivar-se sem audiência do Conselho
Superior de Segurança Nacional, e a lei providenciará para que nas indústrias situadas no interior da referida faixa predominem
os capitais e trabalhadores de origem nacional.
Parágrafo único - As indústrias que interessem à segurança
nacional só poderão estabelecer-se na faixa de cento e cinqüenta quilômetros ao longo das fronteiras, ouvido o Conselho de
Segurança Nacional, que organizará a relação das mesmas, podendo a todo tempo revê-Ia e modificá-la.
DA DEFESA DO ESTADO
Art 166 - Em caso de ameaça externa ou iminência de perturbações
internas ou existências de concerto, plano ou conspiração, tendente a perturbar a paz pública ou pôr em perigo a estrutura das
instituições, a segurança do Estado ou dos cidadãos, poderá o Presidente da República declarar em todo o território do Pais, ou
na porção do território particularmente ameaçado, o estado de emergência.
Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a
defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele, o estado de guerra.
Parágrafo único - Para nenhum desses atos será necessária a
autorização do Parlamento nacional, nem este poderá suspender o estado de emergência ou o estado de guerra declarado pelo
Presidente da República.
Art 167 - Cessados os motivos que determinaram a declaração do
estado de emergência ou do estado de guerra, comunicará o Presidente da República à Câmara dos Deputados as medidas tomadas
durante o período de vigência de um ou de outro.
Parágrafo único - A Câmara dos Deputados, se não aprovar as
medidas, promoverá a responsabilidade do Presidente da República, ficando a este salvo o direito de apelar da deliberação da
Câmara para o pronunciamento do País, mediante a dissolução da mesma e a realização de novas eleições.
Art 168 - Durante o estado de emergência as medidas que o
Presidente da República é autorizado a tomar serão limitadas às seguintes:
a) detenção em edifício ou local não destinados a réus de crime
comum; desterro para outros pontos do território nacional ou residência forçada em determinadas localidades do mesmo território,
com privação da liberdade de ir e vir;
b) censura da correspondência e de todas as comunicações orais e
escritas;
c) suspensão da liberdade de reunião;
d) busca e apreensão em domicílio.
Art 169 - O Presidente da República, durante o estado de
emergência, e se o exigirem as circunstâncias, pedirá à Câmara ou ao Conselho Federal a suspensão das imunidades de qualquer dos
seus membros que se haja envolvido no concerto, plano ou conspiração contra a estrutura das instituições, e segurança do Estado
ou dos cidadãos.
§ 1º - Caso a Câmara ou o Conselho Federal não resolva em doze
horas ou recuse a licença, o Presidente, se, a seu juízo, se tornar indispensável a medida, poderá deter os membros de uma ou de
outro, implicados no concerto, plano ou conspiração, e poderá igualmente fazê-lo, sob a sua responsabilidade, e
independentemente de comunicação a qualquer das Câmaras, se a detenção for de manifesta urgência.
§ 2º - Em todos esses casos o pronunciamento da Câmara dos
Deputados só se fará após a terminação do estado de emergência.
Art 170 - Durante o estado de emergência ou o estado de guerra,
dos atos praticados em virtude deles não poderão conhecer os Juízes e Tribunais.
Art 171 - Na vigência do estado de guerra deixará de vigorar a
Constituição nas partes indicadas pelo Presidente da República.
Art 172 - Os crimes cometidos contra a segurança do Estado e a
estrutura das instituições serão sujeitos a justiça e processo especiais que a lei prescreverá.
§ 1º - A lei poderá determinar a aplicação das penas da legislação
militar e a jurisdição dos Tribunais militares na zona de operações durante grave comoção intestina.
§ 2º - O oficial da ativa, da reserva ou reformado, ou o
funcionário público, que haja participado de crime contra a segurança do Estado ou a estrutura das instituições, ou influído em
sua preparação intelectual ou material, perderá a sua patente, posto ou cargo, se condenado a qualquer pena pela decisão da
Justiça a que se refere este artigo.
Art 173 - O estado de guerra motivado por conflito com pais
estrangeiro se declarará no decreto de mobilização. Na sua vigência, o Presidente da República tem os poderes do art. 166 e os
crimes cometidos contra a estrutura das instituições, a segurança do Estado e dos cidadãos serão julgados por Tribunais
militares.
DAS EMENDAS À CONSTITUIÇÃO
Art 174 - A Constituição pode ser emendada, modificada ou
reformada por iniciativa do Presidente da República ou da Câmara dos Deputados.
§ 1º - O projeto de iniciativa do Presidente da República será
votado em bloco por maioria ordinária de votos da Câmara dos Deputados e do Conselho Federal, sem modificações ou com as
propostas pelo Presidente da República, ou que tiverem a sua aquiescência, se sugeridas por qualquer das Câmaras.
§ 2º - O projeto de emenda, modificação ou reforma da Constituição
de iniciativa da Câmara dos Deputados, exige para ser aprovado, o voto da maioria dos membros de uma e outra Câmara.
§ 3º - O projeto de emenda, modificação ou reforma da
Constituição, quando de iniciativa da Câmara dos Deputados, uma vez aprovado mediante o voto da maioria dos membros de uma e
outra Câmara, será enviado ao Presidente da República. Este, dentro do prazo de trinta dias, poderá devolver à Câmara dos
Deputados o projeto, pedindo que o mesmo seja submetido a nova tramitação por ambas as Câmaras. A nova tramitação só poderá
efetuar-se no curso da legislatura seguinte.
§ 4º - No caso de ser rejeitado o projeto de iniciativa do
Presidente da República, ou no caso em que o Parlamento aprove definitivamente, apesar da oposição daquele, o projeto de
iniciativa da Câmara dos Deputados, o Presidente da República poderá, dentro em trinta dias, resolver que um ou outro projeto
seja submetido ao plebiscito nacional. O plebiscito realizar-se-á noventa dias depois de publicada a resolução presidencial. O
projeto só se transformará em lei constitucional se lhe for favorável o plebiscito.
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E FINAIS
Art 175 - O primeiro período presidencial começará na data desta
Constituição. O atual Presidente da República tem renovado o seu mandato até a realização do plebiscito a que se refere o art.
187, terminando o período presidencial fixado no art. 80, se o resultado do plebiscito for favorável à Constituição.
Art 176 - O mandato dos atuais Governadores dos Estados, uma vez
confirmado pelo Presidente da República dentro de trinta dias da data desta Constituição, se entende prorrogado para o primeiro
período de governo a ser fixado nas Constituições estaduais. Esse período se contará da data desta Constituição, não podendo em
caso algum exceder o aqui fixado ao Presidente da República.
Parágrafo único - O Presidente da República, decretará a
intervenção nos Estados cujos Governadores não tiverem o seu mandato confirmado. A intervenção durará até a posse dos
Governadores eleitos, que terminarão o primeiro período de governo, fixado nas Constituições estaduais.
Art 177 - Dentro do prazo de sessenta dias, a contar da data desta
Constituição, poderão ser aposentados ou reformados de acordo com a legislação em vigor os funcionários civis e militares cujo
afastamento se impuser, a juízo exclusivo do Governo, no interesse do serviço público ou por conveniência do regime.
Art 178 - São dissolvidos nesta data a Câmara dos Deputados, o
Senado Federal, as Assembléias Legislativas dos Estados e as Câmaras Municipais. As eleições ao Parlamento nacional serão
marcadas pelo Presidente da República, depois de realizado o plebiscito a que se refere o art. 187.
Art 179 - O Conselho de Economia Nacional deverá ser constituído
antes das eleições do Parlamento nacional.
Art 180 - Enquanto não se reunir o Parlamento nacional, o
Presidente da República terá o poder de expedir decretos-leis sobre todas as matérias da competência legislativa da União.
Art 181 - As Constituições estaduais serão outorgadas pelos
respectivos Governos, que exercerão, enquanto não se reunirem as Assembléias Legislativas, as funções destas nas matérias da
competência dos Estados.
Art 182 - Os funcionários da Justiça Federal, não admitidos na
nova organização judiciária e que gozavam da garantia da vitaliciedade, serão aposentados com todos os vencimentos se contarem
mais de trinta anos de serviço, e se contarem menos ficarão em disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço
até serem aproveitados em cargos de vantagens equivalentes.
Art 183 - Continuam em vigor, enquanto não revogadas, as leis que,
explícita ou implicitamente, não contrariem as disposições desta Constituição.
Art 184 - Os Estados continuarão na posse dos territórios em que
atualmente exercem a sua jurisdição, vedadas entre eles quaisquer reivindicações territoriais.
§ 1º - Ficam extintas, ainda que em andamento ou pendentes de
sentença no Supremo Tribunal Federal ou em Juízo Arbitral, as questões de limites entre Estados.
§ 2º - O Serviço Geográfico do Exército procederá às diligências
de reconhecimento e descrição dos limites até aqui sujeitos a dúvida ou litígios, e fará as necessárias demarcações.
Art 185 - O julgamento das causas em curso na extinta Justiça
Federal e no atual Supremo Tribunal Federal será regulado por decreto especial que prescreverá, do modo mais conveniente ao
rápido andamento dos processos, o regime transitório entre a antiga e a nova organização judiciária estabelecida nesta
Constituição.
Art 186 - É declarado em todo o Pais o estado de emergência.
Art 187 - Esta Constituição entrará em vigor na sua data e será
submetida ao plebiscito nacional na forma regulada em decreto do Presidente da República.
Os oficiais em serviço ativo das forças armadas são considerados,
independentemente de qualquer formalidade, alistados para os efeitos do plebiscito.
Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1937.
GETÚLIO VARGAS
Francisco Campos de Souza Costa
Eurico G. Dutra
Henrique A. Guilhem
J. Marques dos Reis
M. de Pimentel Brandão
Gustavo Capanema
Agamenon Magalhães |